quarta-feira, 8 de maio de 2013


O EVANGELHO NÃO SE PASSA COM ENSINO ACADÊMICO


O processo de evangelização é o processo da fermentação. Evangeliza-se por "contágio". É preciso estar bem "fermentado" do Evangelho para, no contato com as pessoas, "contagiá-las" com ele. Portanto, quando cada um se dispõe a viver o Evangelho, acabamos nos evangelizando uns aos outros, nos contagiando.

O Evangelho não se passa com um ensino acadêmico. Não é uma pessoa que, como professor, ensina aos outros, nem são como livros que nos ensinam. O Evangelho é vida e, portanto, se passa com a vida. Quando um grupo se propõe a viver o Evangelho, a melhor maneira de conseguir esse objetivo é viver unido.

Note bem: não é simplesmente viver em unidade, mas "viver juntos com o propósito de viver o Evangelho".

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

MARIA E A EUCARISTIA GUARDA E PROTEÇÃO

Dom Bosco, o santo dos jovens, fundador da Família Salesiana, recebia, com frequência, revelações de Deus por meio de sonhos. Eram verdadeiros sonhos proféticos!

Certa noite, sonhou com um mar tremendamente tempestuoso, no qual um barco era agitado pelas ondas e cercado de inimigos que o atacavam por todos os lados. Aproximando a visão, ele pôde ver que, naquele barco, além dos tripulantes que lutavam para mantê-lo no meio da borrasca, havia bispos e cardeais, e bem na proa do barco estava o Papa de pé e braços abertos.
Em seguida, Dom Bosco percebeu que, de repente, surgiu um vento soprando sobre as velas, que a tripulação procura manter estendidas, e conduzindo aquele grande barco numa determinada direção.

Dom Bosco não teve mais dúvidas: aquele barco era a Igreja. Daí, ele entendeu também o porquê daquela tempestade e dos inimigos que o atacavam.

Pouco tempo depois, percebeu que o barco, conduzido por aquele vento (que ele logo entendeu ser o Espírito Santo), aportou no meio de duas grandes e fortes colunas. Em cima de uma está uma linda imagem de Nossa Senhora, a Auxiliadora dos cristãos, e sobre a outra um enorme ostensório com Jesus presente na Eucaristia
No momento em que o barco se posiciona entre Maria e a Eucaristia, a tempestade, num instante, se dissipa e os inimigos, que atacavam ferozmente o barco da Igreja, fogem espavoridos e faz-se uma grande calmaria.

Maria e a Eucaristia são porto seguro para onde o Espírito Santo conduz a sua Igreja. Aí, e somente aí, ela terá vitória, segurança e paz. É para este porto que o Espírito conduz a Igreja do Brasil.

É para aí que o Espírito de Deus quer conduzir também a Igreja doméstica, sua casa e sua família. É aí, e somente aí, que, nestes tempos tumultuosos de ataque cerrado sobre a família, nós teremos a vitória, a segurança e a paz de que tanto necessitamos.

São duas colunas de guarda e proteção para a igreja doméstica, na qual você é responsável e porto de salvação para onde estamos sendo todos conduzidos. Aí, e somente aí, teremos a vitória, a segurança e a paz. Paz para nossas casas, vitória certa para as nossas famílias.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUAL PESSOA NOS PODE AJUDAR SEMPRE?


Ao longo da nossa caminhada terrena, precisamos sempre pedir ajuda para prosseguirmos. Mas pedir ajuda a quem?
Precisamos buscar socorro em quem, de fato, pode nos ajudar. Mas quem pode nos auxiliar e estar sempre ao nosso dispor?
Jesus é a pessoa com quem sempre podemos contar, pois Ele mesmo nos disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5c).
Somente com as nossas forças não conseguimos ir adiante, nem mesmo quando buscamos ajuda nas pessoas elas podem, de fato, nos ajudar. Portanto, “mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar nos grandes da terra” (Sl 117,9).
Iniciemos a nossa semana pedindo ao Senhor que nos socorra em todas as nossas necessidades.
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

GOTAS DE CURA INTERIOR

Bem sabemos que a cura interior é um processo que depende da disposição de cada pessoa para o alcance completo da cura. Por isso é indispensável ter boas atitudes, buscando uma vida de perdão e de vivência no amor. 

Padre Léo, em um de seus livros, aborda pequenas atitudes que, se forem vividas, podem nos levar a grandes curas. 

Gotejamento diário:  a Cura Interior, muito mais do que um o objetivo a ser alcançado ou uma meta a ser conquistada, é a consequência do nosso jeito de viver. Cura interior é fruto, precisa ser cultivada. 

Celebre pequenas conquistas e saboreie grandes vitórias. Na vida, precisamos aprender a celebrar vitórias, pequenas e grandes. Cada passo vivido precisa ser degustado, saboreado e festejado. Não podemos ficar esperando para celebrar somente as grandes vitórias, cada pequena vitória celebrada é sempre para as grandes vitórias almejadas. 

Pessimismo, não! O pessimismo do mundo moderno acaba contaminando nosso coração. Vamos nos tornando especialistas em ressaltar o negativo, pois o alimentamos por meio das notícias e das conversas. A celebração de cada etapa vivida e conquistada nos ajuda nesse processo. 
Vitória celebrada é semente de nossas vitórias. A celebração das conquistas tem também um aspecto muito importante que precisa ser ressaltado cada vez mais: aprender a compartilhar nossos triunfos. Vitória que não é compartilhada não deve ser chamada de vitória.

Acredite na felicidade!
 Feliz aquele que tem com quem compartilhar suas tristezas e dores. Mais feliz ainda aquele que tem com quem compartilhar suas alegrias. O amigo verdadeiro é aquela pessoa diante de quem podemos nos revelar por inteiro. Como vivemos numa constante competição, parece que ser feliz ofende os outros.

Compartilhe vida! 
Um coração curado sabe que a alegria verdadeira não está naquilo que temos ou conquistamos, mas na qualidade de nossos relacionamentos. O que não pode ser partilhado não merece ocupar lugar nenhum em nossa vida.

Rir é o melhor remédio. 
Para compartilhar a felicidade é preciso optar pela alegria. O grande pecado é não saborear a vida. Quem aprendeu a sorrir saberá chorar na hora certa, diante das pessoas e das situações adequadas.

Desculpe-me, eu errei! 
Reconhecer os erros é um segredo essencial. Ninguém é obrigado a acertar sempre. Infeliz de quem, por orgulho, fixa-se numa ideia mesmo sabendo que está errada. Se sabemos que estamos errados, nada mais nobre e curador do que aceitar-se e começar de novo, do jeito certo.

Aprenda a lidar com seus erros. 
Nunca se faça de vítima dos acontecimentos. É preciso ser tolerante consigo mesmo e com os outros para não viver aborrecido por coisas insignificantes. É terrível quando a pessoa vive remoendo críticas.

Seja flexível.
 A flexibilidade é uma gota essencial para o pote da cura interior. É preciso estar aberto às mudanças. Mesmo que seja muito difícil superar velhos hábitos e atitudes, é preciso se esforçar. O ser humano precisa crescer sempre, multiplicando seus dons e seus talentos. Quem não multiplica seus dons acaba perdendo-os. 

Santa Terezinha, um colar perfumado

"Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo..."

"Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras."

"Não é bastante amar, é preciso prová-lo!"

Frases de Santa Terezinha do Menino Jesus que descobriu que o Amor era
a sua verdadeira vocação; a vocação de todos os corações!