terça-feira, 25 de setembro de 2012


A MISERICÓRDIA HUMANA E DIVINA


Bem-aventurados os misericordiosos
 porque alcançarão misericórdia".

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. É suave a palavra “misericórdia”, meus irmãos. E se a palavra assim é, o que não será a realidade?
Apesar de todos a desejarem, não agem de modo a merecer recebê-la; o que é não é bom. De fato, todos querem receber a misericórdia, mas poucos querem dá-la.
Ó homem, com que coragem queres pedir aquilo que finges dar! Deve, portanto, conceder misericórdia aqui na terra quem espera recebê-la no céu. Por isto, irmãos caríssimos, já que todos queremos misericórdia, tenhamo-la por padroeira neste mundo, para que nos liberte no futuro. Há no céu uma misericórdia a que se chega pelas misericórdias terrenas. A escritura assim diz: Senhor, no céu, tua misericórdia.
Qual é a misericórdia humana? Aquela, é claro, que te faz olhar para as misérias dos pobres. E a misericórdia celeste? Certamente a que concede o perdão dos pecados” (São Cesário de Arles, bispo).
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sermos misericordiosos, principalmente com os mais pobres e necessitados.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

AJUDA-ME A MUDAR MEUS HÁBITOS

No Evangelho, vemos a luta entre Jesus e os fariseus. O Senhor tentou levar a Boa Nova a eles e aos escribas, mas quando percebeu que não mudaram em nada, defrontou-se com eles. Quando Jesus falou-lhes aquilo que era preciso e os chamou de hipócritas, deu aos fariseus suas razões. 

Os fariseus eram maus? Nenhum deles queria ser mau, ao contrário, eles queriam ser perfeitos, praticar toda a lei com perfeição. Mas, além das leis deixadas por Deus, eles foram criando outras leis e normas; mas era praticamente impossível cumprir tudo aquilo. Posicionando-se diante do povo como perfeitos praticantes da lei, mas não conseguindo cumpri-las eles próprios, foram tornando-se hipócritas. Não existia sintonia entre cara e coração. A partir daí, começaram a se tornar maus. 

Jesus foi a verdade simples. Os fariseus ficaram desapontados e não se abriram para Ele. Por isso começaram a persegui-Lo, pois tinham, diante do povo, o conceito das coisas perfeitas, faziam questão de ser homenageados e chamados de mestres. 

O “vírus do farisaísmo” continua até hoje e pode pegar qualquer um de nós. Este vírus tem uma predileção: ele escolhe aqueles que querem ser mais de Deus, que usam os dons d'Ele, aqueles que estão à frente da Igreja. Todos nós corremos o risco de pegar esse vírus e nos tornar hipócritas. Ele vai nos pegando aos poucos e quando percebemos, já estamos vivendo a hipocrisia de impor aos outros algo que não praticamos, seja como pais, coordenadores ou chefes. Hoje é o dia de nos colocarmos sob a luz de Deus para que Ele nos liberte desse mal.

Rezem comigo: "Senhor, ilumina-me, mostre-me toda a hipocrisia que há em mim. Eu não quero fugir da Sua luz, quero expor-me a ela. Mostre-me o 'vírus do farisaísmo' e onde estou sendo hipócrita. Ajude-me a mudar os meus hábitos, Senhor". 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

RETORNAR SEMPRE DESISTIR NUNCA


Começar um novo dia é ter a coragem de começar uma vida nova. Concretamente, precisamos nos desvencilhar do passado para vivermos o hoje.
Comecemos pelas coisas mais simples até chegarmos às mais complexas. Inicialmente, se não temos o costume de cumprimentar as pessoas com as quais trabalhamos ou moramos, cumprimentemo-las, ainda que timidamente, até vencermos este mau hábito; respondamos com delicadeza, mesmo quando tivermos vontade de dar uma má resposta; evitemos falar mal das pessoas, mesmo que a língua esteja pedindo e que tenhamos reais motivos, mas se não tivermos nada de bom para falar, silenciemos.
Vamos fazer este exercício ao longo deste dia. Se tropeçarmos, retomemos. Com certeza, muitas outras situações surgirão para nos exercitarmos no caminho do bem, por isso, fiquemos atentos às visitas de Deus.
Um princípio que muito vai nos ajudar é este: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago