domingo, 10 de julho de 2011

HONRAR OS PAIS É HONRAR A DEUS

Não existe sabedoria em negar nossas raízes, em ter vergonha das nossas origens. Devemos ter orgulho de onde viemos, pois só assim saberemos para onde vamos. Por essa razão, precisamos aprender a nos reconciliar com nossas raízes, que são as pessoas que passaram por nossa vida. Não adianta colocarmos culpa nos problemas e desafios que surgem em nossa vida. Só vamos ficar em paz conosco ao nos reconciliarmos com nossa história.
O perdão é um dos maiores dons que Deus nos deixou. Saber perdoar e, principalmente, pedir perdão, é um dom lindo. De nada adianta colocar o orgulho na frente da humildade. Sem ele [perdão] é praticamente impossível fazer justiça ao nosso passado.
Com coisas boas curamos as chagas de uma história má, conseguimos curar um passado doloroso e cheio de fraquezas.
Quando uma pessoa se determina a não perdoar, ela impede que a cura aja dentro dela, dentro do seu coração. Muitas vezes, nós nos sentimos presos, temos a impressão de que não conseguimos prosseguir, e é exatamente isso que acontece quando nos negamos a perdoar ou pedir perdão.
Aquele que honra pai e mãe dificilmente cairá em pecado, pois nossos pecados afetam nossos pais. Acabamos por desonrá-los com nossos erros.
Quem honra seus pais terá vida longa, será ouvido nas suas orações diárias. Honre-os com gestos e palavras. Pense, em cada ação diária, se tal atitude não refletirá de forma negativa sobre eles.
Por outro lado, muitas vezes, o filho está na graça de Deus, mas seus pais se desviaram do caminho. Nesse momento de insanidade, o filho deve ter paciência com eles, ampará-los nos momentos de fraqueza e interceder por eles diante de Deus.
O bom filho é aquele que fica ao lado dos seus pais, assim como qualquer pai faria por um filho. O ditado já diz: "Um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai". Essa é a mais pura verdade, razão pela qual devemos nos esmerar ao máximo para sermos bons filhos.
Da mesma forma que a paternidade vem de Deus, devemos receber os dons divinos e aceitar a missão de honrar nossos pais, porque, por meio de suas palavras, ouvimos os conselhos de Deus e essa bênção não tem preço. Ao ignorá-los acabamos por ignorar a Deus Pai. Por isso, sejamos bons filhos e tenhamos fé em nossos pais, assim como devemos ter fé em Deus. Desse modo, nossa caminhada será muito mais segura e tranquila.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

REZEMOS O ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Rezemos o Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria
Virgem de Fátima,/ Mãe de Misericórdia,/ Rainha do Céu e da Terra,/ Refúgio dos pecadores,/ nós aderindo ao Movimento Mariano,/ consagramo-nos de modo especialíssimo ao vosso Coração Imaculado./
Com este ato de consagração/ pretendemos viver, convosco/ e por meio de Vós,/ todos os compromissos/ assumidos na nossa consagração batismal./ Comprometemo-nos, igualmente,/ a realizar em nós/ a conversão interior/ tão pedida no Evangelho,/ a qual nos liberte de todo apego a nós mesmos/ e dos compromissos fáceis com o mundo,/ para estarmos, como Vós, sempre e unicamente/ dispostos a fazer a vontade do Pai./
E enquanto pretendemos confiar-Vos, a Vós/ Mãe dulcíssima e misericordiosa,/ a nossa vida e vocação cristã/ para que tudo disponhais/ para os vossos desígnios de salvação/ nesta hora decisiva que pesa sobre o mundo,/ comprometemo-nos a vivê-la/ segundo os vossos desejos/ em particular em um renovado Espírito de Oração e de Penitência,/ na participação fervorosa na celebração da Eucaristia,/ no apostolado,/ na reza diária do santo terço/ e num modo austero de vida,/ conforme ao Evangelho,/ que a todos dê bom exemplo/ de observância da Lei de Deus/ e do exercício das virtudes cristãs,/ especialmente da pureza./
Prometemo-Vos, ainda,/ mantermo-nos unidos ao Santo Padre,/ à Hierarquia e aos nossos Sacerdotes,/ de modo a opormos uma barreira/ à onda de contestação do Magistério,/ que ameaça a Igreja até aos fundamentos.
Debaixo do vosso amparo/ queremos tornar-nos apóstolos/ desta hoje tão necessária união de Oração/ e de amor ao Santo Padre,/ para quem suplicamos a vossa especial proteção./
Prometemo-Vos, por último,/ levar quanto nos for possível,/ as pessoas com as quais entrarmos em contato/ a renovar a sua devoção para convosco./
Conscientes de que o ateísmo/ fez naufragar na fé, grande número de fiéis,/ de que a dessacralização entrou no templo santo de Deus,/ de que o mal e o pecado inundam cada vez mais o mundo,/ ousamos levantar confiantes os nossos olhares para Vós,/ Mãe de Jesus e Mãe nossa,/ misericordiosa e poderosa,/ e ainda hoje invocar,/ e esperar de Vós,/ a salvação para todos os vossos filhos,/ ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Imaculado Coração de Maria
Imaculado Coração de Maria (bis)/ És luz e guia (tris)/ Dos teus filhos aqui.
Os sacerdotes a ti consagrados (bis)/ Olha com amor, aperta ao coração/ Faze-os semelhantes/ Ao teu filho Jesus.
Os fiéis a ti consagrados (bis)/ Reúne em teu exército/ Preparado pra batalha/ Pra que triunfe logo/ O Imaculado Coração.
Ao chegar nossa última hora (bis)/ Vem sem demora (tris)/ A levar-nos para o céu

REINAREMOS COM CRISTO PARA SEMPRE

O próprio Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos alerta sobre essa realidade dolorosa: “A Igreja só entrará na glória do Reino por meio desta derradeira Páscoa, em que seguirá seu Senhor em sua Morte e Ressurreição” (CIC, 677).
Reinaremos com Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo será renovado: “Esta renovação misteriosa, que há de transformar a humanidade e o mundo, a Sagrada Escritura a chama de 'céus novos e terra nova' (II Pd 3,13)” (CIC, 1043). Seremos transformados. Nosso corpo será ressuscitado e se tornará glorioso como o de Jesus e o da Virgem Maria. E não somente a humanidade será renovada, mas também este mundo. O mundo é lindo, porém, livre do pecado, do mal e do inimigo de Deus, recobrará sua harmonia e será ainda mais bonito. Será a realização definitiva do projeto de Deus.
Não sabemos quando, mas certamente isso acontecerá, e os sinais dos tempos mostram que isso se aproxima! Também desconhecemos a maneira como serão renovados o mundo e os nossos corpos. Deus prepara para você uma nova morada. Aguente firme! A fúria de satanás será como um vendaval a calar sua boca, a jogá-lo na apostasia e a fazê-lo negar Jesus. Mas você não fará isso, não arrefecerá, nem se dobrará ou perderá a fé, porque está guardado e protegido por aquela que é a Mãe do Senhor e nossa.
Assim como Jesus passou pela morte, a Igreja também passará. Mas isso será momentâneo. Quando o anticristo, o príncipe deste mundo, pensar que venceu, Nosso Senhor Jesus Cristo chegará para destruí-lo com o sopro de Seus lábios e o aniquilará com o esplendor de Sua vinda. Da mesma forma que Cristo ressuscitou glorioso, igualmente a Igreja ressuscitará. Ressuscitaremos.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova