terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PERDÃO É A RESPOSTA AO SENTIMENTO DE VINGANÇA

O missionário começa o programa com a passagem bíblica do livro de Eclesiástico 28,1-2: "Quem quer vingar-se encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa ao próximo que te prejudicou: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados".
Com os olhos vendados, mostra, concretamente, como a vingança pode prejudicar uma pessoa. Ele anda um pouco, tropeça e, ao descobrir os olhos, percebe que não está na direção da câmera. "É isso que a vingança faz, a pessoa perde a direção, perde o foco, perde o direcionamento da própria vida. A pessoa vingativa caminha como cego. Podemos dizer que a vingança direciona a pessoa para o mal, ou seja, desvia-a do caminho correto. Segundo ele, a pessoa vingativa perde a direção, perde a centralidade de Deus na sua vida e acaba atraindo a vingança para si mesma.
O missionário também conta a história de um monge que, mesmo depois de ter sido picado por um escorpião, jogou-o no rio numa reação instantânea, mas depois o salvou. E ao ser questionado sobre o porquê de não matar o escorpião, respondeu: "O escorpião agiu conforme a sua natureza, e eu conforme a minha".
"A nossa natureza é do perdão; não da vingança. Somos filhos e filhas de Deus, por isso o propósito de Deus esta semana é resolvermos sobre a questão da vingança. Não alimente mais esse sentimento que o consumirá", reflete Alexandre.
Para encerrar o programa, o missionário propõe que você tire as vendas dos olhos e assuma, nesta semana, este propósito de perdoar e renunciar a todo sentimento de vingança na sua vida.
Deixe seu comentário contando qual a experiência de perdão que você viveu e como conseguiu vencer a vingança na sua vida.
Alexandre Oliveira

O AMOR NADA FAZ INCONVENIENTE

luzia_090309O amor nada faz inconveniente, nem procura o próprio interesse. Isso é conversão! E conversão não se dá nas grandes coisas, mas nas pequeninas, pois é um exercício para a vida toda.
“Converter-se significa converter-se ao amor”.
A razão de ser de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionar com nossos irmãos com uma atitude de amor inspirada no amor do próprio Deus. “Com efeito, quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I João4,20b). Aos olhos de Deus, nosso amor por Ele é mera ilusão se não for uma participação sem Seu amor e não se exprimir no serviço aos homens.
Como vemos, a primeira conversão é fácil, mas difícil é a conversão do não buscar o próprio interesse. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago