domingo, 20 de outubro de 2013


OUTUBRO MES DO ROSÁRIO


Outubro, o mês das Missões, é o mês em que somos convidados a refletir sobre a atualidade do Santo Rosário em nossa vida cristã. Por isso mesmo, neste mês devemos reforçar a nossa devoção mariana empreendendo a Oração do Rosário em família, em grupos de orações, nos setores pastorais, nas comunidades e nas paróquias. 

Essa devoção contemplativa faz-nos meditar sobre os mistérios de nossa redenção. É uma oportunidade de chegar às pessoas em todos os lugares e começar ali um grupo católico, embrião de uma futura pequena comunidade. Neste tempo em que tanto falamos de Paróquia como comunidade de comunidades, uma das formas de iniciarmos uma comunidade é através da oração. 

É claro que os grupos de reflexão, círculos bíblicos e outros tipos de reuniões e celebrações também formam as futuras comunidades, que farão parte da paróquia presente em todo o seu território. São oportunidades que nos ajudam a viver o trabalho pastoral. Mas a Oração do Rosário também precede as Celebrações Eucarísticas, acompanha-nos nas viagens, nos tempos de reflexão, andando pelos caminhos, nos momentos de alegria ou aflição, fazendo-nos próximos do Senhor que nos conduz e ilumina nossas vidas.

Na Carta Apostólica sobre o “Rosário da Virgem Maria”, o Papa João Paulo II nos ensina que: "O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor" (cf. RVM, n. 1). 

Com isso vemos que essa oração devocional sustentou durante muito tempo a vida cristã católica de nosso povo num passado não muito distante.

João Paulo II nos incentivava a reza do Rosário cotidianamente pelo "fato de este constituir um meio validíssimo para favorecer entre os crentes aquele compromisso de contemplação do mistério cristão que ele propôs na Carta apostólica Novo millennio ineunte como verdadeira e própria pedagogia da santidade: 'Há necessidade dum cristianismo que se destaque principalmente pela ‘arte da oração'. Enquanto que na cultura contemporânea, mesmo entre tantas contradições, emerge uma nova exigência de espiritualidade, é extremamente urgente que as nossas comunidades cristãs se tornem 'autênticas escolas de oração'. O Rosário situa-se na melhor e mais garantida tradição da contemplação cristã. Desenvolvido no Ocidente, é oração tipicamente meditativa e corresponde, de certo modo, à 'oração do coração' ou 'oração de Jesus' germinada no húmus do Oriente cristão" (cf. RVM, n. 5).

O Papa disse que o Rosário é o compêndio dos Santos Evangelhos: o Rosário é um dos percursos tradicionais da oração cristã aplicada à contemplação do rosto de Cristo. 

Paulo VI assim o descreveu: 'Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora, o Rosário é, por isso mesmo, uma prece de orientação profundamente cristológica. Na verdade, o seu elemento mais característico – a repetição litânica do 'Alegra-te, Maria' – torna-se também ele louvor incessante a Cristo, objetivo último do anúncio do Anjo e da saudação da mãe do Batista: 'Bendito o fruto do teu ventre' (Lc 1, 42). “Diremos mais ainda: a repetição da Ave Maria constitui a urdidura sobre a qual se desenrola a contemplação dos mistérios; aquele Jesus que cada Ave Maria relembra é o mesmo que a sucessão dos mistérios propõe, uma e outra vez, como Filho de Deus e da Virgem Santíssima" (cf. RVM, n. 18).

O Rosário é composto de quatro mistérios: gozosos, dolorosos, gloriosos e da luz. Os mistérios da luz foram acrescidos pelo Papa João Paulo II. Ensina o futuro santo que: "Passando da infância e da vida de Nazaré à vida pública de Jesus, a contemplação leva-nos aos mistérios que se podem chamar, por especial título, 'mistérios da luz'. Na verdade, todo o mistério de Cristo é luz. Ele é a 'luz do mundo' (Jo8, 12). Mas esta dimensão emerge particularmente nos anos da vida pública, quando Ele anuncia o evangelho do Reino. Querendo indicar à comunidade cristã cinco momentos significativos – mistérios luminosos – desta fase da vida de Cristo: 1o no seu Batismo no Jordão, 2o na sua auto-revelação nas bodas de Caná, 3o no seu anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão, 4o na sua Transfiguração e, enfim, 5o na instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal".

O Santo Rosário "coloca-se ao serviço deste ideal, oferecendo o “segredo” para se abrir mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o caminho de Maria. É o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, de silêncio e de escuta. É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo à sua Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo fato de Ela viver d'Ele e para Ele. Na Ave Maria, apropriando-nos das palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a procurar sempre em Maria, nos seus braços e no seu coração, o 'fruto bendito do seu ventre' (cf. Lc 1, 42) “(cf. RVM 24).

Vivemos no dia a dia da correria, de uma sociedade desorientada, infelizmente, em tempos tortuosos e agitados. O mundo parece estar cansado. A Virgem Maria continua cantando em nossos corações: "Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes" (Lc 1,52-53). Entre um mistério e outro repetimos: "Jesus, socorrei principalmente os que mais precisarem". 

Por isso, na cidade, ou no campo – religiosos, leigos, bispos, padres, até o Papa – todos têm uma simpatia especial pelo “Terço”, rezado por toda a Igreja, que encontra nele uma maneira prática de estar com Deus. Aqui, os grupos do “terço dos homens” se multiplicam. Agora também com o “terço das mulheres”, além dos vários grupos de espiritualidades marianas. O evento arquidiocesano “Senhora do Rosário” quis reunir em nossa catedral, para uma Oração do Terço, todos os grupos que se empenham comunitariamente em rezá-lo.

Portanto, movido pelo entusiasmo da JMJ Rio 2013, convido particularmente os jovens, que já sabem rezar o Rosário, que ensinem esta devoção aos outros jovens ou aos seus companheiros e amigos que ainda não experimentaram a riqueza desta oração mariana. 

Na repetição das orações do Pai Nosso, das Aves Marias e do Glória ao Pai vai criando em nossa mente o filme da vida de Cristo. Assim, rezando o terço, iremos crescer sempre na maior intimidade com a vida do Cristo Redentor. 

Que Nossa Senhora do Rosário nos ajude a redescobrir a beleza e a atualidade do Santo Rosário. E peço a todos: rezem nas intenções da igreja, do Santo Padre, e também por mim e pela nossa Arquidiocese!

A FAMÍLIA EVANGELIZADORA

A família cristã é evangelizadora e missionária, mesmo sem ser missionários, mas sendo aquilo que é próprio de uma família comum. Acaba se tornando evangelizadora e missionária, uma Igreja doméstica e talvez possa se tornar uma família totalmente dedicada ao serviço da Igreja. Muitos pais são alcoólatras, as mães têm problemas de saúde, mas isso não é impedimento para serem uma Igreja doméstica.  Deus está nesta família, pois Ele veio para os enfermos, os que precisam de ajuda. Como na família de Lázaro, onde sua irmã, Maria, era prostituta de leprosos, Jesus estava lá mesmo sabendo que falavam mal d´Ele.
Cada casa, cada família é uma é uma Igreja doméstica, é o Catecismo da Igreja Católica mostra os direitos que a família tem perante a sociedade. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NÃO TEMA RECEBER MARIA EM SUA VIDA

Quando José soube que Maria estava grávida, decidiu não a denunciar, porque era um homem justo. Naquela época, as mulheres que adulteravam eram apedrejadas, por isso ela deveria ser denunciada e implacavelmente apedrejada. Mas José preferiu abandoná-la em silêncio, como se ele mesmo houvesse adulterado. Ele era um homem de bom coração e, mesmo sem saber o que havia ocorrido, não queria vê-la sendo apedrejada.

A Virgem Maria, no entanto, não podia se justificar com José, pois quem iria acreditar nela. Mas ela confiou em Deus e Este falou com José por intermédio de um sonho: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo" (Mateus 1,20).

Deus escolheu pessoas humanas para que também nós trilhemos o caminho de Seu Filho, o caminho da obediência. Ele não precisa de padres, mas quis precisar deles; Ele não precisa de Papa, mas quis precisar de um Pontífice; Ele não precisava de Maria, mas Ele quis precisar dela para que Seu Filho viesse ao mundo. Quando Nossa Senhora manda, até satanás obedece, pois ele olha para ela e sabe muito bem que Jesus obedeceu essa mulher, e que ela também foi obediente até a cruz.

Da mesma forma, Deus Pai nos diz hoje: "Não tema em receber Maria em sua vida, como sua mãe, como sua mestra, como a mãe do seu Senhor. Acredite que tudo o que aconteceu nela foi santo”.

Deus fez com que ela, mesmo sendo virgem, gerasse Jesus. Ela permaneceu virgem até a sua assunção ao céu. Sem Maria não teríamos Jesus e, sem Jesus, não teríamos a salvação, estaríamos perdidos, porque nenhum de nós poderia se salvar. O demônio não imaginava que o Senhor tinha um projeto guardado em Seu Coração: fazer Maria imaculada. Por isso o demônio odeia as mulheres, odeia a Virgem Maria, aquela que nos trouxe a salvação.

O Evangelho de São Lucas 1, 39-43 diz: "Naqueles dias, Maria levantou-se e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?".

Só pela presença de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo. A prima de Nossa Senhora não tinha como saber que ela estava grávida, mas o Espírito Santo lhe revelou.

"Maria é a Mãe do meu Senhor."

Isabel diz: Como mereço que a mãe do Senhor venha me visitar? Não tema de receber Maria, a mãe do Senhor, em sua vida. Não tem como separar a mãe do filho. Se Maria é a mãe do meu Senhor, eu tenho que venerá-la. Ela é a mãe do meu Deus, do meu Redentor. Maria é mãe e mestra, ela nos ensina o caminho a seguir. Nas Bodas de Caná, Jesus honrou o Quarto Mandamento, que diz: “Honrar pai e mãe”.

"Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! E Maria disse: ‘Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva’" (Lucas 1,45-48a) 

Esta geração me chamará de bem-aventurada, e a minha geração proclamará a Bem-aventurada. 

Eu não temo receber Maria em minha vida, em minha casa, em minha família, como mãe do meu Senhor e como minha mãe. Eu proclamo que Jesus é o Senhor e ao nome d'Ele se dobra todo joelho. Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendito o fruto do vosso ventre, JESUS.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DECIDA-SE PELO AMOR

A palavra de Deus,  nos diz que devemos obedecer aos pais (cf. Eclesiástico 3,3-7.14-17).
O tentador coloca uma indignação ou incompreensão entre pais e filhos, para destruir as famílias. 
Para que nossos corações sejam curados de tudo isso, precisamos do Senhor. Ele pode reconstruir, levar à reconciliação as famílias.  Precisamos pedir a Deus que tire a indignação, ressentimento e mágoa do nosso coração. 
Assim como na vida militar, para que tudo funcione, é preciso obedecer. No plano de Deus isso é muito mais importante. 
Comece agora mesmo. Decida-se por amar e colha os frutos desse gesto nobre: o amor.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PERDOAI SEMPRE 70 X 7

O perdão é assunto complicado. Para muitas pessoas é difícil e dolorido conceder o perdão. Para dar o perdão é preciso compreender os motivos do outro, o que não significa concordar com o que ele fez, mas aceitar com caridade o motivo. 

E é o motivo, que nos faz muitas vezes querer negar o perdão. Conceder o perdão é um exercício diário, é a busca contínua de seguir o exemplo do próprio Cristo. 
Imagine o quanto Cristo sofreu pela remissão dos nossos pecados. Ele nos perdoou de todas as nossas faltas, pelo sacrifício na Cruz.

Às vezes, mesmo pensando neste sofrimento não sentimos vontade de perdoar, mas, é preciso tomar cuidado, a amargura pode nos paralisar de modo que ao invés de perdoar procuremos punir ou procurar vingança.

Perdoar é o ato de livrar o ofensor do pecado, libertá-lo da culpa. Este é o verdadeiro sentido pelo qual Deus se “esquece” quando perdoa, é necessário seguir o que está escrito em Mateus (6,12): “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam”.

Se perdoamos, porque não esquecemos de fato as faltas cometidas contra nós?
Simplesmente porque o perdão foi concedido da boca para fora. No intuito de estar com a consciência tranquila diante de um pedido de perdão, dizemos que perdoamos para simplesmente nos livrar do causador de tal ofensa.

É necessário lembrar que todos nós somos pecadores e necessitamos recorrer por vezes ao perdão de Deus. Seja compassivo e bondoso para com o seu ofensor, principalmente com aqueles que demonstram profundo arrependimento.

A falta de perdão prejudica a relação entre as pessoas e a nossa relação com Deus. Quem precisa de perdão contra uma falta cometida, se sente ferida assim como feriu o próximo. O perdão é necessário para curar espiritualmente os corações.

Pode até parecer que o perdão tem um preço muito alto, mas maior ainda é a misericórdia e o amor de Deus, como nos diz Eclesiástico 17,28: “Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o perdão que concede àqueles que para ele se voltam”.

Senhor, daí-nos um coração generoso, sempre inclinado ao perdão. Afastai de nós o ódio, o desamor e tornai-nos benevolentes para com os nossos irmão. Que a vossa graça esteja sempre conosco. Amém!

Padre Alberto Gambarinni

FÉ GARANTIDA DOS BENS QUE SE ESPERA

Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha fé! Hoje, vamos juntos clamar por milagres e renovar a nossa fé no Senhor.

Falar que se tem fé é fácil, mas eu quero ver isso, na prática, na sua vida, porque é no dia a dia que a nossa fé é provada e testada. Por isso, vamos juntos ler a Palavra de Deus em Hebreus 11, 1 -12. A partir desta reflexão precisamos renovar a nossa fé e acreditar que Deus promete e cumpre.

Nós devemos saber esperar e, para nos aproximarmos de Deus, é necessário ter uma fé viva. Nós não podemos ter uma fé morta; precisamos saber esperar o tempo de Deus. Nós precisamos saber aguardar as ações do Senhor na nossa vida, porque nós não somos os controladores da nossa vida. Quem nos conduz é Jesus. É o amor de Deus que nos leva para frente, mas insistimos em querer conduzir nossa vida sozinhos e não confiamos no Senhor.

A fé precisa ser convicta, pois não podemos ficar “no mais ou menos”; precisamos ter certeza. A vida é cheia de desafios; em muitas situações, pelas quais passamos no cotidiano, necessitamos ter uma fé persistente. Precisamos ter a fé de Abraão, pois quantas situações ele viveu e, mesmo assim, não deixou de ser obediente a Deus, porque quem vive na obediência, Deus age na providência. Deus promete e cumpre o que nos prometeu. Eu sei que é difícil saber esperar o tempo do Senhor; no entanto, devemos saber esperar, porque a Palavra de Deus nos contagia e fortalece a fé. É preciso experimentar e viver, porque o Senhor age nas pequenas coisas. Devemos acreditar sem ver; e isso é graça do Senhor!

Quantas vezes nós começamos a rezar e a pedir algo ao Senhor, e quando a graça não chega nós desistimos de rezar. Desculpem-me, mas isso é covardia, pois devemos persistir na fé e deixar a luz de Deus entrar na nossa situação. A luz entra na nossa vida e nos cura, porque o milagre acontece para aqueles que têm paciência para esperar a ação do Senhor.

Devemos ser homens conduzidos pelo Senhor, somente pela fé Deus vai agir na nossa vida. O segredo dos fortes é a perseverança. Durante toda esta semana a liturgia nos convida a sermos cristãos autênticos. Devemos ser praticantes de uma fé viva, bendizendo e louvando a Deus Pai. Quando você viver isso o milagre acontecerá na sua vida!

Não desista, porque o que cabe a você é a persistência. É tempo de sermos homens e mulheres que acreditam nas promessas de Deus, pois é muito fácil acreditar no que as pessoas dizem. É preciso crer em uma bênção especial para você. Então se você acredita nisso, vá atrás da sua bênção.

Desafios e problemas todos nós teremos, como Jesus nos ensina nos Evangelhos, por isso é importante ter coragem para viver a fé. Levante a cabeça e confie no Senhor! Muitas vezes, a nossa fé é fraca porque a Palavra de Deus não está impregnada em nosso interior. Para ser um homem de fé é preciso ser um conhecedor das Sagradas Escrituras.

“Dai-me uma fé viva e nova para que seja traduzida na vida” [trecho música]. Ninguém pode ter fé sem ter algo em que se fundamentar, pois a fé é um estado de espírito de vida. É importante ouvir a Palavra de Deus e a colocar em prática para testemunhar esses 
ensinamentos.
Para ter uma fé viva é necessário mergulhar nas Sagradas Escrituras. O que foi o “Ano da fé” na sua vida? Não deixe que a graça de Deus passe pela sua vida, mas viva verdadeiramente a fé. Mesmo que sua fé for do tamanho de um grão de mostarda, dê glória a Deus e faça esse grãozinho render grandes frutos.

Todos os dias, ao se levantar, entregue sua vida a Deus para que os milagres de que necessita aconteçam. A fonte da nossa fé é o conhecimento sobre os ensinamentos do Senhor, porque, quem espera no Senhor, precisa estar com o coração preparado para receber as bênçãos.

Tomados pela certeza de Cristo, que possamos viver a missão do Senhor na nossa vida e esperemos os milagres do Senhor, porque a nossa segurança está em Jesus Cristo. Não desista de sua fé e não a abandone, mantenha o seu coração fixo no Senhor e a renove diariamente
Padre Bruno 
Missionário da Comunidade Canção Nova

COOPERE COM A GRAÇA DE DEUS

“Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgaste as tuas vestes? Que ele venha a mim, e saberá que há um profeta em Israel. Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu. Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa. Naamã se foi, despeitado, dizendo: Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infectado e me curaria da lepra.” (II Reis 5,8-11) 
Naamã precisou cooperar com a graça divina, se ele não tivesse dado o passo que Deus o havia pedido, ele não teria sido curado. 

A forma que podemos cooperar para a graça divina é orarmos e confiarmos. Precisamos fazer tudo que está ao nosso alcance para obtermos a graça. Nunca fixe seu olhar nas pessoas, não pare nas pessoas, isso é muito perigoso. 

Apresente a Deus sua situação, seja qual for, tenha a origem que tiver, apresente a Deus, logo depois coloque-se diante Dele, seu último laudo médico. Converse com Ele, seja próximo a Dele. Se o médico passou recomendações obedeça. A nós cabe a obediência e a Deus ao sucesso em que estamos obedecendo. 

Mantenha sua fé inabalável, a nossa confiança precisa estar em Deus. Ele é o médico dos médicos. 

Amados Aprenda a viver no abandono na vontade de Deus. Precisamos ser obedientes! Coopere com a graça de Deus. No campo espiritual, se estiver doente, coloque sua casa em Ordem. Busque uma excelente confissão. Após isso, vai tomar seu remédio na Santa missa. Jesus Sacramentado! Ele é o remédio dos remédios. Eu posso dizer que sou prova viva disso. Quando passei por uma depressão. Fiquei mal, mais eu não desistia, eu cooperava com Deus. Busquei o médico tomei os remédios e também o alimento espiritual. E obtive a restauração. Queridos deixa Deus trabalhar em você. 
Se ficarmos esperando sem dar passos , talvez a sua graça nunca aconteça. Não permita se entregar as suas fraquezas, busque o Senhor. Coloque em ordem sua vida. Quanto mais cooperarmos com o Senhor, mais Ele agirá. Ele Conhece seu coração, ele é teu pastor, sabes de suas dores.


Apresente seus sentimentos ao Senhor e permita ele cura-lo. Precisamos aprender a rezarmos pela nossa história. Colocar-mos nossa vida sob a luz de Cristo. Pois Ele é o médico dos médicos. 

Padre Edimilson Lopes 
Padre da Comunidade Canção Nova

O SENHOR NO AJUDA RECOMEÇAR

Meus irmãos, essa Palavra é maravilhosa, pois conta a história de um povo liberto que voltava para sua terra, Jerusalém. Só que ao chegarem lá, eles viram que ela estava toda destruída. Eles viviam um momento em que teriam que ter muita fé em Deus para recomeçar e reconstruir Jerusalém.

O primeiro passo era reconstruir o Templo, pois era lá que o povo se reunia para se encontrar com Deus. O Templo era a identidade religiosa do povo. 

Era o recomeço, um novo desafio. Reconstruir toda a cidade, a começar pelo Templo. E o profeta Zacarias estava ali para animar aquele povo.

Deus estava com eles nessa reconstrução. Era como se Ele dissesse: “Gente, vai dar certo! Eu estou com vocês nesse recomeço.” E o bonito nessa leitura é que podemos contemplar o olhar do Senhor envolvendo o Seu povo, um olhar que traz três dimensões muito importantes para eles que estavam recomeçando a vida. 

A primeira característica desse olhar de Deus é que era um olhar apaixonado, uma declaração de amor do Senhor a Seu povo: “Sou muito apaixonado por Sião, estou fervendo de paixão por ela.”

Deus é assim: Ele é apaixonado por nós e pensa em nós o tempo todo, como se fosse uma pessoa apaixonada, que fica até "boba" por ficar pensando na pessoa amada o dia inteiro. 

O Senhor está olhando para você, neste momento, com um olhar apaixonado. Ele olha para você, pensa em você em primeiro lugar, porque Ele o ama do jeito que você é. Para Deus, você é um filho muito amado, querido e desejado. Grave isso no seu coração, mesmo que você se sinta a pior pessoa do mundo, Deus está pensando em você com muito amor nesse momento.

Redescubra esse Deus apaixonado na sua vida. Ele está pensando em você agora e quer sua atenção. Muitas pessoas hoje não correspondem ao amor de Deus. Então, não se esqueça: Deus tem um olhar apaixonado por você.

A segunda característica é que o olhar do Pai é regenerador. Na Palavra, podemos ver que Deus dá ao Seu povo uma coisa simples, a visão de uma praça. Ele regenerava o coração daquele povo, estava transformando o coração deles, com a esperança de uma vida nova. No meio daquele desânimo, Deus lhes mostrava o que estava por vir, uma visão simples e maravilhosa, de que tudo poderia ser bom novamente.

Hoje, Deus quer tocar você com esse olhar regenerador. Deixe-se tocar por esse olhar que pode transformar a sua vida. O Senhor quer sempre o melhor para você. Ele quer a sua felicidade, assim como queria a felicidade daquele povo.

A terceira característica do olhar de Deus é que esse olhar vai além e por ir além, quando somos envolvidos por esse olhar, conseguimos vislumbrar todas as promessas que o Senhor tem para nossas vidas.

A promessa d’Ele é que nós seremos o Seu povo e Ele o nosso Deus. Ele nos trará de volta, mas não para nos "jogar em qualquer lugar" e mandar "nos virarmos" para recomeçar. Ele nos traz de volta e diz: “Agora você está no lugar certo, que eu coloquei. Vamos recomeçar juntos? Eu estou ao seu lado e vou lhe ajudar.”

Toque hoje nas promessas de Deus, desse Deus apaixonado, que regenera e lhe dá uma vida nova. 

Há uma história que conta que um dia Deus olhou para a humanidade e decidiu tirar férias, pois estava cansado. Deus não faz isso, mas nessa história ele resolveu descansar. Então, o Senhor reuniu Seus anjos e pediu um conselho a eles, perguntando onde é que Ele deveria se esconder para descansar.

Um dos anjos disse: “Tu és o Altíssimo, te escondas na montanha mais alta, assim nenhum ser humano vai te perturbar.” Mas, Deus não gostou dessa ideia. Então, outro anjo disse: “Tu és o Altíssimo, te escondas nas profundezas do mar, assim nenhum ser humano te encontrará.” Mas, Deus também não gostou desse conselho.

Outro anjo chegou e disse: “Tu és o Altíssimo, te escondas do outro lado da lua, ninguém te achará.” Mas, Deus também não gostou. Então, o Senhor virou para o mais sábio dos anjos e perguntou a ele onde deveria se esconder. O anjo disse sorrindo: “Tu és o Altíssimo, só há um lugar para Tu te esconderes: no coração das pessoas.”

É no coração de cada irmão que Deus está escondido. É ali que Ele se esconde. Que hoje você possa experimentar esse Deus que está escondido no seu coração. É por "ferver" de paixão por você, que Ele quer se revelar.

Deus pode tudo. Ele pode restaurar a sua casa, a começar das pequenas coisas. Neste momento, Ele abre um álbum diante de você e lhe mostra que a sua vida teve muitos momentos bons.

Se hoje você acordou desanimado, lembre-se desses momentos bons na sua vida. A sua vida não é só sofrimento, ela tem coisas boas. Louve ao Senhor. Neste momento, Ele envolve você com Seu olhar apaixonado para regenerar a sua vida e fazê-lo ver além. Você não recomeça sozinho, Deus recomeça junto com você.

Obrigado, Senhor, eu me sinto envolvido por Seu olhar de amor e O louvo, porque me coloca novamente de pé.

Alexandre Oliveira
Membro da Comunidade Canção Nova