quinta-feira, 22 de maio de 2014


MESMO NO SOFRIMENTO PERMANECER EM DEUS

Nesta 5ª Semana do Tempo Pascal, temos acompanhado as leituras dos Atos dos Apóstolos. Hoje, vemos, na liturgia, que Jesus Cristo se revela como a verdadeira videira e nos convida a permanecer n'Ele. Se nós permanecermos em Cristo e Ele em nós seremos um só. 

Amados, no Evangelho, temos uma ordem de Deus para nós: amarmos uns aos outros. Mas quando vivemos esse caminho em direção ao Céu? Quando estamos unidos ao Senhor. Um galho fora da árvore nada pode. E nós, sem Jesus, nada podemos fazer! 

Muitos de nós estão dentro da Igreja, mas nem sempre ela está dentro de nós. Toda árvore que está em união plena com Deus produtos os três “efes”: frutos, flores e folhas. 

Há galhos que são depositários de coisas sujas, possuem teias, bichos ou outras coisas, não é mesmo? Eles podem estar presos à mesma árvore que tem galhos bons, mas não são um com ela. Assim também acontece com cada um de nós; falamos que somos de Deus, mas não deixamos que Ele haja em nós. 

Às vezes, não fazemos o bem que queremos; até tentamos fazê-lo, mas não o conseguimos. Temos de lutar para sermos santos e ter a coragem de romper com as más atitudes, temos de nos unir a Cristo, que é fonte de paz, misericórdia e amor. Temos de ser os frutos de um bom galho fecundado na árvore da vida. 

Celebramos também, hoje, o dia de Santa Rita de Cássia. Ela, muitas vezes, não foi entendida por sua vocação e viveu um vida de sofrimento e incompreensão. Santa Rita era filha de uma família cristã e foi determinada pelos seus pais a se casar, mesmo contra a vontade dela, pois, desde sua infância, almejava a vida religiosa. 

Esse homem, com quem ela foi obrigada a se casar, não era bom, e, por diversas vezes, a traía ou arrumava briga com todas as pessoas. Muitas mulheres da cidade iam ter com Rita de Cássia, não entendendo o motivo pelo qual ela mantinha o casamento, pois as vizinhas pediam para ela se divorciar. No entanto, meus irmãos, ela acreditava que “tudo poderia ser mudado pela força da oração”, por isso se manteve fiel, até que, antes de ser assassinado, seu esposo se converteu. Ela ganhou aquele homem para o Céu, graças a sua fidelidade. 

Mesmo com a morte do seu esposo, Rita de Cássia vivia outro dilema, desta vez, seus dois filhos queriam vingar a morte do pai. Foram dias de muito sofrimento para aquela família, pois seus filhos estavam decididos a matar os assassinos de seu pai. 

A tribulação foi tanta que Rita de Cássia rezou a Deus e Lhe pediu que se seus filhos fossem para o inferno pela morte dos assassinos, que o Senhor, de alguma forma, os tirasse daquela vida. Por causa de uma doença, os dois faleceram sem ter vingado a morte do pai. 

Com tudo isso que aconteceu, Rita quis entrar na vida religiosa. Não tendo nem esposo nem os dois filhos, ela quis entrar para vida religiosa. Mas, na primeira tentativa, ao pedir seu ingresso, este lhe foi negado. Até que, de um dia para outro, depois de uma noite de sono, a santa apareceu dentro do mosteiro e as irmãs puderam contemplar o milagre daquela vocação. 

Certa vez, depois de ouvir uma pregação, ela ficou impressionada com o amor de Deus. Ao fim da pregação, ao chegar em sua cela, Rita de Cássia pediu que o Senhor compartilhasse com ela as dores e o sofrimento que sofrera na cruz. Apareceu-lhe, então, um estigma em sua fronte. Assim, ela pôde viver os últimos anos da sua vida compartilhando as dores de Cristo. 

Daquele estigma saia um mal cheiro tão grande que ninguém conseguia chegar perto dela, a ponto de ela não poder sair de sua cela. 

Ao fim da vida, quando estava para morrer, durante um forte inverno, ela mandou que as irmãs fossem a um outro mosteiro e lá colhessem uma rosa. Lá, em meio à neve, elas encontraram a rosa e trouxeram para Rita de Cássia. A flor simbolizava que, mesmo em meio a uma situação difícil, nada é impossível.
Padre Hamilton Nascimento

ORAÇÃO A SANTA RITA DE CASSIA


Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados.
Ó cara Santa interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (FAÇA O PEDIDO).
Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar à graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança.
Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

SANTA RITA DE CÁSSIA,CONHECIDA COMO SANTA DOS IMPOSSIVEIS

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.
Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.
Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. E passou por um grande sofrimento ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus.
Sem o marido e filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, ela não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada.
Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por 4 anos. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

SANTA RITA DE CÁSSIA]


SUPLICA A SANTA RITA DE CÁSSIA
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo - Amém.
Oh! gloriosa Santa Rita, uma prece fervorosa brota espontaneamente do nosso coração neste dia consagrado a vós pela Igreja, nossa Mãe. Nesta hora solene, na qual milhares de corações se dirigem a vós cheios de fé e santa confiança de experimentarem vossa celeste proteção, eu também uno minha prece ao Sacratíssimo Coração de Jesus e à sua Mãe Maria Imaculada, para obter as graças de que tanto preciso. Oh! grande Santa da Igreja de Deus, não será possível que minha confiança em vosso patrocínio seja frustrada! Não sois vós aquela que o povo denomina a Santa dos Impossíveis, a advogada dos casos desesperados? Eu justamente me acho em tão tristes condições por causa dos meus pecados! Não afasteis de mim o vosso olhar, não me fecheis o coração; eu estou certo que experimentarei a vossa poderosa intercessão. Reconheço-me indigno por causa dos meus pecados; pois bem, mostrai a vossa caridade, o vosso grande amor, obtendo-me a salvação para a minha alma. Esta é a graça que principalmente peço a Deus pela vossa intercessão, neste dia comemorativo da vossa entrada no Paraíso. Com esta graça, alcançai-me também as outras, que me são necessárias, segundo a vontade divina. Oh! boa Santa Rita, recebei os meus votos, ouvi os meus gemidos, enxugai as minhas lágrimas e eu também proclamarei ao mundo o amor de Deus (aqui se apresenta o pedido a Deus por meio da Santa Rita de Cássia, que certamente será atendido) Neste dia de glória, no qual aumenta e mais viva se faz a confiança no Vosso patrocínio, peço-vos: obtende de Deus a bênção que imploro, para mim, para os presentes, para o Vigário de Jesus Cristo, o Episcopado Católico, o Sacerdócio, para os vossos Religiosos, Irmãos e Irmãs de hábito, que formam a ordem do grande Santo Agostinho, para os benfeitores do vosso Santuário e Mosteiro de Cássia, para os propagadores do vosso culto, para os enfermos, os pobres, os aflitos, os pecadores, para todos e para as Almas do Purgatório. Oh! Santa Rita, esposa amabilíssima de Jesus Crucificado, de quem recebestes como dom um espinho de sua sacratíssima coroa, neste dia de triunfo ajudai-me e com vossa proteção acompanhai-me até a hora da minha morte. Assim seja.

EM QUEM ESTÁ NOSSA CONFIANÇA ?

Em Deus confio, não temerei” (Salmo 56, 12).
Em todos os momentos, nós precisamos colocar a nossa confiança no Senhor, porque Ele é o nosso auxílio. N’Ele podemos confiar, pois, mesmo nas tribulações, Ele é o nosso consolo.
Nada é maior que o amor de Deus; e nós, que somos filhos amamos, podemos contar com o nosso Pai, que cuida de nós e nos protege de todo mal.
Hoje, louvemos ao Senhor, que sempre está conosco. Ele nos liberta e preserva os nossos pés da queda. A cada novo dia, caminhemos com Deus na confiança de que n’Ele encontraremos a verdadeira paz e alegria.
Aproximemo-nos do Senhor com confiança, porque Ele quer nos socorrer em todas as nossas necessidades.
Jesus, eu confio em Vós!
Luiza Santiago

JESUS É A UNICA VERDADE NESTE MUNDO DE MENTIRAS !

Neste mundo cheio de mentiras, de meias verdades, Jesus é a verdade única da humanidade, na qual devemos depositar todo o nosso coração e toda a nossa confiança!
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14, 6).
Jesus hoje começa o Seu Evangelho dizendo: ”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (João 14, 1). Sabem, meus irmãos, as tribulações batem à nossa porta, a cada dia, com roupas ou com aparências diferentes, com o espírito de perturbação, de inquietação, de intranquilidade e nas diversas circunstâncias da vida que, muitas vezes, nos surpreendem a fim de tirar a paz do nosso coração.
O nosso Mestre hoje vem para nos consolar, mas, ao mesmo tempo, também para ordenar ao nosso coração de discípulos e de seguidores d’Ele: “Não perturbe o vosso coração, não permita que o vosso coração perca a paz que conquistei para ele”. Nós até podemos ser atribulados, mas nós não somos esmagados, porque é o Senhor que nos segura pela mão. Nós podemos até ser perseguidos, mas a nossa fé ninguém pode tirar de nós! Nós podemos ser até maltratados pelas pessoas, muito maltratados, mas a nossa dignidade ninguém tira de nós!
Nós somos seguidores de Jesus, o caminho, a verdade e a vida! Nós nos perdemos nas estradas da vida perguntando qual é a direção, qual é o caminho pelo qual nós devemos andar. Olhe fixo em Jesus, não tire de Jesus a direção do seu olhar, por mais atribulado que esteja o caminho, por mais obscuro que sejam os caminhos dessa vida ou as estradas pelas quais passamos, o importante é não tirarmos o olhar de Jesus, olhar fixo n’Ele.
Porque, no meio de um mundo confuso, cheio de mentiras, de meias verdades, Jesus é a verdade única e verdadeira da humanidade, na qual devemos depositar todo o nosso coração e toda a nossa confiança. Quando olhamos para a vida humana esmagada, sofrida, corrompida, a vida humana descartável, sendo tratada de qualquer jeito, quando olhamos para a própria vida e perguntamos: “O que fazemos da vida? O que fazer da vida? Como dar qualidade para a nossa vida?”, vemos que a qualidade da nossa vida está em encontrar o sentido da nossa própria existência. E é por isso que nós não podemos  tirar o nosso olhar de Jesus, porque Ele nos trouxe vida e vida plena; trouxe sentido para a nossa existência. A nossa vida é Jesus e quando fazemos d’Ele a nossa vida, a nossa existência tem outro sabor, outro rumo e outra direção!
Jesus Mestre, Tu és o caminho, a verdade e a vida; ilumina os nossos passos para não perdermos a direção do caminhar. Jesus, nosso Mestre, Senhor da nossa vida, tire a perturbação que agita a nossa mente e o nosso coração e faça de nós discípulos fiéis de Tua Palavra!
Padre Roger Araújo

DEUS CONFIOU SUA FAMÍLIA A VOCE

Deus confiou a você, homem, a salvação da sua esposa; você é marido dela para levá-la para o céu, por isso, você precisa mudar de vida. Se você é bom e sua esposa é ranzinza, alcoólatra, viciada no jogo e tantas outras coisas, se ela é desmiolada por influência das novelas, amigas, faculdade, e você vê que ela está se perdendo, aguenta firme, meu filho! Reze porque – pelo "fermento" que você leva ao seu casamento – você irá levá-la para o céu.

Mulher, você precisa rezar pelo seu marido, mas não pode ficar "jogando na cara" dele tudo o que ele fez de errado, porque ele vai continuar ainda mais fechado. Eu sei que é muito duro, mas Jesus diz que devemos amar nossos inimigos, então, ame seu marido a ponto de levá-lo para céu. Você recebeu do Senhor o encargo de levar esse homem para o céu enquanto for viva e ele também tem esse mesmo encargo em relação a você, mulher. É uma responsabilidade que Deus deu a vocês desde que se tornaram uma só carne. 

E você, filho, mesmo que você tenha mágoa de seu pai, revolta com sua mãe por coisas acontecidas, Deus confiou a salvação dos seus pais a você. Se for preciso de um "guindaste" para resgatar seus pais, ponha os joelhos no chão e traga-os de volta para Deus. Deixe-se transformar para você ser, na sua casa, "fermento". Deus lhe deu a responsabilidade de arrastar seus pais para a salvação. Assuma essa responsabilidade! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova