sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

INFLUENCIA DA SEXUALIDADE ENTRE HOMEM E MULHER



Biologicamente não existe um ser humano assexuado, e sim o homem e a mulher, cada um com características sexuais próprias. Porém, a sexualidade não envolve somente a dimensão corporal e biológica.
Sabendo que a sexualidade atinge também a dimensão da subjetividadde humana, verifica-se que existe uma maneira masculina e feminina de pensar, imaginar, amar, agir, reagir; é o que se pode chamar de desejo sexual.
A menina sente desejo pelo menino e vice-versa; é o desejo heterossexual. Nesse nível, a sexualidade torna-se comportamento, sentimento. Ao tornar-se vivência, a sexualidade humana configura o comportamento pessoal, revelado no modo de se vestir, na maneira como a pessoa age diante do sexo oposto, entre outros. A sexualidade é algo que deve ser integrado na dinâmica geral da pessoa.
A dimensão psicológica, o eros, a esfera do erótico é entendida como a área da atração, do desejo. É por meio dessa dimensão que entramos no âmbito dos sentimentos. É o campo da sensualidade, entendida em seu aspecto positivo. É algo como a irradiação da emoção sexual sobre todo o corpo.
Na dimensão erótica, a linguagem mais comum é a da ternura, que se manifesta na vontade e na necessidade de dar e receber carinho. A sexualidade não permanece localizada exclusivamente nas zonas erógenas, encontra-se no todo do sujeito, como ser corpóreo.
A relação heterossexual (entre homem e mulher) deve ser uma linguagem de amor. Não deve se guiar unicamente pela força do impulso biológico, mas deve ser assumida pela capacidade de amar e de se doar plenamente. Toda relação heterossexual que não consegue alcançar a linguagem humana do amor como expressão e, ao mesmo tempo, realização, acha-se distorcida e, portanto, é descartavel do ponto de vista cristão.
Uma sexualidade que não apresenta a linguagem do amor é falha e compromete a realização do amor. É um comportamento sexual não condizente com a autêntica noção da sexualidade humana. A sexualidade precisa expressar-se pela linguagem do amor, do respeito, do compromisso, da fidelidade e da comunhão plena.
O amor conjugal refere-se a algo já preestabelecido, pois fundamentalmente o homem está destinado à mulher e a mulher ao homem. São seres que se complementam. A sexualidade é a inscrição, na própria carne e em todo ser, de que os indivíduos não foram feitos para viver isolados. É a expressão da linguagem de amor mútuo, por isso mesmo não pode ser considerada simplesmente um instinto fisiológico.
A pessoa se realiza no relacionamento responsável e de amor. Por ser um modo de aproximação do outro, ela pode ajudar a promover o desenvolvimento da personalidade ou bloqueá-lo. Pode, portanto, em alguns casos, criar conflitos em vez de aproximação.
A felicidade é um objeto constantemente buscado pelo homem. Não importa o que faça, todas as suas ações estão destinadas ao encontro da felicidade. Para que isso se realize, de fato, o homem precisa enfrentar o desafio de educar a sua sexualidade, encontrar um modo de domínio sobre ela.
A plenitude pessoal alcançada pela sexualidade só pode acontecer na vida matrimonial, pois a sexualidade é a expressão do nosso modo de amar. Por ser algo de tão grande valor e dignidade, a sua desintegração (voltada para a prostituição, estupro, pedofilia) pode ser destruidora.
Padre Mário Marcelo Coelho, SCJ

DEUS TRABALHA EM NÓS

 
“Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis sob seu olhar, no amor” (cf Ef 1,4).
Este é o nosso primeiro chamado. Nossa primeira vocação. O artista plástico pega o barro e trabalha com as próprias mãos. Modela-o, dá a ele a forma que quer. Depois pinta e, por fim, leva ao forno para transformá-lo numa peça artística. É desse jeito que Deus trabalha em nós. Não passamos de barro, mas Ele nos toma em Suas mãos e trabalha até chegarmos à forma que Ele quer. Depois disso Ele nos leva ao forno: é preciso passar pela prova do fogo.
Assim como o artista contempla sua peça depois de pronta, Deus quer contemplar, com amor e alegria, a obra que Ele fez em nós. Sua meta é nos tornarmos santos e irrepreensíveis a Seus olhos, no amor. É preciso muita técnica para trabalhar o barro: não podem ficar pedrinhas, ciscos, sujeira alguma; do contrário o barro racha e a peça se perde. Mas se a peça é bem trabalhada, o barro resiste ao fogo e a peça fica perfeita.

Monsenhor Jonas Abib

SAIA DE SI E VIVA GRATUIDADE

Se você quer alcançar a vida eterna, observe os mandamentos de Deus, pois eles não são pesos, obstáculos, nem formas opressoras sobre a nossa vida; eles são pistas para que sejamos pessoas boas. A bondade e a vontade do Pai se manifestam nos Seus mandamentos.
Quando o pai e a mãe falam para o filho não sair mais com determinada pessoa, eles não estão sendo maus, nem fazem isso porque não querem que o filho tenha amigos. Eles sabem que más companhias corrompem bons costumes. Pai e mãe sempre querem o melhor para seus filhos!
Você pode dizer, no dia de hoje: “Senhor, eu vivo tão infeliz no meu casamento. O que eu devo fazer?” Volte-se para Deus, meu irmão. Reze em família, abra-se ao diálogo, converse com o Senhor. O jovem dessa passagem bíblica disse que já tinha ouvido isso muitas vezes, que tinha fé e que seguia os mandamentos. O Senhor, em Sua bondade e simplicidade, diz que falta a perfeição naquele jovem e completa: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois vem e segue-Me”. Mas o jovem, apesar de ter fé, não conseguiu abandonar tudo e seguir o Senhor.
Muitas vezes, as respostas de Deus em nossa vida nos desconcertam. Aquele jovem não conseguiu dar um “sim” para o Senhor. Seja uma pessoa despojada! Saia de si e viva a gratuidade!
Quando você serve com alegria, você já colhe aqui na terra o fruto desse belo serviço. Deixe de ser orgulhoso, pare de olhar para o próprio umbigo... Eu o convido no dia de hoje a ter esse tesouro no céu. Que sua resposta seja positiva para Jesus. Ou nos doamos ou continuaremos sempre na superfície, no supérfluo. Hoje é dia de darmos um passo a mais. Que Deus abençoe a nossa caminhada!
Alexandre de Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

OS ANJOS QUEREM NOS CONDUZIR


Cada um de nós vive esta graça: existe um anjo ao nosso lado. Um Espírito celeste maravilhoso nos acompanha desde a nossa concepção no ventre de nossa mãe. O que nos cabe é assumir sua presença como servidor e mensageiro de Deus, que intercede e suplica ao Senhor por cada um de nós.

Quando o povo de Deus se reúne em oração, adoração e louvor; e a Palavra de Deus é proclamada, os anjos aí estão. Eles foram criados para adorar, louvar e bendizer a Deus. São mensageiros: levam a Palavra, a salvação e a cura que vêm do Senhor. Além deste mundo visível, há um mundo espiritual que nos rodeia. Não o vemos nem percebemos, mas ele existe e é real. O que a Bíblia nos mostra é a realidade: os anjos estão presentes no começo da criação, na vida de Abraão e Sara e junto a muitos outros. O povo de Deus caminha com Moisés, do Egito à Terra Prometida, acompanhado continuamente por eles. Vemos os anjos presentes na vida de cada um dos profetas; por isso estão constantemente apresentados na Bíblia, pois realmente acompanham os homens.

Hoje, os anjos querem nos conduzir. São nossos companheiros e guardas. Sua missão é comunicar a vontade de Deus e nos encaminhar até ela, rogando e falando à nossa consciência. Por isso, quando oramos, eles se associam a nós.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova