quinta-feira, 15 de maio de 2014


DECIDA-SE EM AMAR

“Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele” (1 João 4, 16).
No início deste dia, decida-se pelo amor de Deus, que o encoraja e impulsiona para não desistir diante das provações. Ame o seu próximo, pois esta atitude demonstra o amor que temos pelo Senhor.
Em todas as suas ações, coloque em prática o amor. Comece por aqueles que são mais próximos como a família, os amigos e as pessoas que estão com você no dia a dia.
“Jesus, eu só tenho o dia de hoje para amar-Vos”. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
Peçamos a Jesus a graça de viver o dia de hoje como se fosse o único e o último da nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O QUE É A ORAÇÃO ?

O nosso modo de rezar é o Senhor quem o concebe
Antes de começarmos a falar sobre oração, precisamos adentrar no seu significado, se é que podemos defini-la. Mas vamos buscar clareza sobre o tema e o modo como a oração pode fazer parte da vida do cristão.
A definição de oração pode ser expressa por palavras, mas o jeito de rezar e o relacionamento com Deus é diferente para cada pessoa. Porém, não podemos inventar o jeito próprio de rezar, mas seguir aquilo que a Igreja já determinou com seus séculos de experiência; contudo, a aplicabilidade é diferente.
 Vamos tentar definir oração:
 Diziam os Padres do Deserto que a oração é o espelho da alma. Em hebraico, oração é tefillah, que significa “juízo”: [...] a oração é a possibilidade de julgar com Deus, de realizar um discernimento sobre a própria vida, sobre a relação com os outros, sobre o próprio relacionamento com as criaturas. É assim que se ordena e se aprofunda a própria interioridade, que se mede o próprio caminho humano, o próprio amadurecimento como crescimento interior adequado à própria idade e situação. (Livro: Onde está Deus? – Padre Reinaldo)
 Perceba que a oração não é nossa, mas de Deus. O próprio Senhor nos concede o dom de orar. Por isso, na oração, precisa entrar o julgamento de d’Ele. Nós precisamos nos submeter a Ele na oração. O nosso modo de rezar é o Senhor quem o concebe.
Sobre a oração pessoal, padre Francis Cardeal Arinze nos ensina:
A oração pessoal é insubstituível, porque chega um tempo em que cada um é chamado a encontrar Deus frente a frente, no encontro espiritual. Isso pode acontecer na intimidade do próprio quarto, diante do sacrário, debaixo de uma árvore, no alto de um monte ou à beira-mar. Pode acontecer mesmo ao volante do carro ou em algum momento da Missa, como enquanto a preparamos, antes da coleta, após a leitura ou na homilia, sem dúvida após a santa comunhão e na ação de graças, após a Celebração Eucarística.
A nossa oração privada há de ser realmente pessoal: há de brotar do coração. Podemos exprimi-la com ou sem palavras; não podemos nos limitar a repetir preces escritas por mestres espirituais e por santos, ainda que tais fórmulas nos ajudem a entrar na oração pessoal.
 A oração deve ser incessante e continua. Por isso, requer dois pontos:
  1. Qualidade da oração: buscar rezar com o coração para, assim, gerar uma contínua e ininterrupta perseverança. Orai sem cessar (1 Ts 5, 17).
  1. Oração pura e sincera: ser feita com fervor – evitar as inquietações e preocupações. Deixar Deus entrar no santuário do meu coração.”
Para concluir o sentido e o significado do que é oração, fixemos nosso olhar na graça de Deus. E a Igreja a define assim:
 “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”. (CIC 2558).

Pe. Reinaldo Cazumbá

ESPERA NO SENHOR

Espera no Senhor,ele vai te dar o milagre que precisas,ele quer te dar vitória.Jesus ama,ampara,cuida,não quer ver um filho seu triste,Cristo quer você alegre,sorrindo pra vida.Jesus venceu a morte,para que não tivesse mais tristeza .Então pra que ficar triste,chorando,lamentando?Alegra-te, e lembre-se que Jesus Cristo ressuscitou!!!!
Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo! — com São Padre Pio de Pietrelcina.

PERSEVERE ,O CÉU ESTÁ A SEU FAVOR

O Senhor verdadeiramente ressuscitou, aleluia! É uma alegria celebrar a experiência de que o choro e o desespero passou porque alguém assumiu todas as dores para fazer de nós pessoas felizes! Esta a experiência grandiosa do amor de Deus para nós. 

Em todos os lugares santos que visitamos na Terra Santa, um dos lugares mais fortes é o Santo Sepulcro e sabemos que está vazio, porque o Senhor ressuscitou! Nós, Obra de Maria, temos levado de casa em casa este Jesus Ressuscitado, que mesmo diante das dificuldades percebemos que a morte não é o fim de tudo, mas um Deus que nos ama e faz-nos a cada dia dar uma resposta diferente. 

Em comunhão com a Canção Nova, como estamos hoje, travamos uma grande luta contra o mal. Somos todos missionários fazendo da Palavra de Deus vida na vida dos outros, assim como diz o Salmo “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor”. Esta é a nossa alegria: somos missionários e temos a certeza de que o Senhor está conosco em nossa missão. 

“Toda e qualquer experiência com o ressuscitado deve ser motivo de alegria”, como diz o Papa Francisco em sua encíclica: “Alegria do Evangelho”. Aquilo que é de Deus, meus irmãos, permanece para sempre! Este é o amor dele para conosco. Bem sabemos que os discípulos foram também aos tribunais, mas Gamalieu, um dos sacerdotes disse: “Deixemos que continue pois aquilo que é do Senhor permanece para sempre”. Amados, esta é a experiência que tem nos incomodado o nosso querido Papa, vivamos a “cultura do encontro”. 

Um dos casos que tem causado tristeza são os casamentos, que ão tem sido santificados para sempre, mas por um tempo. Não se pensa em ser casar para sempre, mas “até quando der certo,” não! Busquemos aquilo que é eterno. Quando estamos felizes queremos anunciar para o mundo aquilo que vivemos, assim deve ser o anúncio da Palavra do Senhor: sejamos alegres em anunciá-lo. 

“Aonde eu estou o meu Senhor está sempre comigo”, frase de São João Crisóstomo. Esta é uma verdade, onde quer que estejamos, mesmo em momentos em que estamos no Calvário e queremos abandonar a cruz que nos espera, mas devemos assim como o Senhor dizer: “Pai, seja feita não a minha, mas a tua vontade”. 

Devemos levar com nossas vidas levar Jesus a qualquer lugar. Não contribua para que seu irmão caía no buraco, mas que ele se salve. Se estamos aqui, irmãos, é que alguém nos chamou, nos evangelizou, façamos o mesmo. Ser católico é testemunhar Jesus na alegria em perceber que existe um lugar melhor para nós. “Em um último momento Deus lhe surpreende”, disse o Papa Francisco aqui no Brasil. Deus é assim, meus irmãos, quanto mais O anunciamos mais Ele faz em nós. A experiência que fazemos com o Senhor deve nos transformar. 

A nossa intimidade com o Senhor na oração não é ficar apenas de joelhos, mas ajudar os sofredores. Somos chamados a sermos cristãos solidários. Jesus passou, durante sua vida, por muitos povoados, não se cansava de curar e libertar aquele povo. Sejamos pois como Ele, anunciemo-nos o Cristo que vive e nos transforma
Somos a extensão do amor de Deus para a humanidade. O amor é renunciar a si mesmo para fazer o outro mais feliz. É olhar para frente e pensar que podemos fazer o melhor. Nos esforçando para fazer o outro feliz com ele também seremos felizes. Contagiemo-nos uns aos outros! Faça uma experiência nova na alegria do ressuscitado. 

Jesus quer sempre o nosso melhor e a nossa alegria. Ore mais por quem você deseja santificar. A Igreja só será jovem quando o jovem se torna Igreja. Volte para o Senhor, pois temos um lugar aqui que lhe espera. A tristeza não é o fim de tudo! Dê espaço para a alegria que vem de Deus. 
Padre Vandilson de Sousa Lima 
Membro da Comunidade Obra de Maria

FELIZ AQUELE QUE SEGUE O SENHOR

Os caminhos do Senhor são perfeitos, alegria e felicidade sem fim. Na Palavra de Deus, é a bússola que nos direciona ao bom caminho.
Permaneçamos firmes às leis do Senhor, com a certeza de que, por meio delas, progredimos na fé. A fidelidade a Jesus é a certeza de colhermos muitos frutos de alegria e paz. “Mas na lei do Senhor encontra sua alegria e nela medita dia e noite” (Salmo 1,2).
Peçamos ao Senhor o derramamento do Espírito e rezemos com confiança: “Envia o Teu Espírito, Senhor, e renova a nossa vida”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago