terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A GRAÇA DE COMEÇAR TUDO DE NOVO

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida, portanto, é dia de começar tudo de novo. É mais um dia que Deus me concede para viver bem todas as coisas!

Vou vivê-lo na certeza de que o Senhor vem e eu vou ter um encontro pessoal com Ele. Que a sua vinda gloriosa possa me encontrar bem preparado para este encontro.

A cada novo dia estou mais perto do encontro pessoal com o Senhor, por isso, preciso estar mais preparado. 

Hoje o Senhor me concede a graça de recomeçar tudo de novo, de buscar fazer todas as coisas como se fosse a última vez, de maneira que preciso fazer tudo muito bem!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib


SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. 

No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus. 

No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

ANO NOVO VIDA NOVA?


Reconheça seus limites e não se esqueça: sempre é tempo de recomeçar
Mais um ano novo se aproxima. Neste tempo, a esperança se renova e, com isto, fazemos uma série de promessas para nós mesmos; fazemos planos, determinamo-nos a fazer uma série de coisas como: perder peso, estudar, fazer exercício físico, etc. Porém, muitas vezes, só nos recordamos destas promessas quando chega o final do ano e paramos para fazer um balanço do que vivemos. Neste momento, algumas pessoas simplesmente dizem para si mesmas que "desta vez vai ser diferente", e fazem novos planos. Outras, ao se depararem com seus planos não realizados, sentem-se fracassadas e frustradas. 

Precisamos fazer uma boa análise do que vivemos no decorrer do ano, verificarmos quais as metas atingimos e o que faltou. Naquelas que não alcançamos, precisamos ter coragem para identificar o que realmente foi falha nossa, reconhecer os erros e os limites, e o que foi resultado de situações fora do nosso controle, como doenças por exemplo. 

Naquilo que falhamos, o que realmente faltou? Muitas vezes, os planos que fazemos, no final do ano, são tomados no calor da emoção, movidos pelo impulso ou pela influência de amigos ou até da mídia, faltando um verdadeiro comprometimento interior, um planejamento. Planos ditos “da boca para fora” são repetidos ano após ano, sem chegar a nenhum resultado. Ficar se lamentando, reclamando de si mesmo e do mundo não leva a nada. É preciso uma atitude ativa e corajosa. 

Convido você, então, para olhar para dentro de si e responder: o que realmente eu quero para 2013? Com o que realmente eu vou me comprometer? Mudança de vida exige comprometimento, exige renúncia e esforço. Metas e planos não são alcançados sem luta. Depois de responder esta pergunta, você precisa pensar: "Quais são os passos que preciso dar? Precisarei buscar ajuda de alguém ou de algum profissional?" Ou seja, se você quer chegar ao final do ano com seus planos realizados, é necessário planejar o que você vai fazer. Um cuidado que você precisa tomar é o de não se encher com muitos planos e metas, pois o risco de chegar ao final do ano e deparar-se com a mesma situação é grande. 

Independente de qualquer coisa, saiba reconhecer os seus limites e falhas, e nunca se esqueça que sempre é tempo de recomeçar.

Que você tenha um 2013 feliz e abençoado.

SANTIDADE É LUTA

Há toda uma obra que a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, quer fazer em nós. Seja qual for sua situação, Ela não volta atrás. Não volte você também! Não ceda! Deixe-se curar. Deixe-se transformar por Ela.
Santidade é luta. É restauração. É receber de Deus, pelo arrependimento, pela confissão, pela comunhão, pela oração do rosário, toda a restauração. É estar nos braços dela e receber a integridade, dia a dia, até chegar à integridade total de filho de Deus.
Esta é a santidade para a qual somos chamados:
"Assim como é santo aquele que vos chamou, também vós TORNAI-VOS SANTOS em toda a vossa conduta, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (...)" (1 Pd 1, 15-16)
Que maravilha acontece com os deficientes físicos. O deficiente visual cede à sua cegueira? Claro que não! Ele vai em frente, anda pelas ruas com aquele bastãozinho enfrentando o trânsito melhor do que nós e nos dão uma lição de vida. Os surdos-mudos acabam se comunicando por gestos. Há toda uma linguagem própria deles. Chegam a ler nos lábios das pessoas. Isso é superação.
Claro que vai ser uma luta, mas vá para os braços da Virgem Maria. É nesse hospital que você precisa estar: é aí que você vai ser curado. É nos braços dela que você pode receber a integridade de todo o seu ser. Acredite, você será curado! Seja como o cego e o surdo-mudo. Você é capaz de superar. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova