sexta-feira, 26 de julho de 2013



SÃO JOAQUIM E SANT´ANA

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana.
=Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!

NO PERDÃO ESTÁ RAIZ DE TUDO

Ame seu familiar e próximo, apesar de todas as brigas que houve entre vocês.

Pelas decepções e revoltas causadas por um irmão ou uma irmã que foi injusto(a) com você, que o desprezou, lesou, ofendeu, causando-lhe prejuízo econômico e prejuízo à sua honra, que falou mal de você, embora fosse seu irmão. Pelas decepções por causa de herança e terra...

Às vezes, irmãos e cunhados brigam entre si até por causa do cachorro. O problema com o animal passa, mas fica a decepção, a inimizade, enquanto o cachorro está belo e folgado.

Impressionante: no perdão está a raiz de tudo! Derrama, Senhor, sobre cada um de meus irmãos, a decisão de perdoar e amar.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

BUSQUE A MIM E O VÓS ALIVIAREI

É necessário reconhecer que somos dependentes d’Aquele que nos amou primeiro
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sobre o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso (Mt 11, 28)
Jesus bondoso e misericordioso está nos apresentando o Seu coração como lugar de descanso e refúgio para as fadigas da nossa alma e do nosso corpo. Nós precisamos de refrigério e de um alento para as nossas aflições, e Jesus compreende tudo isso.
Você, que de alguma forma está carregando um fardo muito pesado, olhe para o meu coração, porque meu coração é manso e humilde. Reconheça a necessidade desse repouso que gera vida nova.
Humilhe o seu coração, retire dele toda vaidade, todo excesso de preocupação e tudo aquilo que pesa nele. Não basta dizer que você é de Deus, porque confia n’Ele, pois o mais importante é deixar que Ele seja luz e mansidão que sua alma tanto precisa.
Deus o abençoe!
Padre Roger

DEUS FAZ GRANDES COISAS POR MEIO DOS PEQUENOS

É para o pequeno e o humilde que Ele manifesta a Sua glória. Para os orgulhosos é difícil acolher a própria pequenez e assumir que são pequenos. Por isso, assuma-se e ame-se. 


Somos apenas uma “poeirinha”, mas o Senhor volve o olhar d’Ele para nós. O que agrada a Deus, o que dá liberdade para Ele agir em nós é quando admitimos e assumimos que somos pequenos, pobres e humildes. Maria nunca quis ser grande, por isso o Senhor olhou para Ela e fez maravilhas nela e por meio dela.

Meus irmãos, quem era João XXIII? Ele só queria ser um pároco da Igreja, viver uma vida de simplicidade, pois sabia que era pequeno. Mas Deus pôs Seus olhos nele e ele foi eleito Papa e, como a Santíssima Virgem Maria, deu o seu “sim”. E quantas maravilhas Deus fez por intermédio dele, que foi chamado de “O Papa bom”, porque sabia que era pequeno e também sabia que tudo era por inspiração de Deus.

Deus pode fazer coisas grandiosas nas pessoas que assumem seu nada. Por isso, digo aos meus filhos de comunidade: “O segredo é assumir sua pequenez”. Se nós tivéssemos amado ainda mais nosso nada, Deus teria feito ainda muito mais, mas mesmo assim o Senhor fez em nós maravilhas. É por isso que a Canção Nova existe.

O Senhor faz quando assumimos que somos pequenos e pobres. Para o Senhor nada é impossível, o segredo está nisso. Louvemos ao Senhor que faz o impossível naqueles que se reconhecem pequenos.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova