sexta-feira, 7 de março de 2014


VIDA DE FÉ ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA A CARIDADE

 
Santo Padre destacou o problema da hipocrisia, afirmando que o jejum mais difícil é o da bondade
“Eu me envergonho da carne do meu irmão, da minha irmã?”. Essa foi uma das perguntas que caracterizou a homilia do Papa Francisco, na Missa desta sexta-feira, 7, na Casa Santa Marta. O Santo Padre ressaltou que a vida de fé está intimamente ligada a uma vida de caridade para com os pobres, sem a qual o que se professa é só hipocrisia.
Francisco concentrou-se sobre o que é o verdadeiro Cristianismo. Não se trata de uma regra sem alma, um prontuário de observações formais para aqueles que vestem uma face boa de hipocrisia para esconder um coração vazio de caridade. O Cristianismo, segundo ele, é a própria “carne” de Cristo que se curva sem se envergonhar sobre aquele que sofre.
Para explicar esta contraposição, Papa Francisco retomou o diálogo, presente no Evangelho do dia, entre Jesus e os doutores da lei. Estes criticavam os discípulos pelo fato de não respeitarem o jejum, diferente deles e dos fariseus. O fato, diz o Papa, é que os doutores da lei tinham transformado a observância dos Mandamentos em uma “formalidade, transformando a vida religiosa em uma ‘ética’ e esquecendo a raiz, isso é, a história de salvação, de aliança”.
“Receber do Senhor o amor de um Pai, receber d’Ele a identidade de um povo e, depois, transformá-la em ética é rejeitar aquele dom de amor. Essa gente hipócrita parece boa, mas perdeu o sentido de pertença a um povo! A salvação, o Senhor a dá dentro de um povo, na pertença a um povo”.
O verdadeiro jejum
No entanto, o profeta Isaías, no trecho recordado na Primeira Leitura, descreveu com clareza qual é o jejum segundo a visão de Deus, observou Francisco: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, dividir o pão com quem tem fome, acolher em casa os sem teto. Este é, segundo o Papa, o jejum que Deus quer, um jejum que se preocupa com a vida do irmão, que não se envergonha da carne dele.
“O nosso maior ato de santidade está justamente na carne do irmão e na carne de Jesus Cristo. O ato de santidade de hoje, aqui, no altar, não é um jejum hipócrita: é não se envergonhar da carne de Cristo que vem aqui hoje! É o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. É dividir o pão com quem tem fome, cuidar dos doentes, dos idosos, daqueles que não podem nos dar nada em troca: isso é não se envergonhar da carne!”.
Isso significa que o jejum mais difícil é o da bondade, afirmou o Papa. É o jejum de que é capaz o Bom Samaritano, que se curva sobre o homem ferido. Esta é a proposta da Igreja hoje: “eu me envergonho da carne do meu irmão, da minha irmã?”, questionou.
“Quando eu dou esmola, deixo cair a moeda sem tocar a mão? E se, por acaso, a toco, faço assim, rápido? Quando eu dou esmola, olho nos olhos do meu irmão, da minha irmã? Quando sei que uma pessoa está doente, vou encontrá-la? Saúdo-a com ternura? Há um sinal que, talvez, nos ajudará, é uma pergunta: sei acariciar os doentes, os idosos, as crianças ou perdi o sentido da carícia? Estes hipócritas não sabiam acariciar! Esqueceram-se disso…Não se envergonhar da carne do nosso irmão; é a nossa carne! Como fazemos com este irmão, com esta irmã, seremos julgados”.
Quaresma: tempo de escutar Deus. Façamos esse exercício e conseguiremos viver a proposta da conversão, estaremos alinhados com o Senhor!

VIVA A SANTIDADE DE DEUS EM SUA VIDA !

Não tenha vergonha, receio, medo, não tenha outra meta na sua vida a não ser buscar a santidade, com todas as forças da sua alma, do seu coração e da sua existência!
”Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2).
Deixe-me dizer uma coisa: santidade não é luxo ou privilégio de alguns homens e mulheres que puderam viver uma santidade num sentido mais radical da palavra, como os santos a quem nós conhecemos e amamos tanto. Santidade é obrigação de todo batizado, de todo homem e de toda mulher que se tornam discípulos (as) de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não existe receita melhor para fazer a vontade de Deus, para viver conforme Deus deseja que vivamos no meio deste mundo, do que buscarmos viver a santidade. Não tenha vergonha, receio, medo, não tenha outra meta na sua vida a não ser buscar a santidade com todas as forças da sua alma, do seu coração e da sua existência! É por isso que Jesus nos dá hoje a direção e o caminho para vivermos a santidade.
O Evangelho de hoje está dizendo: ”Não faça como os antigos que tratavam tudo no olho por olho e dente por dente” (Mt 5, 38). O Senhor nos aconselha a fazer diferente: se alguém lhe dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda (cf. Mt 5, 39 ). Para um bom entendedor fica claro que  a vingança não é de Deus, nós não devemos nos vingar pelo mal que as pessoas nos fazem. Nós não somos de tratar mal a quem nos trata mal, nós respondemos com a resposta de Deus para o mal que as pessoas nos fazem. Se nos fazem o mal, nós fazemos o bem a eles; se não nos cumprimentam, nos os cumprimentamos; se olham para nós com uma cara fechada, nós respondemos a eles com um sorriso singelo, discreto, mas verdadeiro.
Além do mais, o discípulo de Jesus não odeia a quem não o quer bem; ele ama o seu próximo, mas ama também os seus inimigos e reza por quem o persegue, ele quer bem a todos! Por isso, aquele que se faz discípulo de Jesus Cristo não cultiva qualquer espécie de mágoa ou quaisquer sentimentos negativos que nos levam a fazer distinção de pessoas. A alguns nós queremos bem, a outros nós não queremos tão bem assim ou até queremos mal. Contudo, alguém vai dizer assim: ”Nossa! Mas eu não tenho sangue de barata! Eu não tenho capacidade para querer fazer bem a quem me faz mal”.
É por isso que recebemos em nós o Sangue de Cristo, o Corpo d’Ele, para nos revestirmos d’Ele e aprendermos as Suas obras de amor e bondade. Não vale a pena retribuir com a mesma moeda, só quem perdoa o seu próximo, só quem sabe amar o seu inimigo, só quem sabe querer bem a quem lhe quer mal é quem se propõe a viver santidade com seriedade!
Padre Roger Araújo

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014


Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém!

ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR

AO Espírito Santo nos recorda das coisas que lemos, ouvimos, sentimos e presenciamos. Assim, a Palavra de Deus é tão encarnada em nós que nos faz lembrar de passagens bíblicas para que possamos pregar e falar o que Deus nos pediu.

Hoje, a Palavra nos recorda de que devemos acumular sabedoria, pois a vida é rica e vamos aprendendo a aconselhar as pessoas; portanto, devemos escutar, com atenção, os conselhos dos pais para os filhos e também os conselhos dos mais velhos.

Cada vez que eu leio Flipenses 4,4  'Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!' –, Deus fala algo ao meu coração. Assim, cada vez que eu ler essa passagem, Deus falará algo novo para mim.

O Senhor nos pede para sermos alegres sempre, mas como nos sentirmos sempre assim? Mesmo que estejamos atravessando um momento difícil, é preciso nos alegrarmos sempre, mas temos de nos preparar para viver todos os momentos. A ordem do Senhor é alegrar-se. Quando? Sempre. E de que maneira? No Senhor.

Às vezes, estamos vivendo um tempo muito difícil, quando não vemos motivos para sorrir; mas devemos escutar a voz de Deus, porque, mesmo diante dos momentos tristes, é preciso nos alegrarmos no Senhor.

A ordem de Deus para nós é que a bondade d'Ele seja conhecida por todos aqueles que nos conhecem.

Peguemos, por exemplo, as quatro estações: verão, outono, inverno e primavera. Se você comparar a sua vida com as estações, qual ela seria? Se fosse verão, estaria tudo dando certo, seus projetos estariam todos acontecendo bem e não haveria onde colocar tanto louvor. Portanto, se você está vivendo esse tempo, dê glórias a Deus.

Depois do verão, vem o outono. As folhas começam a cair e as chuvas são diferentes, porque estamos nos preparando para viver o inverno. Começamos a perceber que já não somos tão requisitados, o nosso telefone não toca mais com tanta frequência e sentimos que algo está acontecendo de errado. Nós somos surpreendidos por situações não esperadas.

Há pessoas que podem estar vivendo o inverno, pois estão se sentindo falidos, acometidos de uma doença ou em tratamento de uma depressão; podem ter sofrido uma calúnia e estão saindo de cena, pois tudo está nublado. Mas a Palavra de Deus nos diz para sermos alegres no Senhor mesmo diante das dificuldades.

Passando este período de inverno, a primavera começa a chegar na sua vida. Embora ainda não seja verão, estamos caminhando para ele. A nossa vida volta a florir novamente, porque os sinais de ressurreição começam a aparecer.

Depois de tudo isso, o verão volta. Por isso, devemos sempre nos alegrar no Senhor. Mesmo passando por todas essas estações na nossa vida, precisamos ter a certeza de que Deus está caminhando ao nosso lado. 'Alegrai-vos sempre no Senhor!' E mesmo diante de todas as situações, Deus nos pede para sermos bondosos com as pessoas. Ele nos conhece como ninguém, por isso sabe que, mesmo diante das dificuldades, somos capazes de distribuir bondade para aqueles que estão ao nosso lado.

O Senhor nos deu dons e também a capacidade de praticarmos sempre o bem. Ele quer nos curar e nos tirar da inércia. Ao olhar para nós, Ele sabe a estação que estamos vivendo e nos diz: "Alegrai-vos no Senhor agora e para sempre". Uma vez que estamos felizes, precisamos mostrar para as pessoas a bondade que temos.

Mesmo diante dos momentos de dor e de lágrimas, devemos ser capazes de cometer um ato de bondade, um conselho, uma palavra amiga, um gesto de caridade. Mesmo no pior momento da nossa vida, e quanto mais dura for a prova, nós podemos exalar bondade.

Muitos podem passam uma vida inteira sem conhecer Jesus e sem acreditar no Seu amor. Ele nos amo primeiro. O Senhor acredita que, um dia, todos chegarão próximos a Ele. Muitos não esperam o momento de dor para se aproximar; outros, no entanto, precisam desse momento para se aproximar do amor do Pai.

É na fraqueza que experimentamos a fortaleza. É sobre a doença que acontece a cura; sobre a ofensa que acontece o perdão. Portanto, diante desses momentos no qual encontramos o Extraordinário, que todos nos vejam fazendo bondade.

A nossa bondade tem de ser conhecida na nossa família e em nosso trabalho, independente do momento pelo qual estamos passando. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.” (Felipenses 4,4-5)
Dunga 
Comunidade Canção Nova




NÃO SE PROSTE DIANTE DOS PROBLEMAS

Os problemas vão desafiá-lo, enganá-lo, dizendo que você não conseguirá superá-los, mas isso não é verdade, pois você é cheio do Espírito Santo. E eu lhe digo: você pode encarar os seus problemas, porque você é um consagrado. 

Deus não vai tirar os problemas da sua vida, mas Ele vai o capacitar para que você supere suas dificuldades a cada dia. 

Você é um consagrado para preparar a segunda vinda do Senhor Jesus. Você consegue entender por que precisa ter têmpera, por que não pode ser "mole"? Use a força de Deus que está em você, levante-se! Você tem virtude, tem têmpera. Problemas você sempre os terá, mas você é um vigia que espera a segunda vinda do Senhor.

Monsenhor Jonas Abib