sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


OUVIR O CHAMADO DE DEUS


Deus, em Sua infinita bondade, concede-nos muitas qualidades. Por exemplo: há pessoas que têm uma bela voz, outras sabem liderar, outras são hábeis em escrever, algumas ainda discursam muito bem.
Tudo isso nos faz crescer pessoal e socialmente, trazendo um sentido mais profundo para a nossa vida: servir ao próximo. No entanto, muitas vezes, há aqueles que enterram aquilo que têm de melhor. Alguns subestimam seus próprios talentos ou não acham tempo nem lugar para aplicá-los. Há também pessoas que acreditam não fazer falta na obra.
Muitos, no entanto, abrem o coração e ouvem o chamado do Senhor por meio de diversos sinais, desde uma simples oração até uma palavra de sabedoria do irmão. É Deus nos convidando: “Segue-me” (Mc 5,27). Porém, poucos respondem a este chamado. Aí vem a pergunta de São Tiago: “De que aproveitará, irmãos, a alguém que tem fé se não tiver obras?” (Tg 2, 14). Sendo assim, é preciso ser como Isaías e dizer a partir de hoje: “Eis me aqui, envia-me”! Cantar como na música: “Eu tenho um chamado, jamais vou me calar!”. É realizando a vontade do Senhor que encontramos a verdadeira felicidade.
No Novo Testamento, há uma passagem que diz: “a vontade de Deus é a vossa santificação” (1 Ts 4,3).
No início da minha vida na Igreja, por exemplo, fui acolhido pela Pastoral da Música e comecei a cantar nas Missas dominicais. Depois de um tempo, senti que poderia doar mais. Iniciei minha participação na Pastoral da Comunicação. Hoje, faço parte de um grupo de oração chamado Jovens Sarados!
Ainda sinto o Senhor me chamando para águas mais profundas. Vejo-me na canção de Eliana Ribeiro: “Barco a vela solto pelo mar, indo aonde o vento do Senhor levar…” Também como na Palavra: “Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim…” (Lc 1,23).

PARA ESPALHAR A ALEGRIA

Para espalhar alegria é necessário que em nosso coração reine a alegria. A paz ou a guerra começam em nosso interior. O caminho para alcançar a atitude de alegria diante da vida é o de aprender (não é fácil, mas é possível) a não levar tudo a ferro e fogo. Para isso, é necessário ser realista, isto é, iremos cometer erros, os outros também, e nem sempre as coisas acontecerão como planejamos. O modo melhor para não perder a alegria é de ser capaz de dar uma nova chance a si mesmo e aos outros. Não perca tempo com questionamentos inúteis como: " e se eu tivesse feito deste jeito....", "ninguém gosta de mim", "nada da certo em minha vida". Não tenha medo de cometer erros. Se eles acontecerem, não os esconda. Arrependa-se, e peça a força de Deus: "Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei."(Jer 29,12).

Senhor, dai-me a graça de espalhar alegria. Que meus pensamentos, palavras e atitudes me ajudem a viver bem este dia,
sem fazer o mal a ninguém, e sendo útil a quem de mim necessitar. Amém.

TUDO PASSA PELA CRUZ


Quando nos curvamos diante da vida, é sinal de que não nos curvamos diante do Autor dela. Toda nossa insensatez humana está intimamente relacionada à nossa falta de confiança “n’Aquele que nos fortalece” (cf. Filipenses 4,13).
As trevas somente habitarão em nós se fecharmos as janelas para a luz do sol da vida, luz salutar que aquece e ilumina. Lembremo-nos: “Deus é luz” (I São João 1,5).
O sofrimento é um mistério que cerca o ser humano. Insensato é o coração que tenta fugir dele, pois evitá-lo já é sofrer; então, sofra com Deus, porque é mais leve. Tudo para Ele tem um porquê, embora nem sempre possamos sabê-lo nessa vida presente. Um dia, na eternidade, tudo nos será revelado.
Tenhamos confiança, de fato, pois “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28), e bem sabemos que “Deus não permitiria o mal se não soubesse tirar dele um bem maior” (Santo Agostinho). Dê sentido ao sofrimento, e “quando ele  bater à sua porta, abra a janela para que você veja a dor do outro” (Padre Fábio de Melo).
Há uma mentalidade nos abordando e dizendo para excluirmos as dores e as amarguras da vida. Ela nos diz que é possível, ao menos, fingi-la, mascará-la. Essa mesma mentalidade diz que viver é prazer. Contudo, a vida em Deus nos diz que prazer é viver e sonhar com a eternidade.
“Porém, segundo Sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra nos quais habitará a justiça” (II Pedro 3.13). Assim vale a pena; aliás, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena” (Fernando Pessoa).
Vejamos: “os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada” (Romanos 8,18). Desse modo, muitos querem a ressurreição sem passar pela cruz, “não foi sofrendo e morrendo que Jesus resgatou o mundo?” (Santa Teresinha do Menino Jesus). Sejamos justos conosco e com Deus, quem quer vê-Lo, viva segundo Ele

EU ME DECIDO A NÃO PECAR !

Não vos enganeis, meus irmãos muito amados” (Tg 1,16).
Ceder à concupiscência qualquer um o faz. Isso é muito fácil. Mas aqueles que são realmente homens e mulheres de Deus vencem a tentação movidos pela vontade de dar ao Senhor a vitória. O inimigo de Deus sabe que tudo está em nossa vontade, somos nós que decidimos; assim como sabe que somos fracos. Por isso decidiu miná-la e anular nossa capacidade de decisão. Muitos acabaram “indo na onda” dos outros e se afundaram.

Peça ao Senhor que fortaleça sua vontade. Abra o coração para que o Divino Espírito Santo lhe revele as concupiscências que pesam sobre você, fazendo esta oração:

"Eu me decido por Ti, Senhor: Pelos teus caminhos e pelas tuas leis. Eu me decido a não deixar que a concupiscência seja fecundada em mim. Dá-me, portanto, Senhor força de vontade. Dá-me a graça da decisão. Eu me decido a não pecar. Mesmo que eu sinta a força da concupiscência em mim, querendo me arrastar, eu não vou ceder. Eu sou “terra boa” e não posso produzir maus frutos. Não posso produzir pecado em minha vida. Só tuas sementes podem florescer em mim. Sei que cedi à tentação muitas vezes, e por isso, minha vontade se enfraqueceu. Peço: fortalece minha vontade. Dá-me a graça de não pecar. Senhor, eu me decido por Ti! Amém".
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova