sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

44 ANOS DE ORDENÇÃO SACERDOTAL PAPA FRANCISCO

Obrigada, Papa Francisco, por ter dito Sim ao Chamado de Deus!!!
*Hoje Dia Especial também para o Papa Francisco, que está completando 44 anos de Ordenação Sacerdotal na Companhia de Jesus!!!

*Senhor nosso Deus e Pai, abençoai grandemente Vosso Santo Escolhido Papa Francisco, dá-lhe Fortaleza física e Espiritual, para que ele possa conduzir Vosso filhos com Sabedoria.
♥Que Maria Santíssima o cubra sempre com seu Manto Sagrado, protegendo-o e livrando-o de todo a mal. Ave Maria cheia de graça...
♥Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
*Que a alegria do Senhor seja sempre a nossa força!!!

SANTA LUZIA

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Santa Luzia, rogai por nós!

QUEM DEVE GUIAR NOSSAS ATIVIDADES É O NOSSO DEUS

Recebemos como um presente especial durante a nossa vida, a possibilidade de realizarmos diversas atividades. Devemos viver e desfrutar cada momento. Mas, diante de tantas ações, é perigoso ficarmos sobrecarregados e darmos prioridade ao que não é importante. Mais do que fazer coisas durante a vida, precisamos de sabedoria para discernir o que devemos fazer e quanto podemos fazer.

Quem deve guiar nossas atividades é o nosso Deus. Em 1 Coríntios 10,31 lemos: “Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Somente em comunhão com Deus teremos a direção para fazer o que deve ser feito.

Diariamente precisamos questionar nossas ações. Fugindo do erro de assumir uma carga muito grande de compromissos e não dar conta de cumpri-los. Devemos nos concentrar nas prioridades.

É muito comum as pessoas fazerem muitas coisas ao mesmo tempo e acabarem não fazendo nada direito. Pode ser hora de voltar a fazer coisas antigas que abandonamos por falta de tempo. Talvez devamos nos preocupar mais em ajudar outras pessoas, fazer o bem. Ações humildes que visam a glória de Deus. Descubra o que você deve fazer. Mas, independente do que estiver realizando, faça-o com alegria e gratidão a Deus, sem murmurações e discussões, dando glória sempre.

É preciso nos dedicar com toda a nossa força àquilo que é a vontade de Deus para a nossa vida.

Senhor, nós cremos em ti,
mas aumentai a nossa fé.
Manda-nos o teu Espírito Santo para que ele nos ilumine,
nos aqueça e nos dê sabedoria para a pratica do bem.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

SEMANA SÃO JOÃO DA CRUZ


Na Semana de S.João da Cruz,mais um pensamento deste santo:aqui ele ensina que ao encontrar o Amado que é JESUS,a alma se rende a este amor,numa entrega e esquecimento de si mesma,ficando no entanto alerta ao que lhe pede o seu Amado.As preocupações com as coisas do mundo cessam,e em meio as açucenas ,quer dizer mesmo em meio às belezas desta vida,e tudo que a vida nos oferece de bom,mais está a alma em busca de seu Amado.
Em resumo,ele nos diz aqui que diante de nossa vida,em meio a tantos valores humanos,precisamos buscar ainda mais os bens eternos,a graça de Deus e seu amor.
(Edwiges Moura)

EVANGELIZAR PELO TESTEMUNHO DE VIDA


Homens da Igreja no coração do mundo

Na evangelização, uma parceria que dá certo é o trabalho dos sacerdotes e dos fiéis leigos. Sem nunca competir, mas, em espírito de cooperação e unidade, os leigos podem chegar onde nós padres não podemos. Estão presentes em realidades que, muitas vezes, não alcançamos, por isso são uma ferramenta importante na ação evangelizadora.

Leigos bem formados e conscientes de suas identidades cristãs fecundam as diversas realidades da vida secular onde estão inseridos, a partir de seus lares até o trabalho, o comércio, a política... Evangelizam pelo seu testemunho de vida que fermenta toda a massa com a força do Evangelho.

