quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


PAPA FALA DA UNÇÃO DOS ENFERMOS

Francisco lembrou que a unção dos enfermos é o sacramento da compaixão de Deus com o sofrimento humano
 Trata-se do sacramento da compaixão de Deus com o sofrimento do homem no momento da doença e da velhice, explicou o Santo Padre.
Francisco recordou que Jesus ensinou Seus discípulos a terem Sua mesma predileção pelos enfermos e necessitados, confiando-lhes a tarefa de atendê-los em Seu nome por meio desse sacramento.
“Que alegria saber que, nos momentos de dor, não estamos sozinhos. O sacerdote e a comunidade cristã, reunida junto ao que sofre, alimentam sua fé e sua esperança”, disse.
Nesse contexto de ajuda e compaixão para com os doentes, o Pontífice citou como exemplo a parábola do Bom Samaritano, que cuidou de um homem sofredor encontrado pelo caminho. O Bom Samaritano cuidou das feridas do homem e, depois, o confiou a um hospedeiro, sem pensar nos gastos, para que continuasse cuidando dele.
“Ora, quem é este hospedeiro? É a Igreja, a comunidade cristã, somos nós, aos quais, todos os dias, o Senhor Jesus confia aqueles que estão aflitos, no corpo e no espírito, para que possamos continuar a derramar sobre eles, sem medida, toda a Sua misericórdia e a Sua salvação”.
Aos que consideram o sofrimento e a doença como um tabu, o Papa lembrou que Jesus mostra, com a unção dos enfermos, que o ser humano pertence a Ele. Nesse sentido, este sacramento, considerado em verdade, é a presença de Jesus próximo ao doente.
“Cristo nos toma pela mão e nos lembra que pertencemos a Ele, que nada nem ninguém, nenhum mal, nem sequer a morte poderá nos separar d’Ele”.
No momento das saudações, Francisco dirigiu algumas palavras aos peregrinos de língua portuguesa. “Em cada um dos sacramentos da Igreja, Jesus está presente e nos faz participar da Sua vida e da Sua misericórdia. Procurem conhecê-Lo sempre mais para poderem servi-Lo nos irmãos, especialmente nos doentes. Sobre vós e sobre vossas comunidades, desça a bênção do Senhor!

FELICIDADE

Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

DEPRESSÃO : UM SINAL DE ESPERANÇA

"Uma pessoa deprimida traz em si um grande sentimento de culpa. E precisa se sentir perdoada
Muitos pensam: como a depressão pode ser um sinal de esperança [referindo-se ao livro "Depressão: Um sinal de esperança" escrito por ele]?

A depressão é uma doença muito comum, muitas pessoas acham que essa enfermidade é frescura ou é uma forma de chamar a atenção. Contudo, a depressão é algo muito antigo e sério. 

As pessoas com depressão têm mais chances de ter doenças cardiovasculares; e é a patologia que mais afasta as pessoas do trabalho. A incidência desta enfermidade é 5% a 10% da população mundial. 

Existe uma explicação clínica para a depressão devido à formação genética. A depressão é uma doença mental, por isso a pessoa depressiva fica sem disposição porque não tem serotonina para responder aos estímulos. 

Existem vários tipos de depressão, mas o pior é quando a pessoa não aceita a doença, pois aí existe uma grande armadilha do inimigo de Deus. Um depressivo tem coragem de se matar, se você convive com alguém que vive dizendo que quer morrer leve-o ao médico. 

Existem pessoas que têm o gene da depressão, então elas vão conviver com a doença e sempre vão precisar tomar o remédio. Também há a depressão circunstancial, muitas vezes, ela ocorre quando há uma perda familiar ou financeira, então nesse tipo de depressão a pessoa faz tratamento e geralmente é curada. 

Na semana passada atendi uma pessoa que ficou deprimida porque Michael Jackson morreu. Isso, para nós, parece uma bobeira, mas talvez ela tenha o gene para isso.

Outro tipo é a depressão crônica, quando a pessoa, desde criança, é triste. Muitas pessoas que sofreram traumas na vida uterina também desenvolvem essa enfermidade. Isso pode acontecer quando os pais brigam e o bebê, ainda no ventre materno, interpreta que a briga é por causa dele. O trauma da vida uterina e da infância pode marcar a pessoa para vida toda. Sintomas da depressão crônica são: o humor deprimido, pessoas constantemente de mau humor, pessoas que não conseguem acabar uma atividade, que gostam agradar os amigos com presentes, etc. Esse tipo de depressão leva a pessoa a ficar mal.

Atendi uma freira que não conseguia dormir, não conseguia rezar e fazer seus afazeres, e as pessoas a cobravam, ela sentia dor no peito e palpitação. Ao conversar com ela, percebi que ela foi assediada sexualmente quando tinha 4 anos. Veja: um quadro na infância que levou a uma doença crônica. E ali descobrimos que ela foi ser religiosa na Igreja para esconder os traumas, porque ela se sentia culpada e impura.

A Palavra de Deus diz que um homem prudente não deve se descuidar e deve procurar os médicos:   

Honre os médicos por seus serviços, pois também o médico foi criado pelo Senhor. Do Altíssimo vem a cura, e o médico recebe do rei o pagamento. A ciência do médico o faz levantar a cabeça e ser admirado pelos grandes. Da terra, o Senhor criou os remédios, e o homem de bom senso não os despreza. Não foi para manifestar o poder do Senhor que as águas foram adoçadas com um pedaço de madeira? O Senhor deu aos homens a ciência para que pudessem glorificá-lo por causa das maravilhas dele. Com elas, o médico cura e elimina a dor, e o farmacêutico prepara as fórmulas. Dessa maneira, as obras de Deus não têm fim, e dele vem o bem-estar para a terra. Meu filho, se você ficar doente, não se descuide. Suplique ao Senhor, e ele o curará. Evite as faltas, lave as mãos e purifique o coração de todo pecado. Ofereça incenso e um memorial de flor de farinha, e faça gordas ofertas, conforme suas possibilidades. Depois, consulte o médico, pois também ele foi criado pelo Senhor. Não o afaste, porque você precisa dele. Há casos em que a cura depende só dele. Ele também suplica ao Senhor, a fim de que lhe conceda aliviar a doença e curar seus pacientes” (Eclesiástico 38, 1-14).
Uma pessoa deprimida traz em si um grande sentimento de culpa. E precisa se sentir perdoada. A depressão deixa a pessoa paralisada, sem prazer nem força para nada. Por isso não obrigue as pessoas depressivas a fazer as coisas, não fique falando coisas do tipo: "Você tem filhos maravilhosos", isso não adianta, porque elas querem sair da situaçao, mas não conseguem. Leve-as ao médico e a um diretor espiritual.

Existe também a depressão espiritual, pessoas que acham que Deus as abandonou e não se perdoam. O perdão é o melhor remédio para curar várias doenças. Depressão não é falta de fé. A sensação de culpa só Deus pode curar, pois a palpitação e a dor no coração o remédio os cura, mas o sentimento de culpa somente Deus perdoa, por isso vá à Missa todos os dias e comungue, reze o terço, confesse-se, jejue e medite a Palavra de Deus e viva seus ensinamentos. Só com as "5 pedrinhas da oração" podemos vencer essa batalha.
Dr. Roque Savioli 
Cardiologista e escritor de vários livros pela Editora Canção Nova.

PORQUE DA SAÚDE É UM DEVER DO CRISTÃO

O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente (Gn 2,7)
Os anjos só tem espírito e os animais apenas têm corpos. Já o ser humano é uma síntese perfeita e maravilhosa de ambos. A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. O relato bíblico exprime esta realidade com uma linguagem simbólica, ao afirmar que “o Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2,7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus.
O corpo do homem também participa da dignidade da “imagem de Deus”: é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito Santo.
O Concílio Vaticano II explicou que: “Unidade de corpo e de alma, o homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador uma voz  de louvor. (GS 14,1)
Portanto, não se pode desprezar a vida corporal; ao contrario, devemos estimar e honrar o corpo, porque ele foi criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia.
Desta forma, devemos evitar todo tipo de vícios e maus hábitos que possam fazer mal à saúde e prejudicar o corpo. Todas as formas de vícios acabam lesando a saúde; o vicio do cigarro, a bebida alcoólica, e as drogas, de modo especial, fazem mal à saúde.
É preciso cultivar a virtude da temperança pois ela nos ajuda a evitar toda espécie de excesso, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos usados de maneira errada.
Tudo o que possa fazer mal ao corpo é considerado pela Igreja como algo mal e indevido. Por exemplo, aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado pela velocidade, colocam em perigo a segurança alheia e a própria nas estradas, no mar ou no ar, tornam-se gravemente culpáveis. Quantas pessoas perderam a vida por causa de acidentes causados nas estradas por motoristas embriagados ou até mesmo drogados.
Não é licito também colocar a vida e a saúde em risco sem necessidade, apenas pelo desejo imoderado de aventura.
A Igreja lembra-nos que “a vida e a saúde física são bens preciosos confiados por Deus. Devemos cuidar delas racionalmente, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para obter as condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social.” (Catecismo §2288)
Especialmente em relação aos jovens os pais precisam estar alertas sobre os vícios, pois sabemos que é na juventude que eles se iniciam e podem se tornar um grande mal. Quantos jovens perderam as suas vidas por causas das drogas!
Juntamente com a saúde física é preciso cuidar da saúde mental. Se a pessoa não tem uma vida equilibrada, ela pode buscar nos vícios uma forma de compensar as frustrações e carências afetivas, etc. Podemos e devemos buscar ajuda profissional e  espiritual para tratar dos males de nosso espírito. Hoje a depressão é causa de muito sofrimento, e mesmo de morte. É preciso tratar dela com médicos, psicólogos, psiquiatras e ajuda espiritual.
Também as condições de trabalho inadequadas podem fazer mal à saúde. Felizmente os governos estão hoje mais alertas a isto, mas assim mesmo ainda há casos de desrespeito neste campo.
Em relação ao trabalho é preciso lembrar também que não podemos ser escravos dele. Muitos se matam de trabalhar, sem o necessário repouso e férias. Isto prejudica a saúde física e mental, sem falar no mal que pode fazer para a família. Quantos pais e mães abandonam seus filhos para se dedicar exageradamente ao trabalho. O dinheiro ganho deste jeito pode depois ter que ser usado com médicos e psicólogos para compensar os males produzidos pela ausência dos pais junto aos filhos.
Se por um lado, é preciso cuidar do corpo, é importante também não dispensar a ele um cuidado exagerado. A alma é mais importante que o corpo; este um dia morrerá, mas alma é imortal.
Infelizmente a nossa sociedade dispensa ao corpo um cuidado exagerado no sentido e cultuar a beleza a todo custo. Há hoje uma verdadeira “ditadura da beleza” que escraviza especialmente as moças. A mídia muitas vezes lhes impõe um padrão de beleza; e faz sofrer aquelas que não atingem este padrão.
A Igreja ensina que “se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo-se contra uma concepção neo-pagã que tende a promover o “culto do corpo”, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física.” (Cat. §2289)
Cuidar do corpo e da saúde é algo importante e necessário, mas cair no erro do culto exagerado do corpo, como se ele fosse mais importante que o espírito, é um erro que coloca o homem de cabeça para baixo.
Prof. Felipe Aquino

NÃO DESISTA DE VIVER A BONDADE

Deus nos dá a direção para vencermos os obstáculos
Certa vez, disse para uma amiga: “Não desista de viver a bondade!” Passaram-se anos e, há poucos dias, ela me disse: “Nunca mais me esqueci de suas palavras, e tenho me deixado conduzir por elas, as quais permanecem como eco em minha memória”.

A princípio, fiquei somente surpresa por ela ter se recordado tão vivamente do conselho, mas, depois, percebi que era mais que isso. Em suas palavras, percebi o Senhor atualizando o recado também para minha vida.

Em um mundo no qual se coloca em evidência aquilo que não é bom, se não estivermos alicerçados em princípios de fé e esperança, correremos o risco de nos deixar levar pela maldade e agir pela força dos argumentos da razão, desistindo facilmente de ser bons.

Hoje, resolvi ampliar a partilha na intenção de que ela chegue ao seu coração, porque acredito no poder da bondade. Posso dizer, por experiência própria: o amor é mais forte que o poder do mal. Existe uma fábula atribuída a Esopo que pode ilustrar essa partilha, e eu a apresento aqui: "Conta-se que o sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte. O vento disse: 'Provarei que sou o mais forte. Vê aquela mulher que vem lá embaixo com um lenço azul no pescoço? Aposto como posso fazer com que ela tire o lenço mais depressa do que você'.

O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem. O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais a mulher segurava o lenço junto a si. Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar. Então, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para a mulher. Com esse gesto, ela imediatamente esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço. O sol disse, então, ao vento: 'Lembre-se disso: a gentileza e a bondade são sempre mais fortes que a fúria e a força'".

Acredito que, com essa narrativa, Deus está nos dando a direção para vencermos os obstáculos de nossa vida. Não com a força, não com a fúria, mas com a gentileza, com o sorriso, com a bondade e a paciência, com o amor e o perdão. É assim que venceremos!

Não sei em qual etapa da vida você se encontra nem quais são os desafios que tem enfrentado, mas acredito que Jesus, o “Homem bom por excelência”, pode e quer o ajudar a dar uma resposta diferente, fazendo opção pela bondade.

A Palavra do Senhor diz: "Não pela força nem pela violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos [...]" (Zacarias 4,1-10). E o Espírito de Deus nos conduz somente àquilo que é bom, justo e nobre.

Que tenhamos coragem e disposição para expressar a bondade que está em nós e chegar a muitos corações a partir da nossa decisão e da coragem de sermos um pouco melhores a cada dia. Eu estou tentando. E você?

Busquemos, juntos, neste dia, dar a vitória à bondade. A força dessa virtude, passando por nossos pequenos gestos, pode fazer grande diferença.
Dijanira Silva

NÃO NOS DESEPEREMOS DIANTE DOS PROBLEMAS


Quando não nos atemorizamos, não nos desesperamos diante dos problemas, mas os enfrentamos e conseguimos encontrar a solução para eles.

Que aventura linda é buscar o caminho da solução dos problemas. Desenvolver os cálculos e chegar à solução deles, pois todos têm solução, só que, assim como na matemática, todos eles têm que ser enfrentados. 

A solução de todas as nossas dificuldades é Jesus, mas diante dessa verdade não podemos cruzar os braços. Caminhando com o Senhor vamos chegar à solução de todas elas. Eu fiz, graças a Deus, uma matemática muito boa e tive muitos professores bons. Mas eu sou muito mais feliz por encontrar a solução dos meus problemas no Senhor. 

É isso que Jesus está nos ensinando hoje. Ele é a porta, não só o Pastor, mas também a porta. A Palavra de Deus para nós é ordem: CORAGEM!

Saber enfrentar as adversidades é verdadeiramente o segredo para a felicidade. 

Monsenhor Jonas Abib

CONFIAR SEMPRE

Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim.” (João 14,1)
Vivemos em mundo tão perturbado, são tantos os desafios para enfrentarmos no nosso dia a dia, mas mesmo com todas as dificuldades não podemos desanimar. É preciso ter confiança no Senhor e acreditar que temos um Deus ao nosso lado, que Ele tudo vê e tudo pode realizar.
Aproximemo-nos do Senhor com confiança, na certeza de que em Jesus somos vencedores.
Rezemos com fé e confiança: “Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta!” (Santa Teresa D’Ávila)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

CONFIE NAS PROMESSAS DE DEUS

Se formos fiéis no pouco, Deus nos confiará muito mais e nos dirá: "Vinde benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que foi preparado para vós desde a fundação do mundo" (Mt 25,3b).

Somos escolhidos para possuir o Reino; somos, não por merecimento, os eleitos de Deus. Eis a razão pela qual devemos confiar e "mergulhar de cabeça" em Suas promessas.

Não se desespere. Não se agite. Confie! Confie nas promessas de Deus! O Deus de Elias é o Deus de Jesus Cristo e o nosso Deus. Ele não mudou. Confie! Não reclame! Pelo contrário, se abandone nas mãos de Deus!

Monsenhor Jonas Abib