domingo, 14 de novembro de 2010

TODOS PRECISAMOS DE CURA INTERIOR

Agora vou tratar da cura interior. Já contei a história do homem que eu pensava que vinha a mim por cura física e na verdade ele queria a cura espiritual, fazendo uma confissão real e completa da sua vida, experimentou o amor de Deus que perdoa, e é óbvio, que a próxima cura que ele recebeu, foi a cura emocional, por perdoar sua esposa que o havia deixado, e ter pedido perdão por tê-la ferida. E como digo com frequência aonde quer que eu vá, é a cura interior que mais precisamos.

J
esus diz “'Vinde a mim vós todos que estais cansados e eu lhes darei descanso e cura.”, por isso a cura emocional, é tao importante, onde nos últimos 15 anos, venho dando retiros de cura interior. Por qual razão?

Se eu tenho uma dor, aplico uma pomada e serei curado. Mas se tenho uma doença, precisarei de injeção. Se eu tiver uma doença muito maior, o médico pode me submeter a uma cirurgia, no qual precisarei ser hospitalizado. E isso acontece na vida espiritual. Uma oração simples, pode curar, mas se tiver um problema maior, talvez será preciso de um aconselhamento, se for muito sério, é preciso de um bom retiro de cura interior. Essa Fazer um retiro de cura interior é presente de Deus para nós.Então por que precisamos tanto de cura interior? Para ouvir a Palavra de Deus, que irá nos ajudar a encontrarmos a causa dos nossos problemas, e nos ensinar como tratá-los. Um exemplo disso foi num retiro de cura interior para é a única soluçãocasais que dei em Bombaim, um casal que já tinha dado entrada nos papéis de divórcio e os amigos os convenceram de participarem do encontro. Sentaram bem separados, mas quando a Palavra de Deus começou a tocar no coração deles, antes da próxima pregação, o casal já estava quase próximos e na última palestra do retiro, os dois já estavam sentados juntos de mãos dadas.

Esse é um pequeno exemplo de como um retiro de cura interior pode curar. Primeiro porque cada um de nós precisamos, pois a cura interior é como uma chave que abre a porta para outras curas. Somente quando se passa pela cura interior acontece a libertação efetiva e permanente.

Segundo é necessário porque Jesus quer nos curar. Ele disse que veio para abrir os olhos do cego, para nos libertar do poder do mal, para sermos libertos e permanecermos libertos. Mas não esqueça de que Jesus veio nos proporcionar a cura emocional e interior. “Vinde a mim vós todos que tens o coração aquebrantado e eu os curarei.”

Ele não veio nos curar parcialmente ou superficialmente, mas plenamente e profundamente. Muitas vezes é dado ênfase a cura física, mas eu digo, venham e ouçam a palavra de Deus e Ele fará o resto. Terceiro por causa das limitações e da maneira errada com que tratamos nossos problemas. Quando somos confrontados com as limitações dos nossos esforços, Deus no seu amor toma a situação para Ele. Mas a razão principal de que precisamos de cura interior, é pela maneira como fomos criados, isso diz do momento da nossa concepção, até mesmo da nossa árvore genealógica. Se uma criança nasce prematura, foi concebida fora do casamento, se houve suicídio em seus ancestrais, se os pais morreram quando criança, são muitas as situações que é preciso de cura interior.
E temos 3 passos para a cura interior:
1o. passo: Encontrar os problemas, sua causa, é o diagnóstico.
2o. passo: Remover os bloqueios para a cura.
3o. passo: É a oração. O último passo que é a consequência.
4 sintomas de que precisamos de cura emocional:
1o. Sentimento de rejeição.
2o. Sentimento de inferioridade.
3o. Sentimento de culpa.
4o. Sentimento de medo.


Precisamos ir além dos sintomas, e encontrar as causas de raízes das doenças emocionais que temos, que pode ser apenas uma palavra, uma ação, uma experiência que pode ser a causa por aquilo que estou passando hoje. A Palavra nos diz que em Cristo Jesus não há condenação. Jesus é o grande Defensor e não acusador. Ele está sempre conosco

Padre Rufus

CURADOS PELAS CHAGAS DE JESUS

O tema desse acampamento se encontra em I Pedro 2,24: “Por suas Chagas fomos curados!”

Pelas Chagas, a bênção e a libertação vêm sobre nós, vêm através do sofrimento redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque a chaga nada mais é que uma ferida, e quando se abre uma ferida em nós é muito doloroso. Assim a bênção vem para nós, através da dor, do sofrimento. Pelas Suas [Jesus] feridas veio para nós a cura.

Se olharmos para Jesus na cruz, veremos feridas nas mãos, nos pés, em Seu lado e as chagas do coração transpassado pela lança; são por essas chagas que fomos curados. Portanto, precisamos entender: Nas Chagas de Jesus está a nossa cura!

Quem tomar posse dessa verdade sairá totalmente curado pelo Senhor. Mas temos uma tendência que nos impede de experimentarmos a cura, a murmuração, a mesma que assolou o povo de Israel e que hoje assola o novo Israel, que somos nós. Precisamos romper com ela.

No livro de Números 21,4-9, vemos que Deus estava caminhando com aquele povo, e desde o Antigo Testamento até hoje, essa certeza nos acompanha 'Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos' (Mateus 28,20). Jesus está conosco! E o caminho da cura pra toda humanidade, já foi revelado, João 3,14: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Home

Conversando com Prado Flores, ele contou-me sobre Santa Helena. Ela ao visitar a Terra Santa, comprou os lugares por onde Jesus passou seus últimos instantes, como o Santo Sepulcro, entre outros. E nesse lugar, onde é a Capela de Santa Helena, havia muitas cruzes, porque naquela época a cruz era a pena de morte, então não se sabia qual era a cruz de Cristo. Com certeza ela deve ter se lembrado dessa palavra: 'Por suas chagas fomos curados'. Então ela trouxe vários enfermos para aquele lugar, e descobriu qual era a cruz de Jesus quando todos os enfermos ficaram curados ao tocarem na Cruz.

O Catecismo da Igreja Católica, vem nos dizer, que a morte Redentora de Jesus cumpre, em particular, a profecia do Servo Sofredor do profeta Isaías 53.

A medida em que a Palavra for sendo proclamada as curas, as libertações irão acontecer. No Salmo 103(102),2: “Minha alma, bendize o Senhor, e não esqueças nenhum de seus benefícios. É Ele quem salva tua vida do fosso e te coroa com sua bondade e sua misericórdia.”Deus quer melhorar nossa vida, Ele quer nos alcançar. Qual o benefício que você quer de Deus? Por Suas Chagas eu recebo a cura, os benefícios. A obra do Senhor em nossa vida é de salvação, pensamos que é só espiritual, mas é o homem inteiro, completo, que Deus quer salvar. No dicionário bíblico da teologia, ser salvo:  é  'ser retirado de um risco que poderia nos levar a perecer. Conforme a natureza do perigo, o ato de salvar tem afinidade com a proteção, a libertação, o resgate e a cura'.
E Jesus tem um programa de governo, que não foi só para aquele tempo, mas é para sempre: “ O Espírito do Senhor está sobre mim, pois Ele me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação dos presos ...” Lucas 4,18. E Ele cumpre suas promessas, porque Deus não é homem para mentir, conforme está escrito no livro Números 23,19.

Jesus cumpre o seu programa de governo, como diz no Evangelho de Mateus 4,23: “Jesus percorria toda a Galiléia,ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo.”

E é isso que Jesus está fazendo agora, Ele passeia entre nós. Nenhuma enfermidade tem poder sobre a nossa vida. Receba no Nome de Jesus, a cura, a bênção, a restauração e a transformação na sua vida. Proclame isso: 'Por suas Chagas Jesus, eu também sou curado.'

Padre Roger Luis

DEUS NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA

É bom que a gente saiba qual é o lugar do Antigo Testamento na nossa fé. Certa vez, um jovem me disse que “agora sim ele sabia o que era a Palavra de Deus”. No entanto, ele havia tirado de sua Bíblia as páginas do Antigo Testamento. E isso não é correto. O Antigo Testamento é parte da Palavra de Deus para nós hoje.

Não podemos cair em dois extremos: em desprezar e considerar o Antigo Testamento apenas como história ou, a exemplo de cristãos de outras denominações, referir-se às passagens do Antigo Testamento muito mais do que às passagens do Novo Testamento.
A atitude correta é a da Igreja Católica.

A
Dei Verbum nos ensina que o Antigo Testamento é uma preparação para o Novo Testamento. Portanto, o Antigo Testamento precisa ter um lugar correto em nossa fé.

E então você tem o Novo Testamento, que consiste nos quatro Evangelhos e nas Cartas. E as Cartas são um importante testemunho da fé da Igreja Primitiva. E também são uma continuação da mensagem básica do Evangelho.

Mas são os quatro Evangelhos que formam a parte mais importante da Bíblia. Talvez você não consiga ler toda a Bíblia. Talvez você não consiga ler os livros do Antigo Testamento. Talvez você não consiga nem ler as belas Cartas do Novo Testamento. Mas lendo apenas os quatro Evangelhos você pode crescer na fé.
A nossa fé precisa estar baseada na Palavra de Deus. Desde que eu ingressei na Renovação Carismática Católica, eu deixei de ler outros livros. O único livro que eu realmente leio é a Bíblia. Eu não leio nem mesmo os livros que eu escrevo. Não podemos deixar o Evangelho, a Palavra de Deus de lado. A nossa vida precisa estar baseada inteiramente na leitura das Sagradas Escrituras. Nós temos de nos chamar de homens e mulheres da Palavra. Da Palavra de Deus.Quem é este Deus que nos ama? Esta é a base da nossa fé cristã: o amor de Deus. Para nós Deus é um Deus de amor. Deus é o Todo Poderoso. Sabemos disso. Mas o mais importante é saber que Deus me ama. Podemos proclamar que o Cristianismo é a religião do amor.

O que temos lido atualmente nos jornais? Calamidades, guerras, inúmeras más notícias. E a grande má notícia é que existe muito ódio no mundo. Pessoas são glorificadas por matarem em nome da religião. Mas na nossa fé cristã não há lugar para “homens bombas”, para pessoas suicidas. No Cristianismo temos inúmeros mártires que se sacrificaram por amor.

Mesmo que eu tivesse que passar esses três dias somente falando sobre o Deus que é amor, isso já seria suficiente. Deus nos criou a partir do seu amor. Você pode dizer: eu estou aqui porque Deus me criou a partir do seu amor. E isso é suficiente.

Deus me criou para a felicidade. E esta felicidade não é somente para o Céu. Mas é para hoje também. Mesmo em meio ao sofrimento e dor. Deus me ama tanto Como que eu sei que Deus me ama? Porque Ele me criou a sua própria imagem e semelhança. Quando você se olha no espelho você contempla a face de Deus, pois você foi criado à imagem e semelhança d'Ele.que Ele está falando constantemente comigo de dia e de noite
Como que eu sei que Deus me ama? Porque Ele me corrige. Um bom pai sempre corrige seu filho. Porque ele quer que seu filho chegue à perfeição. Deus corrige o seu povo. Mas não é por vingança que Ele faz isso, mas é para melhorarmos, para mudarmos.A principal razão pela qual eu creio que Deus nos ama é porque Ele quer ter uma relação pessoal conosco. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, mas somos diferentes entre nós. Temos olhos, ouvidos, boca, mas não somos iguais. Somos diferentes. Somos únicos. Só existe um Rufus, uma Maria, um José... Somos únicos
Para nós Deus é uma pessoa. Para muitas religiões, Deus não é uma pessoa, mas sim uma divindade impessoal. Mas para nós Ele é uma pessoa. E Ele quer sentar-se “cara a cara” e falar conosco. Deus quer que eu seja melhor. Assim como todo pai quer se orgulhar do seu filho. Deus quer que sejamos tão santos como Ele. Deus não olha para nós como “rivais”. Mas Ele quer que sejamos como Ele: perfeitos como Ele é perfeito.

Talvez eu não consiga ser aquilo que Deus é. Mas eu acabo cometendo aquilo que chamamos de pecado.
O pecado não significa somente cometer atos maus, mas sobretudo não chegar à santidade, à vontade de Deus. Se não chegamos até o objetivo de Deus, Ele não nos destrói. Mas Ele nos dá uma, duas, três, milhares de chances! Ele não me destrói. Ele me perdoa. Deus é generoso e rico em misericórdia. Ele é um “pai exigente” e, ao mesmo tempo, uma “mãe que perdoa”.

Vamos pegar o exemplo de Davi. Deus amava a Davi antes dele cometer aqueles dois terríveis pecados: o adultério e o assassinato. E depois dos pecados cometidos, Deus não escolheu outro para o lugar de Davi. Mas o amou. O mesmo Jesus fez com Pedro. Após negar a Jesus, Pedro não foi rejeitado pelo Senhor. Jesus não escolheu outra pessoa para ser o primeiro Papa no lugar de Pedro. Ao contrário, Jesus orou por Pedro para que Ele pudesse confirmar na fé os seus irmãos.

Deus nos ama apesar de nossas fraquezas. E Ele quer que você volte para sua casa restaurado.
Ele quer te preencher com o Espírito Santo, para que você seja um apóstolo do amor em sua casa. É por isso que você está aqui. Para ser uma pessoa santa como Ele é santo.
Padre Rufus Pereira

O SEGREDO DA CURA TOTAL


O que eu vou estar falando nesta palestra é muito importante. Sabemos que Jesus veio ao mundo para trazer-nos a Boa Nova. Nós ouvimos nos dias de hoje tantas más notícias. Mas os anjos disseram aos pastores que Jesus nascera em Belém para trazer ao mundo a Boa Nova, a boa notícia.
O Cristianismo é a religião da alegria. A Renovação Carismática Católica tem nos ensinado que precisamos ser um povo de louvor. Não um povo “quietinho”, triste, mas sim um povo que louva a Deus constantemente.

O problema é que somos muito tímidos, medrosos.
E a Bíblia nos chama a sermos um povo valente, que louva a Deus publicamente com tudo aquilo que temos. Os anjos disseram aos pastores que eles estavam anunciando uma Boa Nova para todos os povos. Portanto, precisamos louvar a Deus diante de todas as nações. Mas isso só é possível mediante um profundo arrependimento.Na Confissão necessitamos experimentar o abraço do Pai. Eu tenho recomendado aos padres que eles sejam verdadeiros pais durante a Confissão. Precisamos sentir o calor do abraço amoroso do Pai. Quando eu rezo pelas pessoas eu primeiro a atendo em Confissão e depois rezo por sua cura interior. Somente depois eu rezo pela cura física e, por fim, pela sua libertação.

A Confissão não foi feita para ser apenas uma penitência, mas sim uma libertação completa. Você deveria sair da Confissão com um sorriso nos lábios
Infelizmente, existem um destaque muito grande para a cura física. Mas Jesus não veio ao mundo apenas para fazer os paralíticos andarem e os cegos enxergarem. Ele veio para nos transformar inteiramente. Daí a importância da cura emocional, pois ela é o início, a “porta de entrada” para a cura física.

A Palavra de Deus nos fala daquele cego que gritou para Jesus:
“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” E Jesus o chama e pergunta: “O que você quer?” É a mesma pergunta que Jesus nos faz no dia de hoje. Jesus fez essa pergunta porque sabia que aquele cego necessitava não somente de uma cura física, mas antes de uma cura emocional e espiritual.

E por que eu afirmo isso? Porque aquele cego, após ter sido curado por Jesus, se pôs a segui-lo. É isso o que Jesus quer fazer com cada um de nós:
Ele quer nos curar para que nos coloquemos em seu seguimento.

A cura emocional é a “porta de entrada” para todas as outras curas.
A pessoa não experimenta a cura psíquica, a cura de seus vícios, e nem a libertação do mal, se ela não passar primeiro pela experiência da cura interior.

As pessoas que vocês ouviram gritando aqui neste lugar necessitam de libertação. Mas, antes, elas necessitam passar pela cura interior.

Nós precisamos saber como rezar pela cura interior. A oração é algo científico. Ela não vem “do nada”.
Precisamos rezar a partir dos sintomas. Os sintomas são importantes. Eles são indicações, são sinais, para nos ajudar a descobrir quais são as nossas doenças emocionais.

São quatro as principais doenças emocionais. E a primeira delas é o sentimento de rejeição. Jesus foi rejeitado. Ele foi crucificado e a crucificação tinha o objetivo de não apenas matar os condenados a ela, mas também de humilhá-los publicamente. Eu estive há algum tempo no Paraguai numa bela casa de retiros. E na linda capela daquele lugar existe um lindo mosaico de Jesus crucificado onde Ele está nu. Foi o único lugar do mundo onde vi essa imagem. E Jesus morreu na Cruz despido, humilhado.

Jesus foi crucificado por inveja.
Eu vejo a inveja como a grade “porta de entrada” para as doenças emocionais. A grande dor de Jesus na Cruz não foi àquela causada pelos pregos em suas mãos e pés. Mas sim a dor causada pelo abandono que sofreu na Cruz. Hoje eu vejo muitas pessoas sofrendo em suas vidas por trazerem dentro de si esse sentimento de abandono. Pessoas abandonadas por aqueles que eles menos esperavam, ou seja, pelas pessoas amadas.
 O primeiro passo para a cura emocional é detectar os sintomas. Mas precisamos encontrar as causas também. É importante encontrar a raiz desse mal. Eu não tenho visto nenhum caso ser resolvido sem que antes a “causa-raiz” tenha sido descoberta. E como descobrir essa “causa-raiz”? Primeiro: rezar ao Espírito Santo. O trabalho dele não é somente descobrir a verdade de Deus para nós, mas também descobrir a verdade que trazemos diante de Deus. Precisamos rezar ao Espírito Santo constantemente. Segundo: rezar pelo meu passado, mas não com um sentimento de culpa.
As “causas-raiz” podem estar em qualquer um dos quatro estágios da minha vida: 1) Minha árvore genealógica; 2) Minha vida intra-uterina (dentro do ventre materno no período da gestação); 3) Da infância à juventude; 4) Da juventude à idade adulta.

A oração é igual ao medicamento. Você não pode tomar pouco e nem em demasia. Tem que ser na dose certa.

Vou contar a vocês o meu segredo para descobrir as “causas-raiz” de uma doença. Quando as pessoas chegam até mim com algum tipo de problema, seja ele físico ou espiritual, mas principalmente de ordem emocional, especialmente quando a pessoa vem trazendo problemas de ataques demoníacos, eu faço duas perguntas.

A primeira pergunta é:
“Quando começou o problema?”. Com frequência as pessoas respondem: “Ah! Eu sempre tive esse problema”. E eu respondo que somente Deus é “sempre”. Nós temos um começo. O nosso problema tem um começo. Nós não temos o problema por toda a eternidade. Ele teve um início. E eu preciso saber quando começou esse problema.

E a segunda pergunta é:
“Você se lembra de qualquer coisa que possa ter acontecido nessa época e que possa estar relacionado a esse problema?”

Nunca demorei tanto quanto no caso de ontem. Para falar a verdade, nunca havia passado dos cinco minutos. Mas porque Deus teve “pena” de mim, aí a senhora que eu estava atendendo lembrou-se de quando o problema começou e porque começou. E ali eu sabia que estava a causa, a chave para o fim de tanto tempo de sofrimento.

Padre Rufus Pereira