domingo, 7 de agosto de 2011

NA OBEDIENCIA MOLDAMOS NOSSO CARATER

Esta parábola de Jesus nos faz refletir sobre qual dos filhos somos: aquele que responde "não", mas obedece à vontade do pai que lhe pediu um favor ou o filho que responde "sim", mas acaba por não executar a tarefa que lhe fora incumbida.
Muitas vezes, podemos ser um dos filhos ou ser os dois, ou seja, responder "não" e não executar o que nos foi pedido. É na obediência que o filho se forma e molda o seu caráter. Quando um pai pede ajuda a seu filho é para ensiná-lo a superar as dificuldades, a conquistar o seu próprio sustento, para colocá-lo no caminho do bem, para formá-lo.
A Palavra de Deus hoje fala para sermos filhos obedientes ao Pai. Se o Senhor nos pede obediência é porque quer o nosso bem, porque nos ama. Ser obediente é dar ouvidos e atender a vontade do Pai.
A oração tem que "se encarnar" em nossa vida, como diz a música cantada pelo diácono Nelsinho Corrêa: "Eu quero mostrar com a vida que eu creio", não é só na nossa intimidade ou quando participamos da Santa Missa que devemos dizer "amém" a Deus, mas sim com atitudes, com a vida que acreditamos n'Ele.
A vinha se traduz na evangelização, é a Igreja, são as pessoas que carecem de amor, de paz, de salvação, de socorro de todo tipo. O Pai quer socorrer a todos que precisam, mas Ele precisa de você, por isso Lhe pede: "Filho, vá trabalhar hoje na vinha, vá ajudar o seu irmão, faça parte desta obra que está sendo realizada, ajude-me a implantar esse Reino de paz, justiça, de amor".
E quando o Senhor nos pede isso, temos a chance de obedecer a Ele ou não, mas nem sempre o que Ele nos pede é agradável de fazer, pois muitas vezes são coisas exigentes. E se neste momento sua vontade for de dizer "não", saiba que o Pai tem paciência e espera por sua obediência.
Todas as vezes em que você responder "sim" para Deus e não executar a tarefa, acabará entristecendo o coração d’Ele e essa atitude o impedirá de experimentar o amor do Senhor. O amor se manifesta em todo relacionamento verdadeiro, mas todo relacionamento requer empenho, sacrifício, trabalho. O amor é como um belo jardim que requer cuidados para que o deixemos bonito.
Todas as vezes em que você ajuda alguém obedece a Deus e o amor entra no seu coração, mas ao limitar o bem ao próximo seu coração vai se endurecer e perder o bem que lhe tinha sido reservado de retorno.
Somos livres para dizer "sim" ou "não" para Deus, mas se dissermos "sim" temos que nos propor a mudar de vida e a deixar o pecado, as drogas e a traição.
Deus tem compaixão de você, mas é preciso que abandone o caminho errado, ou seja, que volte para Ele, faça a vontade d'Ele e entregue o seu querer para Ele. Se fizer isso você mudará por dentro e por fora.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário