segunda-feira, 25 de novembro de 2013

QUANDO DEUS ABRE UMA JANELA

"Deus quer mais de ti um mínimo de obediência e docilidade, do que todas as ações que realizas por Ele" (São João da Cruz)

Quando Deus abre uma nova janela para nós, não devemos ter medo do que virá pela frente. Muito pelo contrário! Devemos nos abandonar em Suas mãos seguras, na certeza de que Ele sempre tem reservado o melhor para nós. Não tenha medo da novidade que Deus traz para sua vida. Não fuja daquilo que Ele te pede hoje. Saiba que a sua obediência à vontade de Deus - mesmo que lhe custe caro - produzirá em seu coração maravilhosos frutos de paz e serenidade. Muitas vezes nos tornamos pessoas infelizes porque insistimos em ficar amarrados àquelas coisas velhas que desde sempre nos confortam, mas que produzem em nossa alma um terrível comodismo e apatia para avançar. A obediência sempre favoreceu - e continuará favorecendo - o milagre. Tome posse desta verdade! Deus abençoe seu dia e sua semana que apenas está começando. Oro por você e pela sua obediência a Cristo

ANO LITÚRGICO

Domingo (24/11) é o ultimo domingo do ano litúrgico atual. E todos sabemos que o ano liturgico começa no Advento. Mas você, caro leitor, conhece a divisao do ano eclesiástico? Vamos aprender mais?

O ano eclesiástico começa no primeiro Domingo do Advento e termina no 24º Domingo depois de Pentecostes. Compõe-se de estações ou tempos litúrgicos. O PRÓPRIO DO TEMPO OU CICLO TEMPORAL­, revela-nos Nosso Senhor no quadro tradicional dos grandes mistérios de nossa santa religião. Simultaneamente, desenvolve-se com este um ciclo secundário, chamado o PRÓPRIO DOS SANTOS ou CICLO SANTORAL, porque é composto das festas de todas as almas santas nas quais já foi completada a obra da redenção.

I. O PRÓPRIO DO TEMPO OU CICLO TEMPORAL

Escrevendo aos romanos (8,29) São Paulo diz que DEUS NOS PREDESTINOU PARA SERMOS CONFORMES À MESMA IMAGEM DE SEU DIVINO FILHO. O objetivo da Igreja no sacrifício da missa é manter-nos em contato estreito com Cristo, fazer-nos semelhantes a Jesus Cristo, nosso modelo e nosso guia.
É esta imagem de Cristo, do Filho de Deus, que a Igreja nos apresenta e propõe à nossa imitação através dos Tempos do ano litúrgico.
Este círculo ou ciclo divide-se em duas partes: o ciclo do NATAL e o da PÁSCOA, com dois tempos intermediários. Cada um destes ciclos divide-se ainda em tempo antes, durante e depois destas grandes festas que tem por fim preparar a alma para as lutas da vida e dispô-las para celebrar condignamente as festas.

Leia mais: http://www.adapostolica.org/novo/2013/11/23/a-divisao-do-ano-eclesiastico-na-forma-extraordinaria/
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ó Virgem Santíssima Mãe de Cristo e nossa Mãe Ombro a ombro com Jesus Vosso Filho Conhecestes a fadiga do trabalho Por isso Vos suplicamos Volvei Vosso olhar de amor para nossa luta de cada dia. Em todos os campos da atividade humana pedimos Vossa benção, ó Mãe nossas famílias Iluminai-as Fortalecei-as, ouvi nossa oração.

Nossa Senhora  Rogai por nósEm nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ó Virgem Santíssima Mãe de Cristo e nossa Mãe Ombro a ombro com Jesus Vosso Filho Conhecestes a fadiga do trabalho Por isso Vos suplicamos Volvei Vosso olhar de amor para nossa luta de cada dia. Em todos os campos da atividade humana pedimos Vossa benção, ó Mãe nossas famílias Iluminai-as Fortalecei-as, ouvi nossa oração.

Nossa Senhora Rogai por nós

RELÍQUIA DE SÃO PEDRO SÃO EXPOSTAS AO PÚBLICO

Relíquias de São Pedro são expostas ao público pela primeira vez

Pela primeira vez, as relíquias do apóstolo São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, foram expostas neste domingo a uma multidão reunida na Praça São Pedro, na presença do Papa, durante a missa de encerramento do "Ano da Fé".

Numa manhã fria e úmida, diante de dezenas de milhares de seguidores em todo o mundo, o papa Francisco se curvou antes do início da cerimônia diante do relicário de bronze de 30 cm de comprimento, em que se encontram fragmentos de ossos do apóstolo em um pedaço de tecido.

Sobre o relicário está gravado em latim "Ex ossibus quae in Arcibasilicae Vaticanae hypogeo inventa Beati Petri Apostoli esse puntantur" ("Ossos encontrados na Basílica do Vaticano, que são considerados como os do bendito apóstolo Pedro").

O "Ano da Fé" foi lançado em outubro de 2012 pelo papa Bento 16, quatro meses antes de sua renúncia, e deu origem a várias celebrações na praça São Pedro. Desde então, cerca de 8,5 milhões de pessoas visitaram Roma, segundo o Vaticano.

Após a missa, muitas pessoas passaram a rezar nas Grutas do Vaticano, sob a basílica, diante do túmulo do primeiro apóstolo.

Os ossos foram encontrados durante as escavações em 1940, sob o pontificado de Pio 12, em uma necrópole localizada debaixo da basílica ao lado de um monumento construído no século 4 para homenagear aquele que é considerado o primeiro bispo de Roma.

Ossos, envoltos por um pano roxo bordado com fios de ouro, foram descobertos no local.

Nenhum papa testemunhou que os ossos eram autênticos. Mas testes científicos indicaram uma grande "probabilidade" de que eles são, de fato, os ossos do velho pescador da Galileia, segundo o papa Paulo 6º em 1968.

Os ossos foram devolvidos a Paulo 6º em 1971 e foram mantidos desde então na capela do apartamento papal.

Pedro foi crucificado de cabeça para baixo entre os anos 64-70 no circo de Calígula, onde hoje se encontram os Jardins do Vaticano.

Fonte: http://www.afp.com/en/

HOJE VEMOS UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS EM BUSCA DE CURA E LIBERTAÇÃO

Hoje vemos um grande número de pessoas em busca de cura e libertação. A que se deve este fenômeno? Existem dois motivos principais: têm aumentado as práticas de ocultismo e tudo o que é ligado à adivinhação, à magia ou ao espiritismo. Essas são grandes portas de entrada dos distúrbios diabólicos. Por outro lado, penso que, nos últimos séculos, pelo menos na Europa, foi um ministério [cura e libertação] um pouco abandonado. Nos seminários, não se dá muita ênfase a isso, pois as pessoas se preocupam com as coisas boas, como o anúncio da Palavra de Deus, mas não dedicam tempo para rezar com os demais. Acontecem os aconselhamentos, mas as pessoas querem oração, pois têm problemas e precisam de oração. 

Precisa-se fazer um discernimento e deve-se ter certa prudência, pois são vários os fatores e precisamos ter um olhar em todo o conjunto. Em primeiro lugar, questiono as pessoas a respeito da sua prática religiosa, na grande maioria dos casos são pessoas de fé, mas que não possuem um prática religiosa, ou seja, estão longe dos sacramentos. 

Em segundo lugar: são os sintomas estranhos que elas sentem, aquilo que foge da normalidade: dores no corpo que não têm explicação médica, picadas em todo o corpo, doenças que aparecem e desaparecem. Caso respondam “sim” a essas perguntas, pergunto se já foram ao médico ou fizeram exames e quais foram os resultados. Em alguns casos, as pessoas têm os sintomas que parecem uma doença, mas, ao fazerem os exames, eles nada acusam. Muitas dessas pessoas, após o resultado desses exames, são encaminhadas aos psiquiatras ou psicólogos e, eles, por sua vez, não encontram respostas para tais distúrbios. Há pessoas que fazem uso de remédios, mas que, mesmo assim, devido à ação diabólica, não reagem aos medicamentos. 
Em terceiro lugar, são as práticas ocultas, é certo que, em sua maioria, os distúrbios diabólicos estão ligados a essas práticas ou as pessoas foram vítimas de alguma bruxaria ou macumba. Nesses casos, pergunto se apareceram coisas estranhas ou se algo anormal aconteceu. Se isso ocorreu pode se tratar de algum caso espiritual.

O último ponto, e talvez um dos mais importantes, é a reação às coisas sagradas. Pessoas atacadas pelo demônio sempre reagem a este contato: ao entrarem na igreja, sentem-se mal. Existem pessoas que deixaram de ir às Santas Missas por conta disso, pois começam a sentir dores pelo corpo.

Quando invocamos Deus, o demônio sente-se muito mal. Quando pedimos ao Senhor que liberte alguém, Ele vem e nos ajuda. Portanto, os casos de libertação iniciam-se na conversa e no diagnóstico com as pessoas. 
Há casos insolúveis, ou seja, existem pessoas que não são totalmente libertas dos ataques demoníacos? Sim, cada caso é um caso, há casos que evoluem em ritmos diferentes. Existem casos graves que são resolvidos em poucos exorcismos e casos leves que parecem se arrastar por anos. Questiono: quais os fatores que condicionam a libertação completa desta pessoa? De certo é a sinceridade de sua conversão. Muitas vezes, as pessoas fazem determinadas coisas porque o padre pediu, mas dentro do seu coração não abraçaram o Senhor.

Outro fator são pessoas que têm algum pecado e que não o largam. Acreditam em Jesus, no entanto, vivem no pecado, buscam adivinhos, leem astrologia, usam amuleto para dar sorte. O uso dessas coisas condiciona as pessoas a não se libertarem por completo da ação do demônio. Além disso, há pessoas que vivem um processo de libertação, mas, por terem seus familiares envolvidos com coisas ocultas, não conseguem a libertação. Por isso, percebam a importância dos laços de sangue.

O último ponto, e o mais misterioso, é quando Deus permite, para a santificação de uma pessoa, que ela seja atacada pelo demônio. E isso não é um pecado, por exemplo, tais pessoas, como padre Pio e Cura D'Ars, foram para o céu mesmo sendo tentadas aqui na terra pelo demônio. Então precisamos entender que pode ser um plano de salvação para a sua alma.

 Exorcismo e libertação

 Por que algumas pessoas são alvo de possessões do maligno e outras não? E como devemos nos proteger?

 
A grande proteção é viver na graça de Deus, quem está unido a Jesus o demônio não consegue destruir. Um exemplo forte é um testemunho de um ex-satânico, segundo o qual, com a bruxaria, conseguiu muitas coisas; mas, certa vez, ao se apaixonar por uma mulher e fazer uma bruxaria, como sempre fazia, disse ter ficado impressionado pelo fato de não conseguir fazer com que acontecesse nada com aquela jovem. Mais tarde, viram que ela era uma católica que rezava o terço pela manhã e à noite e ia à Missa todos os dias. Hoje, ele tem buscado a Deus graças àquela moça. Quem vive na graça de Deus não deve ter medo do demônio!

Na Europa, por exemplo, a Nova Era tem levado muitas pessoas a sua prática por meio do uso de amuletos, buscando forças espirituais que não são de Deus e, por causa disso, entram no campo do inimigo, levando-as ao distúrbio. 
O diabo pode escravizar e influenciar alguém a praticar o mal por intermédio de mensagens subliminares, como os filmes? Muitas mídias buscam inspirações em comunhões diabólicas, muitos grupos de música, explicitamente, se consagram ao demônio e pedem inspiração a ele para suas letras. Quem faz uso desses produtos deve se livrar deles e pedir perdão a Deus. Tenha cuidado com o que você tem ouvido, mesmo se as letras estiverem em outras línguas e você ouve por causa da melodia, pois muitas delas invocam ao demônio com frases de consagração.

Há artistas que dizem isso abertamente, como respondeu claramente Lady Gaga ao ser perguntada sobre o segredo do seu sucesso: “Fiz um pacto com o demônio”. Portanto, cuidado meu irmão, abra seus olhos! 
O exorcismo, muitas vezes, é tema do cinema. O que leva as pessoas a buscarem esse tipo de “entretenimento”? Há alguma fidelidade entre o que é apresentado nos filmes e a realidade? Em geral, nos filmes sobre exorcismos, seus idealizadores querem ter uma ligação com a verdade, ou seja, tentam fazê-los baseados em fatos reais. Sabemos que os pontos fortes dos filmes são aqueles momentos tensos, que nos fazem até nos arrepiar. Muitas coisas ali existem, mas o que acontece é o exagero e a distorção da realidade. 
Outras religiões acreditam na existência do demônio e também realizam orações de exorcismo lançando mão de outros artifícios, diferentemente daqueles utilizados pela Igreja Católica. Nessas religiões também acontece a libertação? Em todas as religiões do mundo os homens experimentam a existência de seres espirituais com os quais podemos entrar em contato, seres bons e seres maus. Na Igreja Católica, temos os anjos como esses seres espirituais; em outras religiões é invocada uma força que tem determinados efeitos, como os transes, através dos quais buscam respostas. O mais correto é saber que, se uma pessoa não invoca o Criador do Céu e da Terra, o nosso Deus verdadeiro, ela entra no terreno do inimigo. Isso é uma abertura espiritual e quem se aproveita disso é o demônio. 

O diabo é um enganador, usa de pessoas que vão ao curandeiro, ao pai de santo ou ao médium, que aliviam os distúrbios por algum tempo e fingem curá-las; estas pessoas ficam convencidas de que, com a ajuda deles, foram libertas. No entanto, depois de certo tempo, voltam a ser atacadas e, desse modo, nunca conseguem se livrar [do mal]. No fundo, elas estão sendo atacadas pelo demônio e pedindo que ele mesmo as liberte. Ele é inteligente, gosta de nos enganar, pois é o pai da mentira, tudo isso para nos convencer de que um bruxo está nos libertando. Portanto, a libertação completa só em Jesus Cristo.
 Padre Duarte

AMAR É UM ATO DE DECISÃO

O amor não é simplesmente um sentimento, é um verbo ativo. Se eu não amo, não acontece. Assim como uma canção só vai ser ouvida quando começarmos a cantar, assim também só quando começarmos amar é que o amor vai acontecer dentro de nós e vamos sentir os seus efeitos. 

Se eu não ando, não saio do lugar; se eu não corro, não vou sentir a velocidade; se eu não perdoo, não vou sentir o sentimento próprio de quem perdoa. É um sentimento muito bom, como quando se sente o cheiro da comida, mas só se sente o sabor dela ao comê-la. 

Deus quer dar a você hoje essa satisfação. Perdoe as pessoas que têm alguma dívida para com você e você poderá experimentar isso. O amor só pode ser sentido com gestos.

Quando amarmos alguém que não merece, aí então estaremos amando mais. E isso é que traz a nós um sentimento maior ainda. Comece agora mesmo. Decida-se por amar e colha os frutos desse gesto nobre: o amor.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

É JESUS QUE SOCORRE EM NOSSA TRIBULAÇÕES

Quantos de nós estamos afastados do Senhor por uma fina membrana? E somos nós que precisamos romper com essa distância. 

O homem do Evangelho (“O bom samaritano” Lucas 10, 25-37) havia deixado Jerusalém para trás e seguia para Jericó. Jerusalém era a cidade de Deus e Jericó a do comércio. E lemos nessa passagem bíblica que ele foi assaltado e espancado. 

Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele desce até nossas misérias para nos levantar. Ele derrama o azeite primeiro, que é o próprio Espírito Santo, que vem curar as nossas feridas. E nos coloca em Seus ombros e nos leva para hospedaria, que é a Sua Igreja. Para os cuidados Ele deixa dois denários: a Palavra de Deus e a Eucaristia. E ainda promete que o que for gasto a mais, quando Ele voltar em Sua  vinda gloriosa, pagará o que é justo para aquele que cuidar dos Seus. 

Quando somos salvos por Jesus, devemos ir como o samaritano ao encontro de tantos que, como nós, algum dia foram violentados pelo mundo. Você precisa ser um samaritano e se gastar na salvação de muitos. 

Gaste-se, pois se você gastar mais do que pode, quando Cristo voltar, Ele pagará a sua recompensa. Toda a nossa vida de cristãos precisa estar voltada para essa realidade. É preciso caminhar para chegar à santidade original, a estatura do homem perfeito: Jesus Cristo. Essa é uma tarefa longa e árdua. É uma obra conjunta de Deus e de cada um de nós, assumindo responsavelmente as rédeas da nossa própria formação. 

Monsenhor Jonas Abib