sábado, 1 de fevereiro de 2014

QUANDO DEUS FALA PELA BOCA DE SEUS PEQUENINOS...

O Papa Paulo VI disse um dia que “às vezes Deus fala até pela boca dos ateus”. Ora, Deus é a Verdade e o Amor. Então, toda verdade, ainda que dita pela boca de um ateu ou mesmo de um demônio, sua fonte é Deus. Na verdade há muitos que se dizem ateus, mas que no fundo acreditam no Criador de tudo. Houve até um que distraído disse: “Graças a Deus não acredito em Deus!”

O grande Santo Antão, o primeiro eremita do Egito, do século III, que partiu para o deserto bem jovem, ali viveu quase cem anos, e tinha embates terríveis com o demônio. Um dia este lhe disse: “Antão, você está ficando orgulhoso porque é o monge mais antigo de todos aqui no deserto”. E Antão lhe respondeu: “Embora você seja o pai da mentira, agora disse uma verdade, vou tomar cuidado”. O grande Santo Atanásio escreveu a vida de Santo Antão.

Um dia desses, conversava com uma querida amiga, a Dinha, irmã da Luzia Santiago, co-fundadora da Canção Nova. Dinha é uma mulher de Deus, meiga, muito simples, amável, cheia de bondade. Despretensiosamente ela contou-me algo muito simples, mas muito profundo, que me tocou. Contou-me que seu pai era um pequeno agricultor lá nas Minas Gerais, e que plantava marmelo em Cristina. Eu já sabia que ele lutou com muitas dificuldades, com a sua querida Anita, para criar as suas seis filhas e um filho; a Luzia já tinha me contado isso.

Então, a Dinha disse-me que cada vez que seu pai abria um saco de açúcar ou de arroz, feijão ou outra coisa qualquer, dizia: “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”. Fiquei muito feliz em ouvir aquela lição de um grande homem que já foi para Deus. Que sentido profundo de gratidão para com Deus! Ele sabia como era duro ganhar aquele saco de arroz, ou feijão, para saciar seus filhos... Então, agradecia a Deus de todo coração, que beleza! Ele sabia que era Deus mesmo que punha aquela comida na sua casa, então tinha de agradecer a cada dádiva de Deus.

Eu aprendi a lição. Agora, sempre que me lembro, seja um copo de água que eu beba, um pão que eu coma... eu quero dizer “Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo!”, pois, como diz a oração eucarística: “Tudo o que criastes proclama o vosso louvor!”. O céu e a terra proclamam a glória do Senhor.

Oh, Deus, obrigado, como o Senhor fala pela boca de seus pequeninos! Este ensinamento caiu no fundo de minha alma.

Professor Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário