sexta-feira, 8 de julho de 2011

DEUS CUIDA DE TUDO

luzia_site3Iniciemos este fim de semana especial de cura e libertação, entregando a Deus todas as preocupações que estão sobre os nossos ombros e o peso que temos arrastado dos dias passados.
Caminhemos com uma esperança alegre e renovada em nossos corações, porque Nosso Senhor Jesus Cristo está no meio de nós. Pode ter certeza de que aconteça o que acontecer, o Senhor está do nosso lado cuidando de todos os detalhes da nossa vida – dos mais simples aos mais complicados –, os quais, muitas vezes, nem nós mesmos nos apercebemos deles; ou quem sabe não sejamos capazes de cuidar deles.
Tudo se faz novo, a cada dia da nossa vida, quando colocamos Jesus em primeiro lugar e damos a Ele a liberdade de agir na nossa vida, de acordo com a Sua vontade.
De maneira muito concreta, entreguemos as rédeas da nossa vida e da nossa família nas mãos de Nosso Salvador e Mestre sem medo nem reservas. Submetamos todas as coisas, circunstâncias e pessoas aos cuidados d’Ele e tudo adquirirá um novo brilho e um novo sentido, porque: ”Porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória” (Salmo 149, 4). Basta confiar n’Ele e se deixar amar e cuidar por Ele.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DE UM AMIGO PARA VOCE

Nas primeiras páginas das Sagradas Escrituras, Deus olha a criação e, diante de tanta beleza, só uma coisa Ele vê e diz que não é boa: a solidão do homem. Quando o Senhor diz: “Não é bom que o homem esteja só...” (cf. Gn 2,18), para além da necessidade de uma companheira do sexo oposto, Ele vê que, para o homem, era necessária a convivência com outras pessoas. O homem é um ser que se relaciona e é criado para estar com os outros. É no envolvimento dos relacionamentos humanos que vamos nos conhecendo e nos dando a conhecer.
Nesses relacionamentos sempre somos presenteados com os verdadeiros amigos. Aqueles que, um dia, entraram em nossas vidas fizeram a diferença e nunca mais saíram, pois ajudaram a construir parte da nossa história de vida. Uma amizade verdadeira é capaz de construir um ser humano melhor, que não tem medo de dizer a verdade com amor, que não foge na hora da dor e que, acima de tudo, sabe partilhar as alegrias e conquistas da caminhada. Amizades que suportaram o passar dos anos e os grandes desafios de cada tempo. Eu mesmo posso testemunhar o sustento que a presença dos amigos representa na minha vida. Amigos que desde os inícios da Comunidade Canção Nova abraçaram os mesmos ideais e se comprometeram dia a dia com essa obra.
Muitos fizeram essa história e não me atrevo a dizer o nome de nenhum por receio de me esquecer de algum deles, o que seria uma grande injustiça, pois eu mesmo preciso reconhecer que sou hoje um homem melhor por causa desses meus amigos. Pessoas que se aproximaram, ficaram e nunca mais saíram da minha história pessoal e da história da Canção Nova. A novidade dessa canção se faz pela fidelidade de tantos amigos que, espalhados pelo mundo, aqui tão perto de nós ou um pouco mais distantes, são Canção Nova por meio de uma amizade bonita, que não nasceu de uma vontade meramente humana, mas de um querer primeiro de Deus.
“Chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Chamar de amigo demonstra a confiança de partilhar vida e sonhos, dores e lutas, desejos e conquistas, enfim essa amizade é tão profunda que nos faz viver assim há tanto tempo e sermos felizes. Essa amizade não cria grupos fechados e exclusivos, mas é aberta a todos aqueles que se aproximarem. Você faz parte dessa amizade tão linda e tão forte que Deus mesmo estabeleceu entre nós. A cada dia que passa nos conhecemos mais, vamos nos assumindo como verdadeiros amigos em direção do critério mais sublime de amizade dito por Cristo: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15,13).
Eu escolhi um dia responder ao amor de Deus que me chamava, me comprometi a "ser tudo para todos", tenho me esforçado para cumprir isso, sei que posso melhorar muito e quero fazer isso a cada dia, pois sei que vale a pena dar a minha vida por você que é meu amigo. Agradeço a sua amizade verdadeira, que se manifesta sempre de forma concreta, e me comprometo a ser fiel a essa nossa amizade.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

OS SONHOS E OS DESEJOS

Para construir um sonho é preciso renunciar a muitos desejos

Existe uma enorme diferença entre sonho e desejo. Para realizar um sonho é preciso empreendimento, suor e, às vezes, lágrimas. Sonho é um projeto de vida, algo que nosso coração motiva interiormente a partir de perspectivas que intuimos ou vislumbramos e que ressoa dentro de nós como identidade. Encaixa-se com nossas habilidades e eleva-nos como pessoas. É um ideal que dará sentido à vida.
São exemplos do que vêm a ser um sonho: Buscar casar-se, adquirir uma casa própria, um carro, cursar uma faculdade, abrir um negócio, realizar-se numa profissão ou vocação.
Todo ser humano necessita ter um sonho, pois, neste há uma meta, uma direção para onde seguir. Caso contrário, a existência não encontra motivações para superar e aprender com os desafios.
Já o desejo vem a ser a reação imediata diante da possibilidade de sanar nossas vontades mais básicas. É o impulso do instinto.
Desejo é o que sentimos quando estamos com fome, sede ou quando sofremos tentação, desejos da carne, desejo sensual, ira, vingança, gula.
O desejo desperta no gênero humano a manutenção da sobrevivência, mas quando não bem administrado causa desajustes em todo o ser. Porém, nem mesmo quando vivido no equilibrio, ele é capaz de proporcionar um sentido maior para a consciência existencial da pessoa.
O grande perigo é não atentarmos às nossas metas de vida, a nossos sonhos, e nos perdermos nas vontades que sentimos na caminhada. Quem não sabe aonde quer chegar, fica atrelado a qualquer distração no percurso. Saul perdeu-se no encargo e vocação de rei, porque ficou com inveja de Davi (cf. I Sm 18, 6 ss). E Davi, que era rei e guerreiro, encheu-se de desejos sensuais por Betsabéia, a partir de um momento de ócio em que não estava com suas tropas na batalha (cf. II Sm 11, 1). Judas Iscariodes, apóstolo de Jesus, conviveu com Aquele que é a Sabedoria eterna, tinha como vocação ser coluna da Igreja, mas, jogou tudo fora por causa de trinta moedas (cf. Mt 26, 15).
Você já se imaginou rendendo-se a prazeres momentâneos que podem prejudicar ou mesmo aniquilar suas chances de alcançar os seus sonhos com a prática de atitudes ilegais, imorais, vícios, ações pecaminosas?
Talvez, na hora em que bata o desejo, e estamos próximos da oportunidade de satisfazê-lo, não consideramos que o pior possa acontecer. (Que venhamos a ser descobertos em práticas ilícitas e imorais e de pecados, ou que o objeto de prazer venha desencadear um mal tão grande).
Devemos sempre ponderar: "A aventura valerá realmente? Não estamos nos acostuamando com o perigo, com o pecado ou com algo que pode, em uma única vez, pôr tudo a perder?"
Sigamos ao Mestre Jesus, que mesmo estando quarenta dias sem comer e sentindo fome e sede, não transformou a pedra em pão, em vista daquilo que era Seu intuito maior: Seu plano de Amor por nós (cf. Mt 4). O poder e as oportunidades que temos devem ser usados sempre para a nossa construção como seres humanos melhores.
Para construir um sonho é preciso renunciar a muitos desejos.
Sandro Ap. Arquejada-Missionário Canção Nova