sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TODOS QUEREM A MISERICÓRDIA, MAS POUCOS QUEREM DÁ-LA

‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’. É suave a palavra misericórdia, meus irmãos. E se a palavra assim é, o que não será a realidade?
Apesar de todos a desejarem, não agem de modo a merecer recebê-la, o que é mau. De fato, todos querem receber a misericórdia, mas poucos querem dá-la.
Ó homem, com que coragem queres pedir aquilo que finges dar! Deve, portanto, conceder misericórdia aqui na terra quem espera recebê-la no céu. Por isso, irmãos caríssimos, já que todos queremos misericórdia, tenhamo-la por padroeira neste mundo, para que nos liberte no futuro. Há no céu uma misericórdia a que se chega pelas misericórdias terrenas. A Sagrada Escritura assim diz: ‘Senhor, no céu, tua misericórdia’.
Qual é a misericórdia humana? Aquela, é claro, que te faz olhar para as misérias dos pobres. E a misericórdia celeste? Certamente a que concede o perdão dos pecados” (São Cesário de Arles, bispo).
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sermos misericordiosos, principalmente com os mais pobres e necessitados dessa graça.
Jesus, eu confio em Vós!

FAÇAMOS TUDO NA COMPANHIA DE JESUS

080211g1Não há coisa melhor e mais segura na vida do que nos confiarmos aos cuidados de Deus. Com simplicidade de coração, como as criancinhas que dependem da mãe para tudo, abandonemo-nos nas mãos do Senhor, e em cada atividade a ser realizada, a cada momento, peçamos a ajuda de Jesus para cumpri-las. E mesmo que saibamos como fazê-las, peçamos ao Senhor que nos ensine a fazê-las do jeito d’Ele.
Deus é muito simples e nesta forma simples de nos relacionarmos com Ele nos aprofundaremos na intimidade com Ele; seguramente, O amaremos mais, porque se só ama aquilo que se conhece.
“Deus criou o homem à Sua imagem, à imagem de Deus Ele o criou: homem e mulher os criou” (Gn 1,27). Quanto mais convivermos com o Senhor, tanto mais a semelhança d’Ele em nós será restaurada. Somente vivendo próximos do Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é. Clamando ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.
“Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.
Senhor, queremos hoje viver na Tua companhia em todos os momentos.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago