domingo, 18 de dezembro de 2011

A PACIENCIA FAZ SUPORTAR AS LIMITAÇÕES DO OUTRO

A paciência traz tranquilidade e paz, principalmente, quando nos encontramos num momento de provação e precisamos ser pacientes para esperar a hora certa de reagir e lutar. "É preciso ter paciência nos relacionamentos afetivos e amorosos. A Sagrada Escritura diz o seguinte em Romanos 15: 'Nós, os fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos e não buscar só o que nos agrada'. Para suportar devemos ter paciência", afirma a missionária.
Em seguida ela conduz a oração:
"Nós pedimos, Espírito Santo, que nos conceda o dom da paciência, nos dê a graça de suportar aquilo que não podemos modificar. Vem, Espírito Santo, dando o fruto da paciência na tribulação, nos momentos difíceis do casamento, nos dê paciência com os defeitos e limitações do outro. Dê-nos o dom da fortaleza para superar as crises familiares e matrimoniais. Vem, Espírito Santo, nos conceda a paciência sem limites, nos liberte de tudo o que é ansiedade e nos deixa em desarmonia, agitados. Vem, Espírito Santo, dê-nos o dom da paciência e da paz, especialmente quando somos humilhados e nos falta paciência para caminhar com o outro. Nós Te pedimos, Espírito Santo, dê-nos a paciência no sofrimento, nas dificuldades de relacionamento. Dê-nos a graça de superar toda e qualquer dificuldade que temos com o outro. Vem, Espírito Santo, derramando o dom do perdão em nosso coração para que possamos recomeçar e para perdoar o outro. Nós Te pedimos, em nome de Jesus, dê-nos a graça de ser o suporte que o outro precisa", finaliza a consagrada.
É preciso ter paciência com outro, mas, em primeiro lugar, devemos nos respeitar. Respeitar nossos valores, nossas crenças, nossos limites, pois não somos uma obra acabada, todo dia Deus nos molda para nos tornar pessoas melhores. Se você está passando por alguma dificuldade e não consegue encontrar uma solução, é preciso se acalmar e ter paciência, pois a solução virá. Deus não o abandona nunca.

PEÇA E SE ABRA AO CARISMA DE DEUS EM VOCE


Nossa parte é querer. É pedir! É se abrir. Como nas bodas de Caná, na qual havia uma missão para os serventes: encher as talhas de água. Se tivessem colocado a água pela metade, só teriam nas talhas a metade do vinho. Mas uma vez que as encheram até a borda, tiveram as talhas cheias de vinho. Quem transformou a água em vinho foi Jesus, mas quem a carregou foram os serventes (cf. Jo 2,1-11).

Sua parte é querer e pedir. Você precisa querer e pedir que o Senhor reavive o carisma de Deus que está em você. Só você pode fazer isso, ninguém pode fazê-lo em seu lugar. É a parte que lhe cabe.

O querer é seu, o realizar é de Deus. Lembre sempre, vou repetir: o querer é seu; é a parte que lhe cabe, mas o realizar é de Deus. Pode experimentar: se você sinceramente deseja e pede, o Senhor fará a parte que cabe a Ele, derramando sobre você o Espírito Santo. Reinflamará o carisma que Ele mesmo colocou em você. Deus derrama Sua graça quando quer e é preciso.
Monsenhor Jonas Abib

JOÃO É VOZ , CRISTO A PALAVRA

Imagem de Destaque

Cremos em Cristo e esperamos d'Ele a salvação

João era a voz, mas o Senhor, no princípio era a Palavra (cf. Jo 1,1). João era a voz passageira, Cristo, a Palavra eterna desde o princípio.
 Suprimida a palavra, o que se torna a voz? Esvaziada de sentido, é apenas um ruído. A voz sem palavras ressoa ao ouvido, mas não alimenta o coração.
 Entretanto, mesmo que se trate de alimentar nossos corações, vejamos a ordem das coisas. Se penso no que vou dizer, a palavra já está em meu coração. Se quero, porém, falar contigo, procuro o modo de fazer chegar ao teu coração o que já está no meu. Procurando então como fazer chegar a ti e penetrar em teu coração o que já está no meu, recorro à voz e por ela falo contigo. O som da voz te faz entender a palavra, e quando te fez entendê-la, esse som desaparece, mas a palavra que ele te transmitiu permanece em teu coração, sem haver deixado o meu.
 Não te parece que esse som, depois de haver transmitido minha palavra, está dizendo: É necessário que Ele cresça e eu diminua? (cf. Jo 3,30). A voz ressoou, cumprindo sua função, e desapareceu, como se dissesse: Esta é a minha alegria, e ela é completa (cf. Jo 3,29). Guardemos a palavra, não percamos a palavra concebida em nosso íntimo.
 Queres ver como a voz passa e a palavra divina permanece? Que foi feito do batismo de João? Cumpriu sua missão e desapareceu, agora é o batismo de Cristo que está em vigor. Todos cremos em Cristo e esperamos dele a salvação; foi o que a voz anunciou.
 Justamente porque é difícil não confundir a voz com a palavra, julgaram que João era o Cristo. Confundiram a voz com a palavra. Mas a voz reconheceu o que era para não prejudicar a palavra. "Eu não sou o Cristo (cf. Jo 1,20), disse João, nem Elias, nem o Profeta. Perguntaram-lhe então: Quem és tu? Eu sou, responde ele, a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor'" (Jo 1,19.23). É a voz do que grita no deserto, do que rompe o silêncio, “Aplainai o caminho do Senhor”, como se dissesse: “Sou a voz que se faz ouvir apenas para levar o Senhor aos vossos corações. Mas ele não se dignará vir aonde o que levar, se não preparardes o caminho”. 
O que significa: Aplainai o caminho do Senhor, senão: Orai como deve orar? O que significa ainda: Aplainai o caminho do Senhor, senão: Tende pensamentos humildes? Imitai o exemplo de João. Julgam que é o Cristo e ele diz não ser aquele que julgam: não se aproveita o erro alheio para uma afirmação pessoal. Se tivesse dito: "Eu sou o Cristo", facilmente teriam acreditado nele, pois já era considerado como tal antes que o dissesse. Mas não disse, pelo contrário, reconheceu o que era, disse o que não era, foi humilde. Viu de onde lhe vinha a salvação, compreendeu que era uma lâmpada e temeu que o vento do orgulho pudesse apagá-la.