segunda-feira, 31 de março de 2014

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Estamos na segunda semana da Quaresma. Quaresma não é tempo de tristeza. Você precisa ter 'vergonha na cara e mudar de vida'; é tempo de decisões. Existem três colunas na quaresma que temos que viver intensamente: oração, jejum e caridade, não a tristeza. Quaresma é tempo de mudança!

Jesus, é o Homem perfeito que eu preciso seguir os passos como cristão. Fazendo esse ano a via-sacra na Terra Santa debaixo de chuva havia um mercado, e enquanto rezávamos o terço alguém nos caçoava, mas foi assim que Nosso Senhor passou.

Quaresma é tempo de mudança, pois, assumindo a sua cruz você entra na redenção.

A primeira leitura vai dizer de José, que era o filho escolhido do pai e os irmãos vendo que José era mais amado, deixaram a inveja entrar. E ele foi vendido, depois, ainda salvou seus próprios irmãos que o julgaram.

Queremos tirar proveito e muitas vezes tiramos, e esquecemos que no outro está Cristo Jesus. Quem ama a Deus aqui? É fácil amar a Deus, mas e os irmãos? Cristo está em mim, Cristo está em você. Precisamos amar uns aos outros. É um desafio, mas o problema da humanidade é este: Queremos estar em primeiro lugar, desejamos os proveitos desse mundo, portanto somos egoístas. 

O que a Palavra nos pede hoje é a confiança divina. Ele já morreu por nós, por isso eu tenho que viver esse amor verdadeiro. E por um que morreu todos tiveram a salvação. “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”.

Como nós vivemos a nossa fé no mundo de hoje? Será que eu tenho feito como o irmão de José? Detesto determinadas situações feitas na Quaresma, como: “Eu fico sem comer isso, aquilo...”, mas depois que passa come tudo de novo. Vai além, eu não estou condenando quem faz isso, mas é preciso atitudes concretas.

A mulher que chegar ao final dos quarenta dias dizendo: “Eu perdi dez kilos” vou ficar muito bravo! Quaresma não é para emagrecer! Faça jejum sim! Mas tire do seu bolso o dinheiro e dê a quem está sem comer. 

Não sou mais santo, estava em Aparecida, e queria muito comer carne, e faz quinze dias que não como carne. Aprendi que: vontade dá e passa. Então fiz meu prato, e coloquei peixe. Havia um moço que estava rodeando as comidas, percebendo que ele não tinha nada para comer, dei dez reais a ele. Ele agradeceu, e foi embora. Fiquei muito feliz, porque a carne que eu não comi, ele comeu. 

Enquanto retornava da viagem, estava rezando e o que Deus colocava no meu coração é que a Quaresma vai acabar, mas minhas atitudes precisam continuar! O que adianta ficar sem beber, e depois da quaresma beber até “cair”. Perseveremos na fé, para a nossa salvação!
Aí está o segredo, “a perseverança é o segredo dos fortes”. Uma vez eu disse: Que precisamos ser estrela, para brilhar, mas a luz que brilha em mim, não é minha. A Quaresma precisa fazer com que viva meu testemunho. A estrela não tem luz própria, e quem a faz brilhar é o sol, assim somos nós quem nos ilumina é Jesus. A luz não foi feita para ficar debaixo da cama, mas para iluminar.

E depois que você voltar para casa, é preciso perseverar! É difícil, mas é possível. Façam a diferença onde você está, faça valer a pena não queira ser mais um!

José do Egito tinha tudo para condenar seus irmãos, mas mostrou na vida o que era para ser feito. Por isso a Palavra é perseverança. Só vamos conseguir se perseverarmos. O Salmo de hoje diz: “Lembrai sempre as maravilhas do Senhor”. Nossa tendência é ficar com o que é ruim. Não podemos! Temos que ir além, esse é o segredo, não parar, e lançar-se cada vez mais.

Mesmo no tempo Quaresmal vou viver um tempo novo, um tempo de alegria. Quantas coisas você não viveu nesse ano de 2014? Quantas lutas? Quantas decisões? Mas Deus agora te convida a pedir essa constância! 

Na homília do nosso Papa Bento XVI em Portugal, ele dizia que o grande problema da juventude é a falta da perseverança. Todos nós temos desafios. Mas quando persevero, dou passos para frente posso afirmar: “Posso tudo posso Naquele que me fortalece”.
Padre Bruno 
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário