terça-feira, 16 de abril de 2013


O ATO HEROICO DO PERDÃO

Precisamos colocar especial atenção e esforço no perdoar. Se os nossos inimigos soubessem o mal que causamos a nós mesmos pelo fato de não os perdoar, eles ficariam muito contentes. O mal que nós causamos em não perdoar, pior ainda, em guardar ressentimento, em nutrir rancor, é muito maior do que o mal que eles nos causaram. É por isso que o Senhor insiste no perdão. Perdoar é questão de saúde espiritual. É questão de sobrevivência! 

Perdoar não quer dizer que a pessoa está certa. Não. Ela nos causou um mal, foi injusta, nos feriu, ela tem uma "dívida" para conosco. Justamente porque ela nos é devedora, por amor a Deus, nós lhe perdoamos a dívida.

Perdoar é fácil? Não. É difícil... muito difícil. Muitas vezes é um ato heróico. Por nós mesmos não conseguiríamos. Precisamos da força da Deus que é amor. Por essa razão é necessário querer e pedir. É preciso orar muito. 

Pelo poder do Espírito Santo podemos fazer o que Jesus fez no alto da cruz: "Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Saiba que, por mais difícil que seja, é possível perdoar. Do contrário, o Senhor não nos teria mandado. O mesmo Deus que nos manda amar, nos manda perdoar. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SEU DESEJO É A SUA ORAÇÃO

Se o desejo é contínuo, também a oração é contínua
“Meu coração grita e geme de dor” (Sl 37,9). Há gemidos ocultos que não são ouvidos pelos homens. Contudo, se o coração está possuído por tão ardente desejo que a ferida interior do homem se manifesta em sons externos, procuramos a causa e dizemos a nós mesmos: talvez ele tenha razão de gemer e, talvez, lhe tenha sucedido algo. Mas quem pode compreender esses gemidos, senão aquele a cujos olhos e ouvidos eles se dirigem? Por isso diz: “Meu coração grita e geme de dor”, porque os homens, se ouvem, às vezes, os gemidos de um homem, ouvem, frequentemente, os gemidos da carne; mas não ouvem o que geme em seu coração.

E quem seria capaz de compreender por que grita? Escuta o que diz: “Diante de vós está todo o meu desejo”(Sl 37,10). Não diante dos homens, que não podem ver o coração, mas diante de vós está todo o meu desejo. Se, pois, o teu desejo está diante do Pai, Ele, que vê o que está oculto, o recompensará.

O seu desejo é a dua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17). Será preciso ter sempre os joelhos em terra, o corpo prostrado, as mãos levantadas, para que ele nos diga: “Orai sem cessar”. Se é isto que chamamos orar, não creio que possamos fazê-lo sem cessar.

Há outra oração interior e contínua: é o desejo. Ainda que faças qualquer outra coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar.

Se teu desejo é contínuo, a tua voz é contínua. Ficarás calado, se deixares de amar. Quais são os que se calaram? Aqueles de quem foi dito: “A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos esfriará” (Mt 24,12).

arrefecimento da caridade é o silêncio do coração; o fervor da caridade é o clamor do coração. Se tua caridadepermanece sempre, clamas sempre; se clamas sempre, desejas sempre; se desejas, tu te recordas do repouso eterno.

“Diante de vós está todo o meu desejo”. Se o desejo está diante de Deus, o gemido não estará? Como poderia ser assim, se o gemido é a expressão do desejo?

Por isso o salmista continua: “Meu gemido não vos é oculto” (Sl 37,10). Não é oculto para Deus, mas o é para a multidão dos homens. Ouve-se, por vezes, um humilde servo de Deus dizer: “Meu gemido não voa, é oculto” e vê-se também esse servo sorrir. Será por que o desejo está morto em seu coração? Se o desejo permanece, também permanece o gemido; este nem sempre chega aos ouvidos dos homens, mas nunca está longe dos ouvidos de Deus.

Santo Agosinho, Bispo e Doutor da Igreja

SOMOS CURADOS NA MISERICÓRDIA DE DEUS


O Senhor é suficientemente poderoso para ressuscitar todo aquele que se joga na Sua infinita Misericórdia e se arrepende, quer perdão e vida nova.
Ele cura continuamente em nossas orações, na busca pela Palavra, na Missa, no momento da Comunhão, na Adoração ao Santíssimo. Ele nos cura durante toda a nossa vida.

A misericórdia do Senhor está aí, mas isso não quer dizer cruzar os braços e deslizar nessa graça.
Não! A misericórdia faz o que não podemos fazer. Ela nos dá vida e força, mas quem imprime a força e a vida é você. Do contrário você nunca sairá da sua situação. Confie! Hoje Jesus ressuscita o seu coração duro que não tinha a “confiança de confiar”.
Receba o Espírito Santo de Deus e ressuscite agora! Saia dessa vida e deixe o passado na Misericórdia de Deus.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PARE, ORE REAJA


Convido você, hoje, para parar e rezar para que se cumpram na sua vida e na sua família os projetos do Senhor.
Toda a graça nos é dada por meio da nossa relação com Deus, na oração. Não podemos nos distanciar por nenhum momento da fonte da vida. Nós valorizamos tantas coisas que nem têm valor e, muitas vezes, não damos o devido valor ao que é essencial para a nossa salvação e a salvação dos nossos.
Quando rezamos, tudo se torna possível e todas as portas se abrem. Mesmo que hoje estejamos numa “fornalha ardente”, lancemos um grito ao Senhor, porque Ele vai enviar um anjo para nos socorrer, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
“Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal, porque, na presença dEle foi provada a minha inocência” (Dn 6,22-23ss).
Quando andamos sempre com o Senhor, Ele nos livra do mal e nos exalta na presença dos nossos inimigos.
Permaneçamos no Senhor em todos os momentos ao longo de todo este dia.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

NÃO ALIMENTE OS ESCORPIÕES

Se nós somos do Senhor o mal tenta nos destruir. Não podemos ceder. “Não é contra homens de carne e sangue que estamos lutamos, mas contra o príncipe deste mundo, por isso revesti-vos com a armadura de Cristo”.

Nenhum de nós podemos 'paparicar' o demônio, pois hoje os cristãos estão dando a 'comida' que o demônio gosta. Se você assiste filmes pornográficos para melhorar seu desempenho sexual, eu te digo, meus filhos, o desempenho não vai melhorar com isso e sim com amor, carinho. 

Não é possível viver desta forma, assim você mata o seu casamento, pois 'o altar do matrimônio é o leito'. Se você vive no leito como cristão(ã), o maligno não terá vez na sua vida conjugal.
Se você 'ingere só porcaria', com certeza, seu hálito e seu organismo serão terríveis. O seu estômago, o seu hálito, o seu coração, depende do que você ingere. Você se alimenta do que você escuta. As músicas mundanas estão envolvidas de sensualidade, falam de sexo explícito. Eu te pergunto: do que você 'alimenta' o seu interior através dos ouvidos?

E os seus olhos estão vendo 'alimentados' de que? Tudo que entra pelos nossos sentidos fica gravado em nosso subconsciente. Para o nosso inconsciente não existe passado, nem futuro, só presente.
Nós não podemos 'alimentar' o demônio, e depois querer ser cristão, querer ter pureza de coração. Não é possível.

Não basta ser da Igreja, participar de pastorais. Há muita gente que leva de qualquer maneira no que diz respeito as coisas da Igreja. Não façam isso, meus filhos!
Nós temos sido inconseqüentes, pensamos que podemos estar na Igreja e depois ter uma vida incoerente.

A graça que vivemos neste tempo é admirável. Hoje somos encharcados da água do Espírito Santo. O Senhor nos faz mergulhar, livremente, no Espírito Santo e nos dar toda a possibilidade de viver a pureza.

O inimigo está atacando a nossa pureza, mas você precisa ser coerente, não pode continuar ingerindo 'porcaria' pela boca, pelos ouvidos, pelos olhos, pelo tato. Ingira para o seu interior coisas boas, da Palavra de Deus.
Eu sei o que é mais gostoso assistir um filme do que ler a Bíblia, mas é preciso usar com violência conosco mesmo. 

O Reino do Céu é feito pelos violentos. Estamos aqui para sermos homens e mulheres novos para um mundo novo.

Vamos ser coerentes! O demônio está acabando com as nossas famílias, com os matrimônios, mas saiba que temos recebido a proporção necessária da graça de Deus para construir um mundo novo, e eu te digo: depende de você, exclusivamente de você.

Meninas não sejam eróticas, não sejam sedutoras, porque precisamos de vocês para alcançar a Santidade. Não sejam mais 'Evas' sejam 'Marias'. 
Para o mundo novo acontecer precisa de você, homem e mulher

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A NECESSIDADE DO SILENCIO


Muito me incomoda em nossos tempos modernos o barulho excessivo e generalizado, ou seja, a falta de silêncio interior e exterior. Também para podermos rezar, tomar decisões, escutar a Deus a si mesmo e aos outros. Outro dia fui ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e li numa das colunas internas do Santuário o apelo: silêncio também é  oração! Parece que diante de tudo que a gente vive é necessário falar o tempo todo, pouco se faz silêncio, um dos motivos, penso eu é que na verdade nós temos medo do que vamos ouvir, por isso, o silêncio nos incomoda tanto e também nos tempos de hoje não educamos as pessoas para ouvir, vivemos no meio de muita informação e pouca comunicação.
Enquanto o caminho aperta e acelera em direção à Cruz e a Páscoa de Nosso Senhor Jesus é necessário silenciar. Não podemos fazê-lo sem passar pela ORAÇÃO nos exercícios espirituais de conversão, percebo o quão necessário é silenciar. Mesmo porque, se oração é diálogo é fundamental que ela seja intercalada de profundos momentos de silêncio. Este tem a função de abrir espaço para a Palavra do Senhor, sua direção e suas moções, mas também abre espaço para ouvir a nós mesmos e aos outros. Hoje não sabe-se falar, por quê não se forma para escutar, para compreender, para sentir com o irmão.
Quem fala quando deveria silenciar, está cheio de si mesmo e quem silencia quando deveria falar, erra, omite-se. Silêncio fecundo gera diálogo, movimento, mudança, conversão. Existe silêncio que é fuga e existem aqueles que geram comunicação, aproximação, dá qualidade a palavra, ao gesto concreto, a ação.
Enquanto o caminho aperta e acelera em direção à Cruz e a Páscoa de Nosso Senhor Jesus é necessário silenciar. Não podemos fazê-lo sem passar pela ORAÇÃO nos exercícios espirituais de conversão, percebo o quão necessário é silenciar. Mesmo porque, se oração é diálogo é fundamental que ela seja intercalada de profundos momentos de silêncio. Este tem a função de abrir espaço para a Palavra do Senhor, sua direção e suas moções, mas também abre espaço para ouvir a nós mesmos e aos outros. Hoje não sabe-se falar, por quê não se forma para escutar, para compreender, para sentir com o irmão.
Quem fala quando deveria silenciar, está cheio de si mesmo e quem silencia quando deveria falar, erra, omite-se. Silêncio fecundo gera diálogo, movimento, mudança, conversão. Existe silêncio que é fuga e existem aqueles que geram comunicação, aproximação, dá qualidade a palavra, ao gesto concreto, a ação.
É verdade que o silêncio é imprescindível para rezar, mas não só para isso. Para qualquer diálogo é preciso escutar, calar e ouvir o outro, nós aprendemos a falar porque escutamos nossos pais e irmãos falando e começamos a dizer as primeiras palavras. É necessário escutar bem para falar bem e na hora certa. É necessário ouvir para aprender. Silenciar para se ter coragem para reconhecer o homem interior. É uma viagem tão pequena a que se faz da mente ao coração e do coração aos lábios, mas nós temos um medo muito grande de realizá-la, porque não sabemos o que vamos encontrar. Muitas vezes porque sabemos não temos coragem de se recolher no coração e se deparar com alguns monstros bem conhecidos.

Existem alguns níveis de silêncio que fogem muitas vezes do padrão, pois Silêncio não é somente ausência de barulho.

É verdade que o primeiro nível de silêncio é o exterior, que pode incomodar muito e interferir em nossa vida e em nossa saúde. “Sem recolhimento não há profundidade”, e vivemos na superficialidade, fazendo muito barulho para não escutar os gritos do nosso interior. Por exemplo, o barulho das grandes cidades hoje é um problema até de saúde publica, notam-se as famílias procurando residências afastadas dos grandes centros, sítios e cidades menores. A necessidade do silêncio para descansar o corpo e a alma.

O silêncio interior é antes de tudo o mais necessário e imprescindível para o ser humano, para o seu equilíbrio, para discernir e tomar decisões, para ouvir a sua consciência. Mesmo porque haverá momentos que mesmo em meio a muitas pessoas conversando, trabalhando, ou até se divertindo, isso não vai me incomodar pelo nível do barulho que esta se fazendo e pelo silêncio interior que existe dentro de mim. Por isso, a ausência de barulho interior, agitação, nervosismo e distração são essenciais para a vida de todo ser humano.
Este estado de espírito se desenvolve em nós quando construímos e temos a PAZ. Esta paz não é somente ausência de guerra, de confusão, de brigas, mas ela provém de um caminho de maturidade e equilíbrio que vou fazendo em minha vida, de escolhas, de pessoas que caminham comigo, pois o grupo que me associo pode me tirar ou me dar à paz, e isso influencia diretamente no meu interior, no silêncio ou no barulho e confusão que eu transmito. Daí eu me torno promotor da paz ou da confusão, do silencio ou do barulho.
Shalom é o nome da paz do ressuscitado, uma PAZ completa que atinge o corpo e a alma de cada homem e mulher, que ultrapassa as condições externas e nasce de uma experiência interior, de uma coragem de encarar a vida e de escutar as vozes de dentro e de fora. Jesus disse para os discípulos com medo e escondidos no cenáculo depois da experiência traumatizante da cruz: “Deixo-vos a Paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (cf. João14, 27). Quando Deus visita o interior de nosso coração nasce a Paz, o SILÊNCIO e a Coragem.
Por isso, Silêncio não é somente uma questão de PSIU! E como é chato ter a necessidade de fazer ou ver e ouvir alguém colocando o dedo indicador na boca e fazendo esse barulho PSIU, que mais irrita do que resolve. O que resolve na verdade é a Paz, o Shalom que é a mãe do silêncio interior que transborda para nossa vida exterior. Desejo para você a Paz, para que possa ter o silêncio e as condições para decidir e viver melhor a sua vida! Se o silêncio é o porteiro da vida interior, façamos com coragem essa viagem preciosa da mente ao coração. Ao mundo desconhecido de nossa alma, de nossa consciência sem medo do que vamos encontrar dos monstros e das situações do passado e do presente, inferioridade e tantas outras coisas que guardamos dentro de nosso interior e que o barulho sufoca essas situações de manifestassem e serem resolvidas.
Sem recolhimento não há profundidade, sem silêncio não se ultrapassa a porta desde mundo interior que esta nosso coração e precisa vir para fora. E você verá que conhecendo encontrará mais surpresas agradáveis.
Convido a rezar comigo essa oração A Virgem Mãe do Silêncio:
Oração: Virgem do Silêncio, Tu que ouve nossas vozes, ainda que não falemos, pois compreende no movimento de nossas mãos a linguagem de nossos corações. Não te pedimos Senhora, que nos dê a voz e o ouvido para nossos corpos, mas sim que nos conceda entender a Palavra do teu Filho e o discernimento dos espíritos e das situações. Chegar a Ele com amor para salvação de nossas almas.

Queremos amar nosso silêncio para evitar a calunia, o ódio e o pecado, as decisões sem pensar e calando dar testemunho de nossa fé. Queremos oferecer-te o silêncio no qual vivemos para que todos te chamemos de Mãe e sejamos verdadeiros irmãos, sem ódios, nem rancores, como filhos teus. Pedimos que traduza nosso arrependimento, nossas palavras quando não conseguimos expressar diante do teu Filho, na hora das decisões, das escolhas e na hora de nossa morte, para que na outra vida, possamos ouvir e falar cantando tua louvação por toda a eternidade. Amém
Padre Luizinho