"Homens da Igreja no coração do mundo" – homens e mulheres batizados atuantes, influenciando a vida do mundo, transformando realidades e construindo comunhão pela retidão de suas vidas, pela luta constante do dia a dia para serem melhores uns para os outros.

Como o fermento que, sem aparecer, tem a força de fermentar toda a massa, os fiéis leigos contribuem diretamente para a construção do Reino de Deus, a partir de realidades muito concretas. São verdadeiros discípulos e missionários do Evangelho, promotores da vida e comunicadores dos valores evangélicos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SENHOR CONHECE O CANSAÇO DE NOSSA ALMA

O Coração de Jesus é humilde, por isso freia o nosso orgulho, a nossa soberba e a nossa autossuficiência. 
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). 
O Mestre Jesus olha hoje para o meu e para o seu coração. O Senhor conhece o cansaço da nossa alma. O Senhor conhece as fadigas que vivemos nesta vida. O Senhor olha para nossa rotina, para tudo aquilo que vivemos, para nossa correria diária, as quais, infelizmente, muitas vezes, nos deixam oprimidos, cansados e angustiados. 
O Senhor tem compaixão de nós e nos mostra o caminho da cura, da restauração e da libertação para o nosso coração. Para isso Ele nos faz um convite. Um convite para que descansemos no Seu Coração. 
E o que encontramos no Coração de Jesus? O Coração de Jesus é manso e humilde. A mansidão do Coração de Jesus: um Coração que não se deixa agitar, que não perde a ternura e a sobriedade com os agitos da vida. Um Coração que não perde a direção. A mansidão do Coração do Senhor é repouso para tudo aquilo que vivemos de agitação dentro de nós. Jesus olha para nosso interior e quer curar as angústias da nossa alma. 
O Coração de Jesus é humilde, por isso freia o nosso orgulho, a nossa soberba, a nossa autossuficiência. Nós que nos “inflamamos” com qualquer coisa, nós que nos “inchamos”, ficamos revoltados, chateados, irados e magoados. Nosso coração que, muitas vezes, fica traumatizado com as afrontas que recebemos da vida, com as decepções que temos com as pessoas, com as negatividades que acontecem ao nosso lado, com as coisas que não dão certo e não saem do jeito que nós quereríamos… O Coração humilde de Jesus nos ajuda a encontrarmos o nosso lugar, a não nos perturbarmos, a não nos inquietarmos com qualquer coisa. 
O Coração manso de Jesus, humilde por natureza, nos aponta o caminho e a direção da paz. Tudo o que nós precisamos neste tempo é encontrar paz e repouso para o nosso coração. 
Que Deus hoje cure as nossas aflições, aquiete a nossa alma, vença a nossa rotina e nos dê equilíbrio para que o nosso coração viva a sobriedade. Que Jesus, manso e humilde de Coração, se compadeça de nós e nos dê um coração semelhante ao d’Ele. 
Padre Roger Araújo

EXISTE ALGO MAIS REPUGNANTE DO QUE A ARROGÂNCIA ?

Existe algo mais repugnante do que arrogância? Algo mais detestável do que a petulância ? Algo mais intragável do que a prepotência ? Existe algo mais digno de pena e compaixão do que ver alguém atolado no orgulho, vendo a pessoa querendo ser o que ela de fato não é?

Existe algo mais sublime do que a humildade Algo mais admirável do que a capacidade de reconhecer seus erros e pedir perdão? Mais louvável do que a reconciliação ? Existe algo mais mais extraordinário do que a generosidade ? Existe dom mais alto do que o Amor gratuito ?

Como eu queria a cada dia edificar minha vida encima dos valores que dignifica a natureza humana e afastar meu coração daquilo que corrompe e corrói a minha visão interior. Se é verdade que eu ainda não sou o que eu quero ser, mas eu reconheço que eu busco a cada dia ser mais consciente daquilo que eu não quero ser!

Padre Roger Araújo

DEPENDEMOS DO AUXÍLIO DO SENHOR


“NAQUELE DIA EM QUE GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES, Ó SENHOR” (SL 137).
Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.
“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).
A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, e muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.
Aconteça o que acontecer neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: “Senhor, salva-me, livra-me do mal”.
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

A SERENIDADE



É sereno quem pode deixar alguma coisa: uma preocupação, o rebuliço do coração depois de uma ofensa, uma humilhação, uma calúnia. Também é sereno quem pode abandonar velhos sonhos, velhas reivindicações, velhas queixas, liberando o coração, que fica tranquilo, contido e preparado para o que é possível e nos é dado no momento presente.

É sereno, ainda, quem perdoa, no sentido de deixar que algo seja passado, em vez de carregá-lo.

Essa serenidade é uma força sem emoções, uma atitude centrada e pronta para o que vem e para o agora.

Bert Hellinger

O SERVIÇO É A ALMA DA FRATERNIDADE,MENSAGEM PARA DIA MUNDIAL DA PAZ

Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” é tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz
Foto: Clarissa Oliveira/CN-Roma
Foto: Clarissa Oliveira/CN-Roma
Em sua mensagem, o Sumo Pontífice recordou que “a fraternidade é uma dimensão essencial do homem”. Ele ainda lembrou que sem a dimensão fraterna entre os povos “se torna impossível a construção de uma sociedade justa, de uma paz firme e duradoura”. A mensagem ainda aborda temas atuais como o fenômeno da globalização, a paz, a guerra, a pobreza, o crime organizado, a economia e o relacionamento do homem com a natureza.
O Papa iniciou sua mensagem dizendo que “a família é a fonte de toda a fraternidade”, e,“por vocação, deve contagiar o mundo com o seu amor”. Utilizando-se da figura bíblica de Caim, o Santo Padre recordou que “a humanidade traz inscrita em si uma vocação à fraternidade”, assim como “a possibilidade dramática da sua traição”.
Segundo o Pontífice, o egoísmo diário e a indiferença para com o próximo são a base de muitas guerras e injustiças, e que “muitos homens e mulheres morrem pelas mãos de irmãos e irmãs que não sabem se reconhecer como tais”.
“Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê em Deus o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos”, diz Francisco.
Pobreza e economia
Em sua mensagem, o Pontífice recordou que a fraternidade é premissa para vencer a pobreza e cobrou políticas que garantam a todos direitos básicos como emprego e educação. Sobre economia, o Papa alertou que as diversas crises econômicas que assolam o mundo “têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias”.
Paz e guerra
“Ao longo do ano que termina, muitos de nossos irmãos e irmãs continuaram vivendo a experiência dilacerante da guerra, a qual constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade”, disse o Pontífice, que, citando seus predecessores Paulo VI e João Paulo II, reafirmou: “A paz é um bem indivisível: ou é um bem de todos ou não o é de ninguém”. Em sua mensagem, Francisco ainda faz um forte apelo ao desarmamento.
Corrupção e crime organizado
Segundo o Santo Padre, o egoísmo individual também é a fonte de toda corrupção e de toda organização criminosa. Ele fez duras críticas àqueles que lucram com as drogas, com o tráfico de seres humanos, o crime, os abusos contra menores entre outros. “Essas organizações ofendem gravemente Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se de uma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas”, diz o Pontífice.
Fraternidade e relação com a natureza
Segundo o Papa, a criação de Deus está à disposição do homem para que ele a administre com responsabilidade e amor, pensando no bem comum e nas futuras gerações. “É mais do que sabido que a produção atual é suficiente, e, todavia, há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar um modo para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra”, disse o Pontífice.
O Sumo Pontífice concluiu sua mensagem exortando os homens a se voltarem para a sua condição transcendente, pois “quando falta esta abertura a Deus, toda a atividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objetos passíveis de exploração”. Ele termina dizendo que “o serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz”.