domingo, 7 de agosto de 2011

APRENDAMOS COM O SENHOR


Uma boa tradução para o termo "Reino de Deus" é "Sistema de Deus". Assim como existe o reino das trevas, o sistema do mundo, o sistema do príncipe deste mundo, graças a Deus, existe o Reino de Deus, o Sistema de Deus.
O Senhor nos diz que o Reino d'Ele é para as crianças; para aqueles que têm o coração de criança; para os que têm no coração a coragem de se jogar nos braços d'Ele, esperar e depender em tudo d'Ele. Viver da providência! Ter a coragem que as crianças têm! Deixar de lado nossos padrões, lógicas e raciocínios.
Os homens são práticos. Deus os fez responsáveis, e, justamente por isso, eles se defenderam muito durante a vida toda. Aprenderam e foram bem educados pelos pais, pela escola e pela vida a ser calculistas e, assim, não têm coragem de confiar na providência de Deus. Acham que não é digno de um homem responsável, de um pai de família, confiar na providência, e sim “dar duro”, providenciar tudo, conseguir tudo por seu próprio trabalho e esforço.
O Senhor diz aos homens que realmente precisam ser responsáveis e trabalhar para colocar pão dentro de casa, mas precisam assumir seu ser de criança e admitir que por trás da “couraça” existe um coração de menino. Os homens já perceberam que, na prática, os “cálculos” do mundo não funcionam. Só que não têm a coragem de se jogar nos braços do Pai e confiar na Sua providência.
Aprendamos com o Senhor! Você não vai perder nada de seu ser de homem, de sua responsabilidade; ao contrário, você será mais responsável ainda. Mas é preciso aprender que Deus é Pai e abandonar-se n'Ele, deixando o sistema do mundo.
Repousemos em Deus nossa cabeça cansada de tanto calcular, de tanto planejar e buscar soluções. Depositemos nosso coração ansioso, preocupado, angustiado, no coração do Pai.
Monsenhor Jonas Abib

NA OBEDIENCIA MOLDAMOS NOSSO CARATER

Esta parábola de Jesus nos faz refletir sobre qual dos filhos somos: aquele que responde "não", mas obedece à vontade do pai que lhe pediu um favor ou o filho que responde "sim", mas acaba por não executar a tarefa que lhe fora incumbida.
Muitas vezes, podemos ser um dos filhos ou ser os dois, ou seja, responder "não" e não executar o que nos foi pedido. É na obediência que o filho se forma e molda o seu caráter. Quando um pai pede ajuda a seu filho é para ensiná-lo a superar as dificuldades, a conquistar o seu próprio sustento, para colocá-lo no caminho do bem, para formá-lo.
A Palavra de Deus hoje fala para sermos filhos obedientes ao Pai. Se o Senhor nos pede obediência é porque quer o nosso bem, porque nos ama. Ser obediente é dar ouvidos e atender a vontade do Pai.
A oração tem que "se encarnar" em nossa vida, como diz a música cantada pelo diácono Nelsinho Corrêa: "Eu quero mostrar com a vida que eu creio", não é só na nossa intimidade ou quando participamos da Santa Missa que devemos dizer "amém" a Deus, mas sim com atitudes, com a vida que acreditamos n'Ele.
A vinha se traduz na evangelização, é a Igreja, são as pessoas que carecem de amor, de paz, de salvação, de socorro de todo tipo. O Pai quer socorrer a todos que precisam, mas Ele precisa de você, por isso Lhe pede: "Filho, vá trabalhar hoje na vinha, vá ajudar o seu irmão, faça parte desta obra que está sendo realizada, ajude-me a implantar esse Reino de paz, justiça, de amor".
E quando o Senhor nos pede isso, temos a chance de obedecer a Ele ou não, mas nem sempre o que Ele nos pede é agradável de fazer, pois muitas vezes são coisas exigentes. E se neste momento sua vontade for de dizer "não", saiba que o Pai tem paciência e espera por sua obediência.
Todas as vezes em que você responder "sim" para Deus e não executar a tarefa, acabará entristecendo o coração d’Ele e essa atitude o impedirá de experimentar o amor do Senhor. O amor se manifesta em todo relacionamento verdadeiro, mas todo relacionamento requer empenho, sacrifício, trabalho. O amor é como um belo jardim que requer cuidados para que o deixemos bonito.
Todas as vezes em que você ajuda alguém obedece a Deus e o amor entra no seu coração, mas ao limitar o bem ao próximo seu coração vai se endurecer e perder o bem que lhe tinha sido reservado de retorno.
Somos livres para dizer "sim" ou "não" para Deus, mas se dissermos "sim" temos que nos propor a mudar de vida e a deixar o pecado, as drogas e a traição.
Deus tem compaixão de você, mas é preciso que abandone o caminho errado, ou seja, que volte para Ele, faça a vontade d'Ele e entregue o seu querer para Ele. Se fizer isso você mudará por dentro e por fora.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

É PRECISO MUDAR !

“Se o Senhor não construir a casa, seus construtores trabalham em vão. Se o Senhor não guardar a cidade, a sentinela vigia em vão” (SI 127,1).
Chega de trabalhar inutilmente! Entremos no sistema de Deus! Ele é o Senhor! E, por ser Ele o Senhor, o objetivo da nossa vida é vivermos voltados para Ele. Ele é o construtor. Claro, Deus quer nossa participação e não a despreza. Ele é tão bom, que faz o êxito depender de nosso empenho, de nosso trabalho, mas, na verdade, quem faz é Ele.
Chegamos até a pensar que tudo está dando certo por nossa causa, por nosso trabalho, nossa capacidade, quando, na verdade, Deus Pai é o construtor de tudo.
Se o Senhor não for o construtor da casa, seus construtores, seus pedreiros, seus mestres de obras, nós trabalharemos em vão. Se o Senhor não guarda a cidade, se Ele não é o centro e não está em primeiro lugar... nada acontece!
A verdade é esta: se o Senhor não guardar seu casamento, se Ele não for o primeiro entre vocês, em tudo: na educação dos filhos, no orçamento familiar, na vida conjugal, nada acontecerá.
É preciso mudar! Aí está o segredo da transformação de nossa situação econômica e demais situações. Até hoje estávamos ainda no outro sistema, ou pior, tentando misturar os dois sistemas, o que não é possível! Porque, se o Senhor, e somente Ele, não guardar a cidade, sua família, seu casamento, seu trabalho, sua firma, em vão vigiam as sentinela
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova