quinta-feira, 1 de março de 2012

VAMOS FAZER DIFERENTE HOJE ?


Hoje é um dia especial, único e irrepetível, portanto, precisamos vivê-lo intensamente, sem ficarmos parados no ontem nem pensando no amanhã. Talvez já estejamos condicionados a fazer, todos os dias, as mesmas coisas e do mesmo jeito, de forma automática, porque já sabemos como fazê-las. Normalmente, já temos respostas prontas e programadas para o que der e vier, de modo que nem olhamos nos olhos das pessoas que vêm ao nosso encontro, de forma desinteressada, nos solicitar algo.
Vamos nos propor a agir diferente hoje? Vamos viver este novo dia de maneira nova?
O beato João XXIII tinha dez mandamentos para viver a serenidade  na vida dele; destes, um dizia: “Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém”. A exemplo dele, vamos também praticar boas ações, desde as mais simples às mais complexas. Comecemos este exercício olhando nos olhos das pessoas que virão ao nosso encontro, pois, a partir daí, tudo fluirá.
Quando surgirem dificuldades por causa desta palavra: “Tem ânimo, não temas, não vacile teu coração” (Is 7,4), sigamos em frente corajosamente.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

SOMOS CIDADÃOS DO CÉU



O Pai tem uma morada para cada um de nós no céu. Essa é a esperança que nós, combatentes, precisamos assumir a cada dia mais e proclamar aos quatro cantos da terra. Temos lá uma morada: somos cidadãos do céu!

Pousada é o lugar onde você pousa para descansar e depois, no dia seguinte, continua a caminhada. Mas morada é o lugar onde a pessoa permanece. Não é lugar de passagem: é lugar para morar; lugar para permanecer.

Deus Pai afirma que existem MORADAS para nós no céu. Se o seu sobrenome é, por exemplo, Silva, saiba que no céu há uma morada própria da família Silva. Se o seu sobrenome é Ferreira, há no céu uma morada própria da família Ferreira. Há no céu uma morada para a sua família. Sempre comparo as moradas do céu com a beleza dos arranjos de flores. Sua família é um arranjo, e o Pai precisa de você para que toda a sua família possa morar no céu. Lá há lugar para ela. Jesus foi preparar esse caminho.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

É DO CORAÇÃO DO HOMEM QUE SAEM AS MÁS INTENÇÕES

"Ele dizia: 'O que sai do homem, isto é que torna o homem impuro. De fato, é de interior, é do coração do homem que saem as más intenções, desregramentos, furtos, homicídios, adultérios, cupidez, perversidades, astúcias, inveja, injúrias, vaidade, insensatez'" (Mc 7,20-22).
Essas sementes já existem em nós; se não as utilizamos é porque, pela graça de Deus, não estão florescendo. Satanás já as semeou e tenta cultivá-las em nós. É do coração do homem que saem as más intenções que o tornam impuro. Concupiscência são sementes do mal que têm forças e querem florescer em nós. Em determinado momento, é a ganância, em outro é a inveja, ainda em outro é a impureza... e assim por diante. São Paulo diz claramente:
"Sei que em mim – quero dizer em minha carne – o bem não habita: querer o bem está ao meu alcance, não, porém, praticá-lo, visto que não faço o bem, que quero, e faço o mal, que não quero. Ora, se faço o que não quero, não sou eu quem age, mas o pecado que habita em mim" (Rm 7,18-20).
Não podemos ser ingênuos! Existe muita tentação que o demônio nos apresenta, mas a pior delas já existe em nós: a concupiscência. Ela age de duas maneiras: violenta e jeitosa. Com a primeira, ela arrasta, sem medo, a pessoa para o pecado. Com a outra, mais comum – a concupiscência jeitosa -, vai chegando de mansinho, com sedução, "piscando" de lado, dando sorrisinhos...e o vai atraindo até você cair. A Palavra de Deus esclarece: não é o maligno, é a própria concupiscência que nos arrasta e seduz. O diabo apenas se utiliza dela para nos derrubar.
"Uma vez fecundada, a concupiscência dá à luz o pecado, e o pecado, tendo atingido a maturidade, gera a morte" (Tg 1,15a).
Quando o pecado amadurece e cria raízes em nós, fica difícil nos livrar dele. Somente pelo arrependimento e pela confissão Deus o [pecado] arranca pela raiz, mas mesmo assim temos de ficar atentos porque a concupiscência continua dentro de nós como semente.
A concupiscência é "sem-vergonha". Depende de você aceitá-la ou não para o pecado se concretizar.
Você pode passar por uma tentação muito forte e vários dias de tribulação, mas Jesus lhe diz: "Meu filho, seja firme. Nestes momentos, Eu estou rezando por você. Estou vendo a concupiscência atacando você, tentando-o, seduzindo-o, arrastando-o... Mas Eu estou orando por você. Não posso fazer nada, pois quem decide ser vencedor é você!"
(Trecho do livro "Combatentes na provação" de monsenhor Jonas Abib)

SEMEIE O ESPÍRITO SANTO

“Um profeta só é desprezado em sua pátria, entre os seus parentes e em sua casa” (Mc 6,4).

Em todos os lugares o profeta é bem recebido, mas não na sua casa. Mas isso não é motivo para ele ficar com os braços cruzados ou envergonhado. Esse é o tipo de reação que o inimigo espera! Muitas vezes temos a impressão de que quanto mais nos entregamos ao serviço do Senhor, quanto mais trabalhamos para Ele, tanto mais as coisas pioram em casa!

Quantos pais e quantas mães são do Senhor e acabaram vendo seus filhos entrarem nas drogas ou partirem para a revolta... Quantos pais acabaram vendo as filhas tornarem-se verdadeiras garotas de programa...

É isso que o inimigo de Deus quer: desmoralizar-nos! E, desanimados, acabamos entrando no quarto, nos escondendo... e nos desiludindo: “Se na minha casa é desse jeito... o que vou fazer lá fora? Não tenho mais moral!”

Não se entregue! Semeie o Espírito Santo! Leve a “efusão do Espírito” aos membros de outras famílias. E tenha certeza: Deus terá alguém para semear em sua casa o Espírito Santo, para que cada um dos membros da sua família se converta.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova