sábado, 4 de outubro de 2014


SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.
Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.
Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.
Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.
Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.
São Francisco de Assis, rogai por nós!

SEJA FELIZ TODO DIA

Muitas pessoas confundem justiça com vingança e entre elas existe muita diferença. A justiça se refere a um modo ético de viver, ao respeito pelo próximo e à proteção da vida, da propriedade e da ordem. A vingança nada mais é que uma forma de retaliação.

Perceba que alguém que busca a vingança é motivada por uma raiva que se baseia em questões dolorosas não resolvidas. A pessoa acaba se concentrando tanto em revidar a dor sofrida, que se esquece de que está maltratando a si mesmo.

Para a pessoa que busca a vingança, ela parece justa e correta, entretanto vingança nada tem a ver com justiça. Em Levítico 19,18 lemos: “Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.
A vingança não fará nenhum individuo melhor, é difícil mas é necessário agir como o Senhor nos pede, quando você sentir vontade de se vingar, lembre-se de que Deus habita em todas as pessoas.

Ora, isso quer dizer que você, diante de qualquer semelhante, tem que proceder como se estivesse perto de Deus. Se você estiver tomado pela raiva, eleve seu pensamento e orações ao Senhor, pedindo que te cure e tire de você qualquer sentimento negativo contra seu semelhante. Seguir o que o Senhor nos pede é sempre sábio e eficaz.

Deus tira de nós qualquer sentimento vingativo,
Ensina-os a amar o nosso próximo, cada dia mais,
Dá-nos um coração bondoso e compassivo, amém!

Padre Alberto Gambarini

TUDO PASSA SÓ O AMOR DE DEUS PERMANECE

Para Deus mil anos são como um dia e um dia é como mil anos. Chegará a hora em que Jesus falará para quem luta contra o pecado: “Vinde, benditos de meu Pai!”, devido à nossa decisão de não pecar hoje. Não imaginamos o que nos espera no Reino do Pai.
A vida é passageira. O que são 100 anos neste mundo? Tudo vai passar. A moda de um ano atrás já não passou? Tudo passa, só permanecerá o amor de Deus. A Bíblia diz que a fé e a esperança vão desaparecer e só o amor permanecerá.
Deus está proporcionando o melhor para você, para que, no dia do julgamento, você entre no Reino dos Céus. Você é convidado ao bendito Reino dos Céus.,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova