segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


DEVEMOS FIXAR O NOSSO OLHAR EM DEUS


O nosso olhar passeia por muitos lugares à procura de respostas, de confirmações, de apoio, de cumplicidade, justificação e tantas outras coisas, mas a Palavra do Senhor aponta-nos onde, de fato, devemos fixar o nosso olhar:“Levanto os olhos para vós, que habitais nos altos céus. Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores, como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que Ele tenha piedade de nós” (Sl 122, 1-2).Tiremos, hoje, os olhos das pessoas, dos problemas e das dificuldades; mantenhamos o nosso olhar fixo em Jesus, porque “é d’Ele que vem o que esperamos” (Sl 61,6).Jesus, eu confio em vós!

VINDE A MIM, EU VOS ALIVIAREI

Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos 26. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.27. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.30. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mt 11, 25-30) 

Mansidão significa equilíbrio. Jesus é o modelo de pessoa equilibrada. Quando não temos esse equilíbrio, ficamos sobrecarregados. 

Vocês sabiam que o pecado pesa? A pessoa fica lerda, o pecado fede, deixa a gente triste. 

O Amor de Deus é a turbina do nosso avião espiritual. Isso nos proporciona o alivio do coração de Jesus. A cruz é para nós o sinal do amor. 

O Amor do coração de Deus é a grande promessa, e faz com que nos impulsionemos ao encontro ao próximo

Muito das vezes viemos aqui, recebemos Jesus e encontramos um irmão no chão e não vamos ao encontro dele, pois Jesus está no irmão. Isso dá uma boa revisão para a confissão. 

Se sua vida depende do que você tem , quando não tiver mais ficará triste. 

A roupa que está no seu armário e você não usou, ela não é mais pra você é para os pobres. 

Aquilo que você tem a mais e está sendo peso na sua vida, partilha com seu próximo. 

Ninguém pode tirar o tesouro que você ganhou no céu. O que você esta bebendo nesse acampamento está te projetando para o céu. 

As vezes nós nos apegamos nas pessoas, ao invés de buscarmos apegarmos em Deus. 

Não vamos nos tornar idolatras humanos, precisamos adorar a Deus. 
A Trindade se revela, O Pai no céu, Jesus no Irmão e o Espírito Santo no coração. 

Devemos amar a Deus sobre todas as Coisas e ao próximo. 

Nós Consagrados, seguimos os 3 conselhos da vida de Jesus: Pobreza, obediência e a Castidade. 
Pela pobreza o religioso denuncia a teoria do ter, e anuncia a partilha comum. Pela obediência denunciamos o poder. Gente nós não somos os nossos cargos. Não devemos nos apegar aos poderes. 
Para ganharmos de Deus precisamos ter um coração despojado, totalmente aberto. 

É humildade pedirmos ajuda, isso nos leva ao equilíbrio. As vezes ficamos muito cansados porque estamos cheios de pedras, de fardos do prazer . Não podemos nos engordar de religião. 

O verdadeiro amor é de doação e não de posse. Jesus pergunta para Pedro se ele o amava, Pedro diz que ele gosta. Pois na tradução do grego a resposta de Pedro era gostar, diferente do amor Ágape de Jesus. 

Algumas pessoas hoje em dia gostam de Jesus, isso não é amor. O verdadeiro amor é aquele que se lança ao encontro de Jesus no irmão. Que essa reflexão seja sinal de revisão para nós.
Padre Joãozinho 
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

O PÃO DA VIDA

Deus quer banir toda violência e injustiça que ameaçam a vida plena da humanidade. Quem vive a expectativa da chegada do Senhor não pode aceitar o comodismo, mas sim empenhar-se na transformação do mundo segundo os critérios do Reino.
Deus quer banir toda violência e injustiça que ameaçam a vida plena da humanidade. Quem vive a expectativa da chegada do Senhor não pode aceitar o comodismo, mas sim empenhar-se na transformação do mundo segundo os critérios do Reino.

DEUS NOS AMA COM UM AMOR ETERNO

Deus nos ama com um amor eterno. É sempre Ele que nos ama primeiro, e nos ama mesmo quando lhe voltamos as costas.

Não é preciso que nos preocupemos em atrair o amor de Deus, a única coisa que é necessária é que cada um de nós responda seu sim a este Deus imenso que derrama amor abundantemente.

Em Jeremias 31,3 lemos: “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor”. Quando nos abrimos para o amor de Deus, Ele preenche nossos vazios, cura-nos dos desânimos e nos dá coragem para enfrentar os combates da vida.

E quando se faz necessário realiza milagres. A cura para o medo diante da vida esta na fé e confiança a Deus. Se Deus estiver guindo nossos passos, teremos a certeza de que tudo acabará bem. Então porque continuar a se preocupar?

Por que não abrir já o coração a Deus dizendo: “Senhor, renova-me com Teu amor e guia-me com a força do Espírito Santo.

Meu bom Deus,
gostamos de te ouvir através de tuas santas palavras,
queremos ter sabedoria em nossos relacionamentos e
impregnar de paz todos os ambientes que freqüentarmos.
Que tenhamos palavras sábias capazes de evangelizar a todos.
Que sejamos portadores da tua paz e do teu amor.
Amém

Padre Alberto Gambarini

49 ANIVERSÁRIO DE SACERDÓCIO DE MONSENHOR JONAS ABIBI


"Minha maneira de 'gastar a vida' é ser padre para Deus e para o 
povo" (monsenhor Jonas)

Monsenhor Jonas Abib, aos 12 anos, deixou para trás sua cidade natal, Elias Fausto (SP), e sua família para responder ao chamado de Deus. Ele ingressou muito cedo no Seminário Salesiano de Lavrinhas, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.

Com um coração de menino, que muito novo despertou para a fé, Jonas, aos poucos, iniciou seus primeiros passos de caminhada para o sacerdócio. O que ele não sabia, é que sua decisão influenciaria a vida de muitos outros jovens.

Em 1964, Jonas Abib ordenou-se padre para o povo. Mais tarde, a partir de seu chamado, o novo sacerdote deu início à fundação da Comunidade Canção Nova. 
Com os trabalhos de evangelização, realizados pela Canção Nova, vários jovens foram atraídos para a comunidade católica, na qual ingressaram como missionários. Ao longo da caminhada, muitos leigos despertaram-se para sua vocação, dando uma resposta positiva a Deus. 

Dentre essas muitas vocações, surgiam jovens sacerdotes que, tendo como exemplo de vida o ministério sacerdotal de monsenhor Jonas, decidiram se dedicar, inteiramente, ao serviço do Evangelho.

“Minha maneira de “gastar a vida” é ser o que sou: ser padre para Deus e para o povo; e assim me consumir como uma vela. Como o meu pai Dom Bosco, que morreu não de doença, mas porque gastou todas as suas energias. É assim que eu sou chamado a viver minha primeira vocação: dar a vida”, testemunhou monsenhor Jonas.

Fazendo-se tudo para todos. Essa foi a maneira que monsenhor Jonas Abib encontrou de empreender sua vida. 

Jovens sacerdotes falam sobre o legado de monsenhor Jonas Abib:

A VIDA NÃO PODE PARAR EM MEIOS AS PERDAS


Em tudo queremos “ganhar”, em tudo queremos “facilidades”, mas é preciso conscientizar-se de que as perdas e as dificuldades fazem parte da vida e de que elas não podem roubar do seu coração este tesouro: “a sua alegria”. Não fuja da realidade, preparar-se para as derrotas e dificuldades da vida é uma necessidade. A sua vida não pode parar em meio às perdas; ao contrário, ela precisa continuar.

A tristeza é uma das respostas do coração, é natural. Quando você confia que Deus é maior do que tudo, em vez de se enfraquecer e se abater, você tem que ter forças para lutar e aguentar firme. Não entender o que está acontecendo é uma coisa, duvidar da proteção e da sabedoria de Deus é outra; portanto, não se revolte com Ele. 

Quando nos encontramos desanimados a ponto de nos sentirmos paralisados, ao escutarmos que a vida continua e que devemos recomeçar sempre parece algo difícil de ser vivido. Então, o que fazer?
A fé é o ponto de partida para que você siga em frente. A existência humana é interminável, pois o tempo de Deus é eterno. O ser humano precisa reorientar a vida para os valores da eternidade que Deus tem para a humanidade. Redirecionar a mentalidade para este desígnio dá um novo sentido à vida. As coisas do Alto é que estão em jogo, por isso, é para essa direção que você olhar. Perder este foco é perder-se eternamente. 

Enquanto estamos nesta terra, a vida precisa continuar. Com o olhar fixo no céu, conseguimos dar respostas diferentes, damos a volta por cima e enxergamos horizontes que irão se abrir. 

Seja qual for a situação, precisamos ser pessoas esperançosas. Sempre confiantes, na expectativa de que o socorro de Deus vai chegar! Cada segundo da nossa existência é uma oportunidade para a transformação. 

O ser humano tem desejos, vontades e prioridades, no entanto, uma força maior é indispensável à vida: a oração. Ao longo da nossa peregrinação terrena, os próprios acontecimentos nos convidam a exercitar a fé. 

Muita calma nesta hora, pois, aguardar a intervenção de Deus, com o coração em paz, é importante nessa caminhada. O que é impossível aos homens é possível a Deus! Quando colocamos em prática os direcionamentos de Jesus e equilibramos a nossa sensibilidade no Pai, construímos uma vida alegre e feliz. 

"Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna" (I Timóteo 6,12). 

A vida tem valor eterno!
Siga em frente!

Cleto Coelho