terça-feira, 28 de janeiro de 2014


SÃO TOMÁS DE AQUINO

Hoje é dia de S.Tomás de Aquino,"o mais ´sabio dos santos e o mais santo dos sábios",como dizem dêle.Um grande teólogo,e Doutor da Igreja.
Algumas frases:"Três coisas são necessárias para a salvação do homem: 
Saber o que deve crer, O que deve querer, O que deve fazer!
Crer em Deus Pai..., Querer a Vida Eterna (Jesus Cristo) e, Fazer o bem."
outra frase:"O desordenado amor por si mesmo 
é a causa de todos os pecados."
São Tomás de Aquino

DOENÇAS ESPIRITUAIS : UM OLHAR QUE CURA

Diz o Catecismo da Igreja Católica que "o desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus" (CIC 27). Pode-se inferir dessa afirmação que o homem foi criado fundamentalmente bom por Deus, já que Ele é o Sumo Bem e a Suma Perfeição. Esta é a primeira notícia: o homem é bom.
Apesar dessa bondade fundamental, ontológica, o homem ESTÁ mal. Esta é uma das consequências do pecado dos primeiros pais. Por causa da desobediência deles, por herança, toda a raça humana encontra-se maculada pela tendência ao pecado. Esta afirmação pode ser comprovada pela simples observação cotidiana, quando percebe-se até mesmo em crianças pequenas, que nem chegaram à idade da razão uma tendência para o egoísmo, para a mentira. É a lei da gravidade do pecado original. Assim, o homem está doente, mas não é doente. Esta é a segunda grande notícia.
Em consequência do pecado original, a natureza humana está enfraquecida em suas forças, submetida à ignorância, ao sofrimento e à dominação da morte, e inclinada ao pecado (inclinação chamada de concupiscência)" (CIC 418)
O livro "Um Olhar que Cura - Terapia das Doenças Espirituais", é um esforço de levar a um número ainda maior de pessoas um esclarecimento acerca dessa condição humana. Nas páginas iniciais, o livro traz que:
É próprio do homem amar, como é próprio da luz iluminar. Esta verdade ressoa em nossos corações como algo evidente e, ao mesmo tempo, difícil de acreditar. Ao ouvi-la, sentimos um forte apelo para alçar voo na arriscada aventura de amar. Mas dentro de nós - melhor ainda, diante de nossos olhos - encontramos a evidência patente de nossa fragilidade: uma espécie de força que nos leva a chafurdar na lama. A grandeza de nosso chamado contrasta clamorosamente com a miséria de nossa situação.
Desde os séculos mais remotos, a humanidade perplexa percebe estas duas tendências contraditórias, mas não consegue explicá-las. Nós, cristãos, no entanto, aprendemos a origem dessa contradição por meio da única realidade que poderia esclarecê-la: a Revelação.
A Revelação nos ensina: o homem é bom, mas está mal. Ou seja, o homem não é uma doença, mas está doente. E seu estado de doença espiritual requer uma cura.

Padre Paulo Ricardo

NÃO DÁ PARA VIVERMOS ACOMODADOS


Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve… A vida é muita para ser insignificante.”
“Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom Afinal…
O sol faz um enorme espetáculo ao nascer,e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo”

“Que meu coração alcance sabedoria, que os meus pensamentos conquistem a emoção e que minhas atitudes reflitam com grande efeito tudo isso!”

“Somos livres e, consequentemente, responsáveis pelas projeções autobiográficas que lançamos nas telas do mundo, e o que construímos para dar ainda mais beleza..

Todo dia a majestade do sol nos desperta para que possamos alçar novos horizonte, e realizarmos maravilhas... e este dia é hoje, e que tal começarmos agora?

E que lindo o universo nunca para de ser criado, cada dia os homens descobrem coisas nova, pois o criador não cansa de fazer coisas novas para o homem...

Deus não cansa nunca de nos surpreender com coisas nova... para que também aprendemos a inovar
A cada dia....

Padre Wagner Baia

PELA ORAÇÃO UNIMOS A TERRA AO CÉU

Deus quer tocar o seu coração, reanimá-lo, levantá-lo e levantar seu casamento. Para Ele não existe distância, e o temo é sempre “presente”. Pela oração unimos a terra ao céu. Deus quer escutar a sua oração, Ele quer atender você. Permita que Ele solucione o seu impossível!
O poder libertador de Deus é capaz de acabar com a droga, o alcoolismo, a infidelidade, o adultério e todos os ressentimentos que você tem carregado. Até em seu temperamento Deus Pai quer agir. Basta a sua decisão, e o Espírito Santo agirá.
Ele quer curar os corações magoados, entristecidos e endurecidos por tantas mágoas e sofrimentos. Quer tocar o coração dos filhos que se revoltaram contra seus pais. Deus chama as mulheres desesperançadas, decepcionadas, que deixaram de acreditar na possível mudança do marido, a permitir que Ele realize uma obra nova em sua vida. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SENHOR NOS ELEGEU POR AMOR

A palavra "eleito" nos dá uma conotação de amor. Você nunca chama uma mulher de “minha eleita”, por exemplo, se não a ama. Nunca chama um homem de “meu eleito”, se não o ama. “Meu eleito, a quem dou toda minha afeição”. 

Deus é amor e derrama esse amor sobre nós. Essa é a nossa identidade: somos servos eleitos do Senhor, sobre quem Ele põe toda a Sua afeição.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto.” (Jo 15,16)

Pensamos que consagrado é alguém que toma a iniciativa de se entregar ao Senhor, mas é o contrário; é o Senhor quem nos consagra, é Ele quem nos escolhe e nos faz Seus eleitos, é Ele quem toma a iniciativa.

É necessário proclamarmos: “Eu sou um consagrado!”. Somos consagrados ao Senhor. Somos os levitas, aqueles que o próprio Deus consagrou, cuja missão é levar a Arca da Aliança que somos nós! Dentro dela, repousa o Espírito Santo que está vivo, ativo, agindo com Seus dons.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NA ADORAÇÃO A TENTAÇÃO É OBRIGADA CEDER

Nos momentos em que não conseguimos rezar, é provável que estejamos envolvidos numa grande tentação, num redemoinho que envolve nossos sentimentos.

A vontade da nossa carne, certamente, é fazer outras coisas, mas quando estamos em oração, a nossa adoração ao Senhor nos tira das garras do inimigo. Mesmo sem palavras, adoramos ao Senhor em espírito, pois, diante do Trono da Graça, a divindade d'Aquele que nos amou, nos escolheu e nos salvou age em nós e, assim, somos vitoriosos. Na adoração, a tentação é obrigada a ceder.
Peça ao Espírito Santo a graça de viver essa adoração.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova