terça-feira, 31 de maio de 2011

ACOLHAMOS HOJE A VISITA DE NOSSA SENHORA

Tudo muda com a presença da Santíssima Virgem Maria, porque ela traz consigo Jesus. A tristeza dá lugar à alegria, como aconteceu com Isabel, que, ao receber a visita de Nossa Senhora, fica cheia do Espírito Santo, assim como a criança em seu ventre.
“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41).
Hoje a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, e não pode ser mais um dia na nossa vida. Peçamos a ela que visite hoje a nossa família, a nossa vida e coloquemos tudo nas suas mãos para que ela cuide da melhor maneira possível.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta - Santa Isabel - já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem - no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, - quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.
“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós

SEGUIR JESUS PASSA PELA MORALIDADE CRISTÃ

 
Se não fizermos uma experiência profunda com o amor de Jesus, fica difícil viver a Sua lei, guardar Seus mandamentos. Por que estamos assistindo certa repugnância ao amor de Deus? Porque as pessoas não experimentaram o Seu amor. Experimentar um Jesus milagreiro é muito fácil, mas a Palavra de hoje nos convida a experimentar Cristo na Sua totalidade.
Jesus pôde cumprir plenamente a vontade do Pai, porque permaneceu no amor d'Ele. Isso vale também para nós, para as pessoas que estão ao nosso lado, dentro da nossa casa e que precisam de um encontro pessoal com o Senhor. Agora é a hora de mostrar a eles o amor do Senhor. Precisamos mostrar às pessoas que o amor de Deus é para todos nós.
Deus Pai precisa derramar sobre nós o Seu Espírito, para que percamos a nossa mesquinhez. Não imponha um fardo nas costas do seu irmão se você não carrega nem o seu! Aprenda a acolher o seu irmão mesmo com as fraquezas dele.
A Igreja Católica leva à frente a Pessoa de Cristo e O anuncia na Sua inteireza. Ela acolhe a todos, não deixa ninguém de fora, a começar por mim e por você que somos pecadores. No Coração de Deus cabem os marginalizados, os perdidos. Aqueles que nós colocamos para fora, Jesus coloca para dentro.
Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a seu respeito, dando-lhes o Espírito Santo, da mesma forma que a nós. 9.Nem fez distinção alguma entre nós e eles, purificando pela fé os seus corações” (At 15,7-9).
Nós achamos que só nos temos palavras de sabedoria, só nós sabemos ouvir a Palavra de Deus e que apenas nós somos iluminados. Não. Todos podem ouvir o Senhor. A salvação é uma graça, é um dom divino. Sei que você reza, participa da Eucaristia, mas a salvação não é um mérito seu, não é um prêmio por aquilo que fazemos a Deus. A salvação é um dom do Senhor, do Coração d'Ele. É a graça de Deus.
Essa mesma salvação foi destinada a cada um dos membros da sua família. Nosso mérito e nosso esforço, nós os fazemos porque precisamos. O que você faz ou deixa de fazer não acrescenta nem tira nada de Deus, mas o fazemos porque nos aproxima dEle. O Espírito Santo é para todos, não para alguns privilegiados. O perdão é para todos, a reconciliação em Jesus Cristo também é para todas as pessoas.
Você foi marcado para a eternidade e pertence a Deus. Você é um consagrado.
Por isso, julgo que não se devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus. 20.Mas que se lhes escreva somente que se abstenham das carnes oferecidas aos ídolos, da impureza, das carnes sufocadas e do sangue” (At 15,19-20).
Thiago apresenta quatro prescrições: não comer carne sacrificada aos ídolos, não comer carne de animais sufocados, não aproveitar o sangue dos animais e as uniões ilegítimas. Por isso é importante experimentar o amor de Jesus Cristo, pois se o vivermos, não iremos cair nessas realidades.
Vocês estão ouvindo, a todo momento, a pressão que a mídia está fazendo para aprovar leis contrárias à dignidade humana. Mas eu quero que você coloque a mão na sua consciência e cobre do senador em quem você votou uma postura cristã. Seguir Jesus passa pela moralidade cristã. A Igreja é chamada de conservadora, e ela o é, pois conserva puramente a doutrina deixada por Jesus Cristo. Conservar é não tirar nada.
Comece, dentro da sua casa, a dar uma educação sexual para seus filhos, ensinado a eles o valor da sexualidade que eles têm. Não deixe para a escola fazer isso. Acolha-os com muito amor e não deixe de lhes anunciar a verdade.
É em Jesus que devemos colocar a nossa vida e a nossa confiança!
Padre Donizete Heleno

NOSSA ESSÊNCIA É O AMOR

200309luzia_gTemos clara consciência de que fomos feitos para amar e ser amados, porque a nossa essência é o amor; e a fonte que a alimenta é o verdadeiro amor. Quanto mais nos aproximamos da fonte que alimenta a nossa vida, e esta fonte tem um nome próprio: Jesus, tanto mais livres e realizados nos tornamos, independentemente do que acontece ao nosso redor. Ao passo que quando nos afastamos dessa fonte caímos num profundo vazio, no nada, porque a nossa vida tem a sua origem em Deus-amor, que tem vida plena e abundante para cada um de nós.
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância! (Jo 10,10)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago