segunda-feira, 19 de agosto de 2013

E QUANDO A VIDA NOS DIZ NÃO ?


Nem sempre quando a vida nos diz não, tal reposta tem a finalidade de nos encerrar em um tempo de esterilidade. O não pode também se manifestar como a possibilidade de trilharmos um novo caminho, adentrando por uma nova porta que a nós se inaugura neste específico momento.

Há momentos nos quais, de maneira antecipada e, quem sabe, até precipitada, tudo definimos e estabelecemos dentro de nós, idealizando nossos sonhos e metas de maneira irrevogável. Entretanto, em muitas circunstancias, as realidades acabarão não acontecendo da maneira como planejamos, e nesses peculiares invernos, poderá – intensamente – nos visitar a frustração.

É horrível desejar tanto uma realidade e por fim deparar-se com a sua não-realização. Contudo, não é só quando a vida sorri que podemos ser felizes… muitas vezes, a felicidade que nos espera será preparada pelas lágrimas, sendo que as mesmas (lágrimas) podem se tornar um sólido alicerce para a construção de uma madura realização em nossa história.

As lágrimas podem também gerar vida e recomeços, e o não, pode se tornar um específico lugar onde se pode refletir e escutar a Verdadeira voz, a que poderá nos conduzir a mais perfeita realização.

Neste processo de depara-se com o não, se faz essencial a confiança. Confiar em um motivo Maior onde possamos recostar nossas fragilidades, pois sempre haverá um concreto sentido (significado) no qual poderemos ancorar nossas esperanças e depositar as nossas lágrimas.

Faz-se necessário confiar nos planos de nosso Autor, pois, diante de cada circunstância, Ele sempre verá mais longe e comtemplará o real muito melhor que nós mesmos.

É preciso de fato, confiança e abandono, mesmo quando a vida diz não, pois o não – conduzido por Deus – torna-se fonte de vida e de felicidade para nós.

É preciso dizer sim aos nãos que Deus nos apresenta, acreditando que Ele conhece nossos sonhos e que quando nos diz não, é porque está nos preparando algo infinitamente superior ao que esperávamos.

Seus planos são perfeitos, e no centro deles estamos nós… É preciso treinar a audição para o Infinito e sempre n’Ele esperar, dizendo constantemente sim às realidades nas quais Ele nos insere. De tal forma em tudo cresceremos, adquirindo uma sabedoria e maturidade ímpares, que nos farão adentrar àquilo que é próprio à Eternidade.

Cresçamos com os nãos, treinemos a confiança, enfim, abandonemo-nos aos cuidados deste singular e infinito Amor!

Pe. Adriano Zandoná

CASTIDADE NÃO É SINÔNIMO DE VIRGINDADE

Experimente pegar uma fruta ainda verde e dar uma dentada. Ela vai estragar, não é? Se a tivéssemos guardado ainda verde, iria amadurecer. Mas quando damos uma dentada antes do tempo, ela apodrece sem ter amadurecido. Deus, porém, é capaz de mudar todas as coisas!Ele pode curar o lugar da 'dentada' ; basta você querer, pedir e se comprometer com um novo comportamento. Você pode não ter mais a virgindade, mas pode ter a castidade da alma, do espírito e do corpo.

Muitos casais se separam antes de completar um ano, um ano e meio de casados. Dizem ao padre: "Perdi o gosto de tudo; acho que me casei com a pessoa errada". Não, você não se casou com a pessoa errada. As coisas é que aconteceram de forma errada: antes do tempo. É preciso, então, arrepender-se, confessar-se e colocar-se agora num rumo novo: buscar a graça de refazer em Deus o que a gente estragou.

Quanto a esta novidade de vida, São Paulo nos fala na segunda carta de Coríntios: "Por isso se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova" (II Cor 5,17). A palavra de esperança que Deus nos dá é essa: "Deus não faria justiça aos seus eleitos? (cf. Lc 18,7a).

'Eleitos', é o mesmo que escolhidos. O Senhor nos amou! Não tínhamos razão nenhuma para ser escolhidos. Pelo contrário: mesmo com nossos deméritos, Ele nos escolheu e nossa resposta só pode ser o assumir uma vida de consagração. 

Sem dúvida, este é o momento! Em pleno uso de sua liberdade, consagre-se ao Senhor, rejeitando todo o pecado e tudo o que o faz ligado ao pecado.

Rezo pela sua fidelidade,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

CONTINUE CAMINHANDO

Permaneça firme e você verá a libertação
Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10,52).

A grande cura de Bartimeu se deu de imediato, mas creio que, ao longo do caminho, ele foi se formando como discípulo, até se tornar um grande apóstolo. A Bíblia não cita mais nada sobre ele, mas podemos imaginar o quanto este homem deve ter testemunhado sua cura e anunciado Aquele que o curou.

Nós também somos curados à medida que caminhamos, como o povo de Israel a caminho da Terra Prometida, quando se deparou com o Mar Vermelho (Ex 14,21-22).

Eles olham à frente o imenso mar e ao seu encalço o grande e poderoso exército do faraó. Tomados de espanto, invocam a Deus e murmuram com Moisés. O povo diz a ele: “Era melhor servir como escravos aos egípcios do que morrer no deserto” (Ex 14,12b). Mas Moisés respondeu ao povo: “Não temais! Permaneceis firmes e vereis a libertação!” 
Na verdade, ele pede três coisas muito difíceis ao povo: não ter medo, ter ânimo e crer que Deus dará a libertação. E o Senhor lhe diz (Ex 14,15): “Dize aos israelitas que se ponham em marcha”, e assim se dá a grande libertação. Ele se põe a caminho do mar, atrás vem seu povo e, à medida que caminham, o mar vai se abrindo. Esta é a resposta de Deus para cada um de nós quando estamos diante do nosso “Mar Vermelho”: continue caminhando e verás a libertação. Somos curados e libertos à medida que caminhamos.

Com os dez leprosos (Lc 17,11-19) aconteceu o mesmo. Naquela época, eles viviam totalmente separados da sociedade e das famílias, e formavam uma vida própria em vila, fora da cidade. Segundo os preceitos do Judaísmo, para que eles pudessem voltar para o convívio de todos era necessário que um sacerdote os examinasse e atestasse a cura. Jesus os curou e pediu que fossem se apresentar ao sacerdote. São Lucas diz que enquanto eles andavam, ficavam curados (Lc 17,14b).

Ao longo de meus anos de experiência e contato direto com as pessoas, tanto da minha comunidade como também por tantos lugares deste país e do mundo, tenho presenciado que conforme vamos caminhando, em comunidade, vamos sendo curados de nossas “lepras” e libertos de tantos cárceres que nos aprisionam: “É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!” (Lc 21,19).

E assim as mãos de Deus vão nos moldando, restaurando e devolvendo a nossa originalidade de filhos. Imagem e semelhança de um Deus que é Amor.

Também aprendemos a vontade do Senhor para nossa vida, tornando-nos missionários desse Amor, doando ao próximo aquilo que de Deus recebemos. Como diz Santo Agostinho: “Deus só nos pede aquilo que Ele já nos deu”.

Acredito que, dessa maneira, aconteceu com Bartimeu: ele teve o grande encontro consigo mesmo e com Jesus naquele dia. Mas era necessário ir de encontro ao próximo, dividindo ou doando tudo aquilo que recebeu d'Ele. O Mestre entrou e saiu de Jericó, mas ainda teve tempo suficiente para realizar um grande milagre e formar um verdadeiro discípulo.

Astromar Miranda Braga

CRIADOS PARA FELICIDADE

Quando contemplamos alguém que comete suicídio, ficamos assustados. São instintos como esse, que fazem de nós seres humanos. Irmãos, nós fomos criados para sermos felizes, a vida precisa ser forte em nós. Existe um desiquilíbrio de base, mas nós fomos criados para a felicidade, este é um propósito de Deus para nós. 

Em meu segundo livro, que será lançando no Hosana Brasil deste ano, trabalho sobre o tema da felicidade. Acredito que Deus tenha me dado uma vocação filosófica, fico pensando nas pessoas que são tristes e vendo os sofrimentos dessas pessoas, muitas vezes eu choro e pergunto a Deus: “por que sofremos se somos criados para a felicidade?” Respondo: muitos de nós não somos felizes pois não sabemos lidar com as frustrações que vamos colecionando ao longo dos anos. Felicidade não é ausência de sofrimentos, mas está ligada a sabedoria. O que vai definir nossas vidas, são as atitudes que devemos ter diante dos sofrimentos. 

Busquemos a cura dos afetos e das emoções, pois sem a cura interior ninguém pode construir a felicidade, pois depende desse processo subjetivo de como organizo o meu interior. Muitos de nós achamos que possamos esquecer do que vivemos, mas saibamos que nem sempre esquecer quer dizer curar, é preciso adentrar no universo interior, pois tudo em nós precisa ser tocado pela graça de Deus. Não sejamos, portanto, escravos da nossa história! 

Há pessoas inseguras, mas a sua essência não é assim! Deus não te criou medrosa ou medroso, mas ele quer nos curar de todos os complexos. Há pessoas que aceitam tudo de forma passiva, você não é assim, no coração de Deus, você é especial. As circunstâncias que permeiam a nossa história podem nos influenciar mas não podem ser determinantes. 

João Guimarães Rosa, um poeta mineiro dizia: “odiar um pessoa pela vida toda, é dedicar a vida toda a esta pessoa”. Não podemos nos tornar pessoas pequenas, onde as dores do mundo se acumulem em nós. As feridas que colecionamos no coração, vão nos tornando pessoas pequenas. Josué, na primeira leitura, nos disse que devemos renunciar aos deuses, pois são como entulhos e que vamos acumulando, não dão espaço para a felicidade. 

Quantas vezes, não valorizamos as nossas histórias, e achamos que a história do outro é melhor do que a nossa. Há pessoas, que durante toda a sua vida vão juntando feridas do seu passado. Não existe cura interior sem uma santa rebeldia, devemos nos rebelar contra as dependências afetivas e sobre o que nos aprisionam. 

Irmãos, Deus lhe criou para ser feliz e não para viver de migalhas afetivas ou daquilo que as pessoas lhe oferece ou não. Quantas desculpas você vai arranjar para não ser feliz? Há pessoas que me procuram e dizem que precisam de sucesso para serem felizes ou ainda ter um bom emprego, saiba que o que nos torna realmente feliz é “ao contrario do que muitas pessoas dizem: é a felicidade que nos leva ao sucesso”, disse um psicóloga americana. Outro estudo aponta que até mesmo as pessoas mais felizes vivem por mais tempo. Isso é o que a ciência nos ensina. Deus quer que não obstante paremos nos sofrimentos, mas que criemos um cultura de felicidade. O sofrimento não pode ser um fator que determina nossas atitudes, mas com um jeito maduro possamos enxergar as decepções como uma oportunidade de mudança.
Como diz o salmo, Deus quer nos ensinar o caminho que cura do nosso interior e que devemos nos reconciliar com o que já passou. “Na plenitude da felicidade cada dia é uma vida inteira”, disse um filósofo. Quantas são as feridas que continuam acontecendo em nós: o fato aconteceu mas os sintomas permanecem, é preciso nos rebelar e nos reconciliar com o que aconteceu. 

Jesus, em seu evangelho fala sobre as crianças, nos ensinando a olharmos para elas. Em Mt 18,3 Ele disse:“é preciso ser como uma criança para alcançar o Céu.”Sejamos como as crianças para alcançarmos a felicidade. As virtudes que devem nos conduz a termos um postura de felicidade: a sinceridade de uma criança, é umas das características que devemos nos pautar; é uma sinceridade inocentemente, querendo ajudar os outros. Outra postura das crianças é que elas não guardam mágoas no coração e a terceira característica delas é a simplicidade, ninguém pode ser feliz se viver complicando a vida. Mário Quintana, dizia “a felicidade e algo simples, tenhamos cuidado pois ela pode passar em nossa vida sem que a percebamos”. Muitas vezes, eu e você vamos complicando tudo o que acontecem conosco e procuramos compensar o vazio espiritual acumulando riquezas. Existem sofrimentos que dói e doem muito, mas não fiquemos presos ao que já passou.
Padre Adriano Zandoná 
Missionário da Comunidade Canção Nova

QUEM TEM FÉ SABE DO QUE O SENHOR É CAPAZ

Quem tem fé é submisso. Sabe submeter-se a Deus. E sabe também do que Deus é capaz.
Muitos ficavam admirados com a sabedoria de Jesus e com seus milagres. Mas ao mesmo tempo, ficavam incrédulos e diminuíam e até O desprezavam, porque diziam: “Veja bem, ele não é um carpinteiro? Seus parentes não estão em nosso meio? De onde vem, então, toda essa sabedoria?” E, na verdade, eles ficavam escandalizados, ou seja, eles não reconheciam de onde vinha a verdadeira sabedoria do Senhor. Por isso, Jesus ali foi desprezado. A sua ação não foi recebida. Então, entre os parentes e conhecidos de Jesus, Ele não pôde realizar muitos milagres… A graça de Deus não atuou naquele lugar por causa da incredulidade.
Deixa eu dizer isso a você também: nós até podemos conhecer a grandeza do amor de Deus, do Seu poder, e dizer: “Oh, que maravilha! Deus faz!” e assim por diante, mas quando nós somos incrédulos, ou seja, colocamos “mais fé” que tudo pode ser humanamente resolvido, mas não temos confiança na ação e no poder de Deus, nós não experimentamos a Sua ação em nosso meio.
Claro, nós não podemos ter aquela fé ingênua ou aquela fé que, muitas vezes, não é uma fé autêntica no Senhor mas, às vezes, uma fé manifestada de uma forma muito fanática, exagerada… Não! É preciso ter essa fé que vem da confiança, da certeza de nunca duvidar daquilo de que Deus é capaz, do que Ele pode realizar no meio de nós.
Quem tem fé é submisso. Sabe submeter-se a Deus. Sabe colocar-se debaixo das Suas mãos, do Seu cuidado e proteção. E sabe também do que Deus é capaz.
Quem tem fé não duvida de Deus e também não coloca o Senhor à prova, exigindo que Ele faça isso ou aquilo para satisfazer as próprias necessidades. Quem tem fé é como uma criança que se coloca nos braços do seu pai e sabe que seu pai tudo pode por ela.
Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé!
Padre Roger Araújo

VOCÊ ESTÁ SOFRENDO ALGUMA PROVAÇÃO ?

 Então, Jesus tem algo a te dizer no Diário de Sana Faustina

Ouçamos o que Jesus nos diz no Diário da Irmã Faustina
Estas provações na vida nos dão oportunidade de rever nossa fé e freqüentemente nos forçam a questionar nossa relação com Deus. Santa Faustina escreveu: "Deus às vezes permite coisas estranhas, mas isso acontece sempre para que se manifeste na alma a virtude" (Diário, 166).
Esta é a razão para as provas. O sofrimento tem um sempre um propósito, assim como escreveu São Paulo: "Porque o que presentemente é para nós uma tribulação momentânea e ligeira, produz em nós um peso eterno de uma sublime e incomparável glória, não atendendo nós às coisas que se vêem, mas sim às que se não vêem" (2Cor 4, 17-18).

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS



Súplica - Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades(momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas.

E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar 3 Ave-Marias.

- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

Padre Alberto Gambarini