sábado, 27 de agosto de 2011

SANTA MONICA


Santa Mônica Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".
Santa Mônica, rogai por nós!

OLHEMOS AS PESSOAS ALÉM DAS APARÊNCIAS

150310O bem que podemos fazer hoje, o façamos de todo o coração, mesmo se, muitas vezes, ao longo do dia, não sentirmos vontade de praticá-lo. Fazer o bem é uma forma de estar com o coração sempre unido a Deus. É uma oração eficaz porque o que fazemos aos nossos irmãos, o fazemos ao próprio Deus.
Jesus nos diz hoje: “Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5b).
Certamente, hoje, muitas pessoas virão ao nosso encontro e passarão pela nossa vida. Ao olharmos para elas tenhamos em mente que o Senhor está nelas. Agir dessa forma nos ajuda no exercício de tratar e praticar o bem a todas as pessoas, sem fazer acepção.
Jesus, ensina-nos a fazer o bem todos os dias da nossa vida.
Obrigada, Senhor!
A nossa vida precisa ser fecunda e dar muitos frutos.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

CONFIE SUA SORTE AO SENHOR

“Esperar” comporta dois sentidos: a esperança, a confiança que existe em nós, e o esperar com relação ao tempo. As coisas não acontecem de uma hora para a outra. Essa espera pode significar um, nove, dez anos ou mais. Nenhuma planta nasce da noite para o dia; nenhuma criança se forma no ventre da mãe em três meses. O importante é saber que na hora em que eu faço o pedido, confiando e abandonando-me ao Senhor, Ele já começou a agir.
Certa vez, quando eu era garoto, deixamos alguns ovos para uma galinha chocar. Eu e meu irmão aguardamos ansiosamente completarem vinte e um dias. Quando isso aconteceu, nós, muito afoitos, quebramos os ovos para os pintinhos saírem. Resultado: foi uma tristeza! Coitadinhos dos pintinhos! Ainda não estava na hora! Aqueles que saíram sozinhos estavam perfeitos. Nós estragamos tudo com nossa pressa. Era só esperar um pouquinho e tudo sairia bem. É isto: “Espera no Senhor e Ele agirá”.
Faça como a galinha: pacientemente ela fica esquentando os ovos com seu calor. Ela “não põe o bico”, apenas espera. Se você tem de esperar pela mudança de seu marido, sua mulher, seu filho, sua situação econômica, doença, repouse aí com “suas asas”. Repouse sobre a situação: orando, intercedendo, esquentando com o calor do Espírito Santo. Fique “chocando” a situação e não “ponha o bico” lá dentro. Você pode estragar tudo. Não queira apressar as coisas! Deixe que o Senhor aja.
Não quero com isso dar uma receita de conformismo. Não é para cruzar os braços e viver alienado; ao contrário: é para ser ativo e determinado, mas sem pôr “o carro na frente dos bois”.
O mundo anda muito mal porque homens e mulheres não souberam fazer a vontade de Deus. Eles quiseram fazer a própria vontade. Quiseram salários altos, situações privilegiadas e títulos. Em consequência, estão em lugares errados: homens e mulheres na política, na educação, na indústria e comércio, na psicologia e medicina, vivendo em lugar errado. É preciso buscar o lugar que Deus preparou para você. Não apresse as coisas; não as estrague! Espere! Confie sua sorte ao Senhor. Espera n'Ele e Ele agirá.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova