segunda-feira, 11 de julho de 2011

A MEDALHA E O PEQUENO EXORCISMO DE SÃO BENTO

A vida de São Bento foi profundamente marcada pela radicalidade num rompimento definitivo com os prazeres do mundo, profundíssima espiritualidade, prodígios extraordinários e destemida batalha espiritual. Fundador da grande ordem religiosa dos Beneditinos, monges e monjas que se consagram a Deus vivendo os princípios das regras Beneditinas:  “Ora et Labora”, traduzindo Oração e trabalho, santificam o homem. Com o demônio, Bento teve que lutar muitas vezes o descreve como “figura de fogo, horrendíssima, a chispar lume pelos olhos contra ele”. Em seus ensinamentos sobre esta batalha contra o demônio, Bento enfatiza que o mais importante e urgente é que o homem reaja contra as tentações.
Para se ter idéia da grandiosidade da obra Beneditina basta saber que este berço gerou para a Igreja vinte e três papas, cinco mil bispos e cerca de três mil santos canonizados.
Precisamos conhecer os símbolos da Medalha, pois muitas vezes usamos sem conhecer o verdadeiro significado.
Rezemos, pedindo a Deus a libertação de todos os males:
Explicação do verso:
Nas antigas medalhas aparece, rodeando a figura do santo, este texto latino em frase inteira: Eius in obitu nostro presentia muniamur. “Que a hora de nossa morte, nos proteja tua presença”. Nas medalhas atuais, freqüentemente desaparece a frase que é substituída por esta: Crux Sancti Patris Benedicti, ou, todavia, mais simplesmente, pela inscrição: Sanctus Benedictus.
Explicação do reverso:
*Em cada um dos quatro lados da cruz: C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. Cruz do Santo Pai Bento. *Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. Que a Cruz Sagrada seja minha luz.
*Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia. *Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás – N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs – S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces – I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno.
Na parte superior, em cima da cruz aparece a palavra PAX e nas mais antigas IE

Pequeno exorcismo da medalha de São Bento:
A Cruz Sagrada seja minha luz,Não seja o dragão meu guia.Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs.É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos. Amém.
Oração da Igreja: Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
Padre Luizinho, Com Canção Nova.

VIOLENTOS CONTRA PECADOS

O Reino dos céus é arrebatado pelos fortes, destemidos, violentos. São Mateus nos diz: “A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo” (Mt 11,12).
É preciso ser violento contra o pecado, o mundo e o demônio. Na luta contra o mal, não podemos deixar de conhecer a revelação de Deus que está na Bíblia. Precisamos nos aprofundar no estudo da Palavra e pregá-la.
Sabemos que os vitoriosos serão Jesus e a Sua Igreja. Graças a Deus, temos a proteção de Nossa Senhora, e ela sabe que o vendaval será terrível, que o inimigo de Deus espalhará poeira por todos os lados para nos amedrontar.
Numa das aparições de Fátima, a Santíssima Virgem se mostrou com o coração exposto. Para quê? Para entrarmos no refúgio do seu coração e, até a vinda de Jesus, termos sua proteção. É ali que devemos permanecer. A fúria do inimigo será grande, mas a proteção de Maria é maior.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SOMOS REFLEXOS DE NOSSAS DECISÕES

A abundância não escolhe em nosso lugar, a decisão é nossa em cada momento da nossa vida, independentemente de nossos atos.
Todos os dias, pela manhã, devemos nos perguntar: "O que eu devo fazer hoje?" Não importa o que você vá fazer, o seu caminho já está marcado. O caminho do justo é afastar-se do mal.
Não importa o que faça ou por onde eu vá, se não houver bondade naquele lugar, então aquele não é seu caminho. Algo, com certeza, saiu errado durante seu trajeto.
Nossas intenções podem ser as melhores, porém, os fins não justificam os meios. De nada adianta buscar algo bom se todo o trajeto foi marcado pela maldade e tristeza. Lembre-se daquele ditado: "O inferno está cheio de boas intenções".
A arrogância é um dos principais sinais de que você se desviou do caminho. Ao olhar ou julgar quem caiu, talvez você esteja antecipando sua queda, pois para cair basta estar de pé.
O desejo de sanar as próprias necessidades não é a vontade de Deus, pois se Filho de Deus se doou para humanidade e morreu por todos nós para nos salvar do mal, por que devemos viver em função de nós mesmos?
Por vezes, podemos encarar nossas quedas como a ira de Deus sobre nós, no entanto, pode ser uma forma de o Senhor nos chamar atenção e nos dizer que estamos nos desviando do caminho. Como todo Pai bom e misericordioso, Ele só quer o melhor para Seus filhos.
Devemos ter em mente que o dom de salvação pode vir de nós mesmos. Podemos ser instrumentos de Deus para a salvação de nossos irmãos. Muitas vezes, com um simples gesto ou palavra podemos transformar a vida de alguém.
Aquele que domina a si mesmo é melhor que alguém que acumula vitórias, pois, por muitas vezes, essas vitórias vêm à custa das derrotas de inúmeros outros. Já quem domina a si mesmo, encontra o equilíbrio perfeito para estar em harmonia consigo e com os demais.
Deus nos mostra muitas desvantagens da vida, vale muito mais quem é paciente do que quem é valente. A coragem é uma faca de dois gumes, pois o verdadeiro corajoso é aquele que age com o coração, movido por ideais maiores, vindos de Deus.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova