quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

UMA SÓ COISA É NECESSARIA

Os discípulos de Jesus são chamados a fazer suas escolha 

“Senhor, dono das panelas e marmitas, não posso ser a santa que medita aos vossos pés. Não posso bordar toalhas para o vosso altar. Então, que eu seja santa ao pé do fogão. Que o teu amor esquente a chama que eu acendi e faça calar minha vontade de gemer a minha miséria. Eu tenho as mãos de Marta, mas quero também ter a alma de Maria. Quando eu lavar o chão, lava, Senhor, os meus pecados. Quando eu puser na mesa a comida, come também, Senhor, junto conosco. É ao meu Senhor que sirvo, servindo minha família”.
Encontrei essa oração de uma camponesa de Madagascar, que nos abre a compreensão de uma bela página do Evangelho (cf. Lc 10, 38-42), da qual emergem preciosas lições para o nosso cotidiano.
Os discípulos de Jesus são chamados a fazer suas escolhas, provocados em sua liberdade. Os que foram chamados pelo Senhor tinham feito sua primeira experiência missionária, da qual retornam repletos de alegria e são contagiados pela exultação de Cristo, que louva o Pai do Céu (cf. Lc 10, 21-24). Em seguida, aprendem os dois mandamentos principais do amor a Deus e ao próximo, acolhendo o impulso missionário que os fará próximos daqueles dos quais se aproximarem (cf. Lc 10, 25-37), unindo a oração e a contemplação no episódio da casa de Marta, Maria e Lázaro. Enfim, a série de lições se completa com o ensinamento sobre a oração e a entrega do “Pai nosso”, a ser levado pela vida afora como um verdadeiro tesouro (cf. Lc 11, 1-13).
De Marta e Maria já se falou muito. E a figura daquela que se encontra acocorada aos pés de Jesus para ouvir Sua Palavra tornou-se até uma carta magna da vida monástica e eremítica, consagrada à oração e à meditação da Palavra de Deus. Mas a página do Evangelho de Marta e Maria não foi escrita só para monges, tendo em vista que não existiam ainda! Ela foi escrita para todos os discípulos de Jesus de todos os tempos.
Jesus, que recomenda reconhecer Sua presença nos irmãos a quem servimos, não reprova o serviço prestado por Marta. Chama sua atenção porque não se ocupa do necessário serviço, mas se “pré-ocupa”, porque é uma pessoa agitada. Jesus deseja ver-nos curados do ativismo, não da atividade justa e necessária! Mas em nosso tempo, reconheçamos logo, a agitação não é tanto escolhida, mas praticamente imposta pelo ritmo frenético do dia a dia. Basta ver o estresse a que são submissas tantas pessoas que passam horas e horas no trânsito, às quais se ajunta o tempo dedicado ao trabalho. Entende-se, assim, o desejo de recolher-se em locais mais tranquilos, fazendo com que o final de semana traga consigo o esvaziamento das cidades, com levas de pessoas que buscam refúgio, numa forma, quem sabe secularizada, de contemplação!
O equilíbrio é ideal a ser alcançado à custa de muito esforço, tarefa a ser assumida ao longo da vida. Dentro da agitação da Marta do Evangelho encontra-se uma virtude, tantas vezes esquecida, a hospitalidade. “Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual algumas pessoas, sem o saberem, hospedaram anjos” (Hb 13, 2). A Carta aos Hebreus se referia ao importante episódio de Abraão recebendo hóspedes ilustres, portadores da promessa da posteridade (cf. Gn 18, 1-10). Marta, modelo da hospitalidade, mesmo agitada, é santa, que a Igreja celebra a cada ano no dia 29 de julho. Dela acolhemos o convite para praticar essa virtude, para abrir corações que, por sua vez, abram portas!
Vale receber as pessoas em nossa casa, valorizar os momentos gratuitos de convivência. Vale a atenção, quem sabe muito rápida, mas intensa, com a qual saudamos as pessoas que estão ao nosso lado num meio de transporte público ou nas ruas e vielas, elevadores e corredores da vida. É hospitalidade o "bom dia" e o sorriso no início do trabalho. Hospitalidade é capacidade de ouvir, dar atenção, perder tempo.
Hospitalidade é a Santa Missa de domingo, bem preparada e vivida em nossas paróquias, na qual as pessoas se restauram com a Palavra e o Pão da Vida. Hospitalidade é a oportuna Pastoral da Acolhida, hoje implantada, em tantos lugares, muitas vezes, exercida pelas “guardas” existentes na maioria de nossas paróquias. Hospitalidade é ter igrejas de portas abertas, para os peregrinos do cotidiano, sedentos de silêncio e recolhimento. Hospitalidade é olhar, abraço e carinho, Marta e Maria, irmãs e santas, sinais de um relacionamento mais profundo, no qual Céu e terra se encontram.

Dom Alberto Taveira Corrêa

AGORA NÃO É TEMPO DE MEDO , MAS DE LUTA !

A Palavra de Deus nos afirma que o “Reino de Deus está próximo”. Teremos Céus Novos e uma Terra Nova e, por isso também, uma humanidade nova, um mundo novo...

Agora não é tempo de medo, mas de luta! Luta para que possamos estar – com nossa família toda – onde o Senhor nos espera: em Céus Novos e uma Terra Nova. Você não pode decepcionar a Deus, que está esperando por você. Continue lutando pela fidelidade a Ele e àquela pessoa a quem Deus uniu você em matrimônio.

Deus quis unir à família da Trindade uma família humana: a de Jesus, Maria e José! Jesus pertence à família do Pai e do Espírito Santo, ou seja, pertence à família divina, mas ao mesmo tempo quis pertencer a uma família humana: a família de Nazaré.

Deus quer também as nossas famílias, seguindo os caminhos da Sagrada Família, venham a participar da maravilhosa Família d'El

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A VIDA NOS PROVA PARA VER NOSSO VALOR

Esta é uma Palavra de graça e de esperança, protege quem está em perigo. Rezo com essa passagem bíblica, agora, por todas as pessoas que estão correndo perigo: ameaçadas de morte, sentindo-se aflitas, sofrendo perseguições por causa de sua fé, sofrendo por causa de uma doença.
Nós falamos de salvação e, às vezes, isso parece algo muito distante, parece que a salvação de Deus ocorrerá simplesmente na hora da nossa morte. É isso, mas não somente isso. A salvação do Senhor para você é agora, é hoje.
O que é a salvação de Deus para uma pessoa que está enferma? É a cura ou a força para que ela supere essa enfermidade. O Senhor não deixará você, Ele cuidou de você até agora, não vai abandoná-lo.
O nosso refúgio é Deus, Ele nos dá força para voltarmos ao combate. O Pai nos protege de todo perigo! Quando uma tribulação vem sobre nós, o Senhor tira um bem dessa situação maior para nos fortalecer. Quando você está vivendo um sofrimento, acredite: o Senhor está ao seu lado.
Muitas vezes, a solução não é a que esperamos, mas podemos sempre tirar um bem de um mal. Se Deus Pai nos tira da luta, não há glória porque desistimos. Como Ele nos salva na hora da batalha? Ele entra conosco na luta e nos dá força para perseverar.
A oração cede lugar a Deus, por isso é sempre importante orar para que o Senhor passe à frente das dificuldades. Às vezes é preciso uma situação-limite em nossa vida para que possamos superá-la com a graça do Senhor.
A pessoa que consegue aprender com o sofrimento vive uma alegria diferente, carrega uma luz consigo. Os ventos contrários não são dificuldades, mas sim oportunidades. Todo o fim da estrada é feito de pequenos passos. As contrariedades nos favorecem, nos fazem ver a vida com outros olhos.
A vida nos prova para ver nosso valor. E, enquanto estamos sendo provados, podemos provar do amor de Deus, que nunca nos abandona. Nós que somos de Cristo não podemos tremer com os abalos do mundo. Repita sempre:O Senhor é meu refúgio, minha fortaleza, minha confiança!
Confie em Deus e invoque Seu nome todas as vezes em que estiver passando por uma tribulação. Ele lhe dará uma resposta, se assim fizer com confiança. Quem quer uma resposta, precisa procurar o Senhor. Deus Pai não nos disse que a tribulação não viria até nós, mas que Ele estaria sempre ao nosso lado nos momentos alegres e difíceis. Amém!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

JAMAIS O MAL PREVALECERÁ !

Moisés um dia pediu a Deus: ”Mostra-me tua glória. Deus respondeu: ‘Farei passar diante de ti toda a minha bondade”’ (Ex 33,18). Foi assim que Deus Pai se revelou a nós: toda a glória e o esplendor do Senhor se resumem em bondade infinita. A riqueza do Criador é a Divina Misericórdia d’Ele para com todas as criaturas. Todo o bem está em Deus e somente n’Ele alguém pode ser bom.
É por isso que embora o mal pareça vencer no mundo, ele nunca prevalecerá, porque a bondade do Senhor dura para sempre. A maldade e a malícia humana parecem predominar, mas acima delas estão a bondade e o poder de Deus. Jamais o mal vencerá, porque o Senhor é bom e sabe transformar o que é mal em bem. Em Jesus Cristo, Deus tira o bem até do mal, porque Deus-amor se entregou à morte de cruz por amor, por pura bondade. Que alívio para nós! Que consolo! Que força!
“Senhor, a vossa bondade chega até os céus, vossa fidelidade se eleva até as nuvens. Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos como as montanhas do mar… Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus; a sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens…Porque em vós está a fonte da vida, e é em vossa luz que vemos a luz” (Salmo 36).
Vamos manifestar nossa gratidão, hoje, pela bondade do nosso Deus, dizendo muitas vezes: “Como Deus é bom! Deus é bom para mim! Porque Deus em mim é bondade, serei bondade em tudo que eu fizer”.
Jesus, eu confio em Vós!