domingo, 27 de março de 2011

RETIRO POPULAR - TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA

Cristo, fonte de água viva
O caminho quaresmal em direção à Páscoa nos oferece a mensagem de três encontros com Cristo, correspondentes ao itinerário batismal de todas as pessoas de fé: a mulher samaritana, o cego de nascença e Lázaro, o amigo de Jesus. Nestes encontros, está também a nossa humanidade, a revelação de Jesus nos aspectos de nosso batismo a ser renovado na Páscoa.
Acolhamos estas três figuras do Evangelho como companhia na estrada que vai ao monte da Páscoa. A esta altura da Quaresma, todos nós estamos em ritmo de revisão de vida, animados pela leitura orante da Palavra de Deus, conscientes de que os exercícios penitenciais nos estimulam a um novo impulso de vivência da fé.
A samaritana encontra Jesus junto ao poço de Jacó (Jo 4,5-42). Uma mulher na rotina monótona de sua vida. Descobre a existência do pecado, a própria fraqueza e a exploração de que é vítima. No fundo, uma grande insatisfação e a sede de felicidade e de paz, o desejo de uma nova vida, na qual a mulher se sinta restaurada em sua dignidade. Chama-se Salvação esta novidade! Nessa mulher estão todos os nossos sonhos, todo o nosso desejo de graça e salvação.Só a presença e a pessoa de Jesus a fazem descobrir algo novo e melhor. No coração da samaritana e em sua situação de amargura, na qual se encontrava mais ou menos acomodada, o Mestre escava para descobrir uma fonte de água, fazendo-a descobrir a si mesma a partir de sua própria humanidade; e se realiza o encontro da salvação.
Jesus se revela fonte de água viva que jorra para a vida eterna, fonte do Espírito Santo. Ele é o novo Moisés que toca com a força de sua palavra a rocha do coração da mulher. Jesus perdoa o pecado e dá um novo sentido à existência. Ele muda, converte e é fonte de felicidade para a samaritana e para cada cristão.
O passo de Retiro no terceiro domingo da Quaresma é a participação na Santa Missa, bem preparada pela leitura e meditação dos textos da Sagrada Escritura propostos pela Igreja. Em muitas paróquias, realizam-se neste período os escrutínios de jovens e adultos que receberão os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal. Para quem faz o Retiro Popular, este pode ser também o tempo adequado para conhecer pessoas que ainda não foram batizadas e apresentá-las à Igreja. Elas poderão se inscrever no catecumenato de adultos. Você pode ser instrumento de Deus para tais pessoas!
Jesus se serve várias vezes da água para conduzir seus interlocutores às realidades espirituais.
Em Caná, transformou a água em vinho (Jo 2,8-10). No encontro com Nicodemos, convida a nascer da água e do Espírito (Jo3,4-5).
Hoje, com a samaritana, partindo da água do poço de Jacó, fala da água que jorra para a vida eterna. Vamos ao poço!
“Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor”.
Ex 17,3-7
Sl 94 (95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42
Dom Alberto Taveiras

AMAR É QUERER O BEM AO OUTRO

 
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. ” (Mateus 5, 43 – 46)
Odiar é desejar, é querer o mal ao próximo. Por isso amar o inimigo, essa é a ordem de Jesus. O que significa inimigo alguém que tenho aversão. Quando Pedro pergunta a Jesus quantas vezes devemos perdoar? E Jesus responde quantas vezes for necessário. È como se dois automóveis que se choca, e amassa a sua lataria, e precisa consertar, assim são os nossos desencontros.
É uma revolução a medida que eu desejo entrar no torno de Deus, porque assim vou ficando como Deus criou. Assim como perguntaram ao Michelangelo como você consegue fazer estas esculturas maravilhosas? E ele respondeu, elas já existem, só tiro o excesso que estão nela.
Rezar pelos inimigos e perdoar é passar pelo torno de Deus. As nossas feridas nos impedem de sermos filhos de Deus, são machucaduras causada por homens. E hoje Jesus ensina um terapia, que é amar os inimigos.
Três pontos para amar o inimigo, primeiro pedi a Deus mostrar as pessoas que te feriram, e sabendo quem é, peça ao Espírito Santo auxilio, e ai você começa amar as pessoas que te machucaram. É uma decisão amar esta pessoa. Amar é querer o bem do outro. Perdoar é dá uma resposta de amor. E o terceiro ponto está em Lucas 6, 38 : “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”você é filho de Deus, queira o bem do outro. Esteja disposto a ajudar os irmãos. O perdão faz bem até para beleza, é melhor que plástica. Quem ama os inimigos se torna filho de Deus.
Quantas doenças emocionais por causa da falta de perdão. Se você praticar o perdão que maravilha você vai viver.
'Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. ' Jesus nos deu a terapia para nos assemelharmos ao pai.
Padre Alir

O SENHOR É INDULGENTE E FAVORÁVEL




Os atalhos da infidelidade são sempre estreitos e sem saída! A distância da casa paterna cria uma desolação que incomoda mais do que a fome.
Justamente por isso, pode transformar-se numa “feliz culpa”, na qual a pessoa se deixa finalmente tocar e comover pela voz do Pai, que continua pronunciando nosso nome, sem se cansar.
A nós cabe apenas a tarefa de deixar-nos abraçar pelo amor misericordioso!
“O Senhor é indulgente e favorável”.
Mq 7,14-15.18-20
Sl 102 (103),1-2.3-4.9-10.11-12 (R/. 8a)
Lc 15,1-3.11-32
Roteiro diário
Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.
Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.
Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária
Dom Alberto Taveiras Correa

AS PESSOAS ERRAM POR QUE QUEREM ?

 
Para quem nunca recebeu amor, a experiência de amar é um esforço
Quanto mais faço a experiência de conhecer as pessoas, tanto mais acredito no ser humano. À medida que vou me descobrindo e descobrindo os outros, mais se torna forte em mim a certeza de que as pessoas – essencialmente – são boas.
Acredito que ninguém erra porque quer e ninguém é infeliz querendo sê-lo, com consciência disso. Todos querem ser felizes, e é impossível que alguém goste de ser frustrado, entretanto, nem todos sabem realmente qual caminho trilhar para alcançar a felicidade.
A mentalidade vigente (paganizada e hedonista) ilude por demais as pessoas: há pessoas vivendo o adultério, perversões sexuais, vícios, etc., acreditando cegamente que estão certas e que esse é o caminho para a felicidade. Isso porque aprenderam a vida toda que o que importa é somente o prazer "a todo custo" e que é somente este que vai lhes trazer a verdadeira alegria.
Em tal busca, muitos acabaram errando e encontrando a infelicidade como recompensa, contudo, no fundo de seus corações sempre existiu um autêntico desejo de felicidade.
Neste anseio de compreender os erros e contradições do ser humano, também é necessário avaliar a formação familiar de cada indivíduo. É difícil para um pai, educado à base de pancadas, entender que é, com amor, que se educa um filho; e mesmo quando entende, é necessário um esforço enorme para que consiga expressar esse amor. Para quem nunca recebeu amor, amar e deixar-se amar acaba tornando-se uma "violência", ainda mais se essa pessoa não tem uma concreta experiência do amor de Deus.
Pessoas que tiveram histórias duras e de desamor, muitas vezes, até tentam amar, mas não o conseguem. Tentam externar o amor, mas acabam por encontrar-se encarceradas no território da própria limitação.
Pessoas assim amam como sabem, como hoje são capazes. Mas amam.
Muitos dos que hoje são considerados maus acabaram ficando assim em virtude das influências que sofreram. Outros também, se sentiram como que "obrigados" a ser maus, por medo (sentimento de inferioridade) de ser massacrados pela vida e pela sociedade.
Há quem acorde de madrugada, trabalhe o dia inteiro, depois enfrente o trânsito estressante de uma grande cidade e quando chega em casa, à noite, não consegue ser gentil com os seus, como, muitas vezes, gostaria de ser. Entenda-se bem: nossos problemas não podem se tornar justificativas para nossos erros, mas não se pode negar que estes são uma realidade que influencia nosso comportamento.
Isso nos leva a uma compressão do ser humano mais encarnada e misericordiosa, levando-nos a entender o coração antes de condenar a atitude.
Viver bem o Cristianismo é lutar cotidianamente para entender as pessoas sem se fixar na superfície, na aparência, procurando compreender o porquê de cada atitude e reação.Mais uma vez ouso dizer: Muitos não são ruins porque querem. Inúmeras vezes existem fatores condicionantes que levam as pessoas a agir como agem, fatores estes que podem ser desmistificados e até mesmo extirpados com um pouco de paciência e compreensão.
Todos são – em sua essência – bons, mas nem todos sabem disso…
Eis aí uma bela forma de ser cristão: levar às pessoas a consciência do valor que possuem, fazendo-as acreditar na vida e nas próprias potencialidades (à luz da Graça).
Assim daremos à esperança o direito de se estabelecer vitoriosa, dando à vida a oportunidade de ser mais compreendida e amada no seu real.
Diácono Adriano Zandoná