domingo, 28 de abril de 2013

FRANCISCO AOS JOVENS: ARRISQUEM A VIDA POR GRANDES IDEAIS



Papa Francisco crismou 44 pessoas dos cinco continentes neste domingo, 28
Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia. O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer a novidade de Deus, faz novas todas as coisas. “Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus”, exortou o Papa.

O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam ser necessário sofrer tribulações para entrar no Reino de Deus. “O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse Francisco. Ele advertiu seguir o Senhor e deixar que o seu Espírito transforme as zonas sombrias, os comportamentos em desacordo com Deus e lave os pecados é um caminho que encontra obstáculos fora do homem, no mundo. "Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus”.

No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:

“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.

Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

Viver de amor
Oh que estranha folia
Diz-nos o mundo "párem de cantar"...Não percam sua vida,utilmente procurem empregar!!!
(S.Teresinha,nesta estrofe ela explica como no mundo a vocação da carmelita é pouco compreendida)
Viver de amor
Oh que estranha folia
Diz-nos o mundo "parem de cantar"...Não percam sua vida,utilmente procurem empregar!!!
(S.Teresinha,nesta estrofe ela explica como no mundo a vocação da carmelita é pouco compreendida)

O PERDÃO ABRE AS PORTAS PARA CURA INTERIOR


A certeza do nosso coração é o amor de Deus! Precisamos crer cada vez mais nele. O Espírito Santo se derrama em nós, somos habitados por ele, Deus em mim e em você. Quer realizar em nós o que Ele deseja. Somos motivados nessa manhã a amar e amar até as últimas consequências.

É pelas mãos de Nossa Senhora que percebemos este amor, que ela venha ao nosso encontro. Deus quer realizar em nós seus prodígios, estejamos abertos a isso! Quero lhe questionar: o que você veio buscar neste acampamento? Somos provocados pela Palavra de Deus e mesmo que você tenha sido convocado para vir e pensou que chegando aqui encontraria pessoas que rezassem por você e que as pregações falassem somente do amor. Estamos aqui no acampamento, porque paramos para ouvir a Deus e que hoje quer se manifestar através do perdão. Porque é através do perdão que encontraremos o amor de Deus

No evangelho de ontem vimos Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” Jo14. Jesus é a verdade e com ele temos a certeza de que estamos no lugar certo, não estamos sendo enganados e queremos ser já aqui na terra felizes.

Mesmo diante disso precisamos entender o que São Paulo disse aos Romanos “Porque nenhum de vocês vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo,” Rm 14,7. Jesus é o Senhor e por isso ninguém veio aqui por si mesmo. Foi o Senhor que lhe trouxe aqui, e Ele espera que você abra o seu coração, deixe de lado as resistências que são até naturais. Entreguemos o nosso coração a Jesus, Ele já o tem, mas quer que você o ofereça de forma espontânea.

Que o Senhor nos alcance! Se você abrir o seu coração, tenha a certeza de que você nunca mais será o mesmo, entregue-se a Ele. Deus é amor e nos ama! Quando experimentamos esse amor, tudo muda em nós, pois temos a consciência de alguém que nós conhece e nos ama. Jesus nos ama e quando nós nos colocamos nessa atitude, Jesus nos alcança com o seu amor.

Amemos a nós mesmo, aceitemos a nossa filiação divina e assim amemos uns aos outros. “Amar a Deus de todo o coração e de toda a sua alma”. Você pode se questionar sobre o que é amor, São Paulo, nos ensina que “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Cor 13, 4-7

Quem faz experiência com o amor de e Deus e se decide amar, encontra aí as respostas, pois somente nele nós podemos perdoar. Até mesmo aquelas pessoas mais difíceis.

Jesus é a plenitude de amor, você não o vê irritado conosco, pelo contrário, ele nos ama e acredita em nós. O Senhor tem suportado as nossas dificuldade e é somente com o poder do Espirito Santo que somos convencidos desse amor e temos força de não esmorecer diante do desamor. E devemos levar a nossa família, a todos os povos esse amor, pois somos possibilitados de combater todos os males que nos atacam,

“Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês.” Cl 3, 5-8 Não permita que tudo isso lhe assole. O homem velho precisa desaparecer, para que o homem novo afloreça segundo o Espírito Santo. Cristo que morreu por nós, quer que as portas do perdão estejam sempre abertas para o arrependimento. 

Nós, templos do Espírito, devemos fugir das ocasiões de pecados. Não existe ninguém que não mereça ser perdoado e amado, porque nós precedemos de Deus que é amor, é o que a Igreja nos ensina. 

Um dos sinais que demonstram que estamos caminhando para os finais dos tempos é o desrespeito que se tem contra Deus. Amados, nada somos sem Deus! Tudo o que estamos vivemos é pela falta de perdão e de amor a Deus. 

Você tem consciência de que precisa dar e receber amor? Portanto, dê passos em relação a isso. Desperte em nós o desejo de luta pelo Reino de Deus. O rancor nos corrói espiritualmente, e muitas vezes ele nos impede de alcançarmos a graça de Deus. 

“Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês.” Cl 3, 12-13 Somos queridos diante de Deus e ele nos chama à santidade, não desistamos de sermos santos. 

Precisamos nos revestir de misericórdia para que possamos fazer o bem para com os outros. Quanto fel e quanta coisa amargar já destilamos a vida à fora. “Suportem-se uns aos outros ” Sejamos o suporte de nossos irmãos, e eles conosco. É assim que construiremos a geração do amor, através do perdão, que seja isso um ato sincero! 

Busque a reconciliação, pois o perdão só trás benção. É privilégio encontrar a graça de Deus! A cada dia, busquemos dar passos ao perdão e experimentaremos o Seu Amor. É o Senhor quem nos ama e que quer cuidar de nós.
Reinalda Reis 

APRENDA A VIVER COM A SIMPLICIDADE DE CRIANÇA

No universo delas, a felicidade está em pequenos gestos
Vivemos em um mundo de intensas dores e ansiedades. Porém, não significa que devemos deixar tudo isso ditar as regras sobre nossa existência. Pelo contrário, precisamos reagir submetendo nossa vida a uma outra lógica, que não nos permitirá ser totalmente engolidos por essa enorme onda de agitação e ansiedade.
O ser humano é, no reino da vida, o único ser dotado de pensamento (razão). Ele é o único capaz de não se permitir determinar pelo meio em que vive e pelos seus instintos. Assim, pode construir uma realidade nova e melhor, que mais eficazmente corresponda à sua autêntica realização.
O homem não é uma massa de manobra que será sempre escrava do tempo e de suas frágeis tendências. Não. Ele é muito mais e foi criado para ir mais longe, pois possui a “dinâmica força da vida” dentro de si.
Não será possível uma vida sem tensões e sofrimentos, e sobre isso já falamos. Mas como gerir esses sofrimentos e tensões tão comuns em nossa vida?
Aqui, não me sinto autorizado a despejar sobre você receitas (ou frases) prontas. Ao contrário, desejo apenas propor caminhos que o possibilitem pensar e, posteriormente, encontrar ferramentas que o auxiliem neste processo.
Gosto de contemplar o jeito como as crianças percebem a vida e as dificuldades nela presentes. Para elas, as coisas são simples e descomplicadas, e quase sempre elas acabam encontrando soluções fáceis e bem humoradas para cada tensão que encontram. Elas não possuem a pretensão de querer reter, instantaneamente, a felicidade debaixo dos braços, mas a buscam experimentar em pequenas porções, a partir de cada pequena coisa que a existência lhes proporciona.
No universo delas, a felicidade está em pequenos gestos: em uma partida de futebol com os amigos, em uma brincadeira na rua ou em uma refeição cheia de comidas gostosas etc. Enfim, elas conseguem viver bem cada momento, sendo inteiras (e felizes) em cada fragmento.
Com elas podemos aprender algo?
Acredito que aprender a viver com simplicidade sem complicar os fatos, lutando para separar cada coisa e as experienciando uma de cada vez é um concreto caminho para uma boa gerência de tensões (um caminho para a maturidade).
Percebo que uma boa e diária dose de paciência revestida de otimismo, diante de nossa vida e de seus muitos desafios, também nos possibilita bem lidar com nossas frustrações, ensinando-nos a não nos desesperarmos diante das momentâneas derrotas que o dia a dia nos apresentará.
Padre Adriano Zandoná

A PALAVRA DE DEUS NOS SUSTENTA


Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus, assim teremos forças para combater as tentações que nos rodeiam ao longo do nosso dia. O próprio Jesus, quando tentado pelo demônio, combateu-o com a Palavra.
Somente cheios do Espírito Santo e alimentados pela Palavra seremos capazes de discernir o que é verdadeiro do que não é, por que são muitas as vozes que clamam dentro e fora de nós.
Luzia Santiago

Um número considerável de pessoas costuma colocar dificuldades em tudo em suas vidas. Nada satisfaz, tudo as incomoda, e por isso estão sempre desanimada com tudo e com todos. Quem fica o tempo todo imaginando que as coisas não darão certo em sua vida mais cedo ou mais tarde acaba colhendo como resultado, o fracasso.
É preciso ter coragem e reagir diante das atitudes pessimistas em relação a si e a vida. Como? Não se intimidado, por exemplo, com os problemas, é preciso vencer o medo e a impressão de que é impossível se livrar de um vício, de um problema financeiro, amoroso ou mesmo familiar. 
Sempre vai existir uma maneira de reagir, de dar a volta por cima, de alcançar o objetivo. A fé é o nosso combustível, pela fé temos a firme convicção de que Deus está conosco e como ele podemos vencer. Lemos isto em Romanos 8,37 : “Em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou”.
É preciso ter a certeza em nosso coração de que Deus através do seu amor nos guia, está junto de nós e nos defende. Só por acreditarmos neste amor, somos mais que vencedores, por isso, tenha certeza de que todos os dias Ele renova as nossas forças para nos ajudar a remover os problemas que estão impedindo a nossa vitória diante da vida.

Pai, nós cremos e esperamos em vós. 
Tira do nosso coração toda a inquietação 
causada pelas tribulações da vida. 
Ensina-nos a aproveitar o tempo para espalhar o vosso amor. 
Amém!

Leia também o Evangelho do dia: www.encontrocomcristo.org.br
Um número considerável de pessoas costuma colocar dificuldades em tudo em suas vidas. Nada satisfaz, tudo as incomoda, e por isso estão sempre desanimada com tudo e com todos. Quem fica o tempo todo imaginando que as coisas não darão certo em sua vida mais cedo ou mais tarde acaba colhendo como resultado, o fracasso.
É preciso ter coragem e reagir diante das atitudes pessimistas em relação a si e a vida. Como? Não se intimidado, por exemplo, com os problemas, é preciso vencer o medo e a impressão de que é impossível se livrar de um vício, de um problema financeiro, amoroso ou mesmo familiar.
Sempre vai existir uma maneira de reagir, de dar a volta por cima, de alcançar o objetivo. A fé é o nosso combustível, pela fé temos a firme convicção de que Deus está conosco e como ele podemos vencer. Lemos isto em Romanos 8,37 : “Em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou”.
É preciso ter a certeza em nosso coração de que Deus através do seu amor nos guia, está junto de nós e nos defende. Só por acreditarmos neste amor, somos mais que vencedores, por isso, tenha certeza de que todos os dias Ele renova as nossas forças para nos ajudar a remover os problemas que estão impedindo a nossa vitória diante da vida.

Pai, nós cremos e esperamos em vós.
Tira do nosso coração toda a inquietação
causada pelas tribulações da vida.
Ensina-nos a aproveitar o tempo para espalhar o vosso amor.
Amém

DEUS AINDA O AMA E O QUER DE VOLTA

Onde você tem buscado a solução de seus problemas? Em quem tem colocado a sua confiança? Voce está buscando Jesus, o Filho de Deus?

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração” (Deuteronômio 6, 4-6).

Só n'Ele buscamos a solução dos problemas para as pessoas que amamos. Muitos falam que estão em adoração e falam de deuses, mas será que é o verdadeiro Deus? O veradeiro Jesus?  

O Senhor é nosso Deus, nosso único Senhor. Se você serviu a outros senhores, aceite adorar somente Jesus e a Trindade Santa. Mesmo que você tenha andado errado, Ele ainda o ama e o quer de volta. Seja unicamente do Senhor!

Jesus, por Suas chagas, arrancou-nos do poder das trevas e nos transladou para o Reino do Seu Filho muito amado, onde temos a remissão dos nossos pecados. Tudo isso, porque Ele nos ama desde toda a eternidade. 

Nós já existíamos no coração de Deus; e, quando chegamos ao mundo, o coração do Senhor exultou de alegria, por isso não podemos nos perder. Ele nos escolheu não por merecimento nem por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer, mas por pura graça.

O Pai sabe que precisamos voltar e ser unicamente d'Ele. Por isso nos deu Seu Filho único para que "todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna". O Senhor mandou Seu Filho para que o mundo seja salvo. Pelas chagas do Senhor somos salvos.

O Pai nos amou e, por amor, foi até a cruz para nos trazer a salvação, para nos tirar do poder das trevas e dar-nos a luz. Nós, que estávamos do outro lado, fomos trazidos por Ele para o Seu Reino de luz. 

O pecado nos seduz e nos arrasta. Hoje, é o dia de sua opção por Jesus, Filho de Deus. Opte pelo Senhor. Não pertencemos a este mundo, mas somos cidadãos do céu e precisamos deixar, cada vez mais longe, o reino das trevas onde impera o pecado. 

Deixe o reino do pecado e peça força ao Senhor.

Mais uma vez, Jesus está nos chamando à vida. "E quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas” (Colossenses 2, 13). 

Se você cometeu pecados, não se confessou nem se arrependeu, então a quem está servindo? Preste atenção, pois o outro nome do inimigo é 'acusador' e ele quer nos acusar. Ele prepara um documento de condenação para cada um de nós. Mas Jesus vem em nosso encontro e pede para que voltemos à vida em comunhão com Ele. 

Meu irmão, é para isto que precisamos viver: para Cristo Jesus e só a Ele servir. Deus aboliu, definitivamente, o pecado ao encravar Cristo na cruz. Deixe o pecado e a vida velha. 
O Senhor fez tudo isso por você, então, não use o caminho do mal. Nós precisamos colocar toda a nossa força para lutar e vencer o pecado. O vencedor é Jesus! A quem você quer servir? Ao vencedor ou ao vencido? Sirva só ao Senhor e nunca mais àquele que é o seu inimigo. 

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” ( Colossenses 3, 1ss). 

Nossa vida eterna está escondida dentro de você. Buscai as coisas do Alto! 

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” ( Colossenses 3,5). 

Nós não somos do mundo, mas de nosso Senhor Jesus Cristo. Nós nos despimos do homem velho e nos revestimos do homem novo, que se restaura constantemente à imagem d’Aquele que nos criou até atingir o perfeito conhecimento. 
Padre Jonas Abib