quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CHAMADOS AO VERDADEIRO AMOR !


200309luzia_g
”O ser humano, enquanto imagem de Deus, é criado para amar. Esta verdade foi-nos revelada plenamente no Novo Testamento, juntamente com o mistério da vida intratrinitária: ‘Deus é amor’ (I Jo 4,8) e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação, e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano . Todo o sentido da própria liberdade, do autodomínio conseqüente, é assim orientado ao dom de si na comunhão e na amizade com Deus e com os outros” (João Paulo II - Sexualidade Humana).
O Evangelho de São João nos faz este apelo: ”O que vos ordeno é que vos ameis uns aos outros”! (Jo 15,17).
Fomos criados para amar! Amar implica aceitar uma comunhão de sincera amizade e gratuidade. Amar é tornar-se vulnerável, pequeno… é colocar-se à disposição para acolher o outro no dom de si mesmo, na riqueza de sua própria pessoa, assim como na sua pobreza e fragilidade!
Esta comunhão é o dom da comunidade, é o dom de pertencermos um ao outro, de sermos responsáveis e ‘amigos’ (cf. Jo 15,15) uns dos outros!
Façamos, hoje, um gesto concreto de amor ao próximo, como o próprio Cristo nos ensinou!
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

MUITAS PESSOAS SE PERGUNTAM :POR QUE ESTOU SOFRENDO ?

Você sabe fazer uso da sua liberdade?


Estamos neste mundo de passagem e o nosso caminho é semelhante ao de Jesus: Caminho de cruz, porque o discípulo não é maior do que o Mestre, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Mas nós precisamos atentar para uma realidade: muitos dos nossos sofrimentos são fruto do mau uso da nossa liberdade e escolhas equivocadas. Costumamos fazer muitas coisas que nos vêm à cabeça, muitas vezes, sem pensar nas consequências das atitudes tomadas.
Deus nos dá a liberdade de escolha, porque nos ama, por isso nos deixa livres. O homem é senhor da sua liberdade; mas nem sempre sabemos fazer as escolhas certas, porque somos limitados. Razão pela qual precisamos tomar consciência de que sozinhos não somos capazes de conduzir a nossa vida.
Coloquemos nossa vida nas mãos de Deus, para que Ele nos aponte o caminho a ser tomado. Dessa forma, não correremos o risco de nos perder em meio às decepções e adversidades do dia a dia e de nos tornar pessoas incrédulas e distantes de Deus Pai.
Rezemos com o salmista: “Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo” (Sl 79, 8).
Jesus, eu confio em Vós!

COM QUAL ATITUDE DEVEMOS OLHAR PARA O ANO NOVO ?



A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas, como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.
Na mensagem intitulada “Educar os jovens na justiça e na paz”, o Santo Padre reconhece que, em 2011, “houve um aumento no sentimento de frustração devido à crise que atingiu a economia e o trabalho”. O Pontífice destaca ainda que “uma escuridão parece ter coberto este tempo e não nos permite ver com clareza a luz do dia”. Diante de tais ameaças, é preciso mostrar ao jovem que a nossa esperança deve estar alicerçada em Deus.
Em meio a tanta falta de esperança, a força própria do jovem é que deve estar no centro das atenções. É preciso despertar nos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida e suscitar neles o desejo de gastar-se pelo Bem”, afirma Bento XVI. E para isso é preciso escutar e valorizar a juventude. (Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz)
Acreditando no potencial da juventude, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, iniciou, na década de 60, um intenso trabalho de formação dos jovens cristãos. Neste mês de dezembro, o sacerdote completa 75 anos de idade e sua missão alcançou todo o Brasil e se expandiu por outros países.
Na 45ª mensagem da Jornada Mundial da Paz, o Papa reitera que a Igreja “olha os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a buscar a verdade, a defender o bem comum, a ter perspectivas abertas para o mundo e olhos capazes de ver 'coisas novas'”.
Apesar dos grandes sonhos e força de vontade, o jovem se vê tentado a desanimar diante dos obstáculos que encontra. Para superá-los, o Santo Padre os orienta a não se deixarem iludir com ideologias e a estarem firmes em Deus. Ele, sim, é garantia da liberdade e de tudo o que é verdadeiramente bom, verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo, amor eterno.
“Não tenham medo de se comprometer, enfrentar o cansaço e o sacrifício, de escolher os caminhos que exigem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivam com confiança a juventude e os profundos desejos de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivam intensamente esta estação da vida tão rica e plena de entusiasmo”. Essas palavras do Santo Padre são as mesmas personificadas por padre Jonas, como carinhosamente o chamamos. Por meio das pregações, do abraço e do olhar, o sacerdote sempre transmite e anima a todos com seu tão conhecido: “Aguenta firme, meu filho!”

Rodrigo Luiz