domingo, 15 de dezembro de 2013

NÃO TEMAS !

O medo paralisa a pessoa e a implode interiormente. Talvez seja ele uma das piores realidades de nossos dias.

À luz da fé, é necessário e urgente vencê-lo, sob pena de sermos destruídos por ele. Jesus combatia o medo que as pessoas apresentavam, sejam elas os Apóstolos ou as pessoas do povo.

Já no Antigo Testamento era comum essa ordem de Deus ao povo: “Não temas!”. Quer dizer, Deus não admite que a fé Nele seja menor que o medo das circunstâncias e problemas da vida. Ele quer que, a todo instante, a confiança e o “abandono” em suas mãos, supere todo medo que nos invade, e que, na maior parte das vezes, não é lógico, e se constitui mais numa tentação.

O Tentador sabe que uma alma amedrontada, perturbada, é alvo fácil de sua maldade; e é, para muitos, o meio que ele usa para afastar a pessoa de Deus, da oração, da eucaristia, etc. É , principalmente, pela nossa fantasia, que o demônio nos amedronta. Ele é perito nesta arte.

Quando Josué enfrentava todos os reis que se juntaram contra ele, Deus lhe disse: “Não os temas, porque amanhã, a essa mesma hora, eu os lançarei ofegantes diante de Israel” (Jos 11,6). Quando o povo de Israel amedrontava-se perante o gigante filisteu, Golias, o pequeno Davi expulsava o medo dizendo: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Teu servo irá combatê-lo” (I Sam 17,32). E disse ao gigante: “Tu vens a mim, com espada, lança e escudo; eu porém vou a ti em nome do Senhor dos exércitos... Toda a terra saberá que há um Deus em Israel e toda essa multidão saberá que não é com a espada e nem com a lança que o Senhor triunfa, pois a batalha é do Senhor, e ele vos entregou em nossas mãos” (I Sam 17,45-47).

É essa certeza de Davi - “a batalha é do Senhor” - que afasta o medo do perigo. Diante do temor da batalha, Deus disse ao rei Josafá: “Não temais, não vos deixeis atemorizar diante desta multidão imensa, pois a guerra não compete a vós, mas a Deus” (II Crônicas 20,15).
Aos Apóstolos, apavorados perante a tempestade, Jesus diz: “Porque este medo, gente pobre de fé?” (Mt 8,26). “Onde está a vossa fé ?”( Lc 8,25).

Esta pergunta o Senhor faz também a cada um de nós, nos momentos em que deixamos a nossa alma entrar em agitação e ficar sem condições de rezar ou de trabalhar. 

Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário