segunda-feira, 24 de março de 2014

O MEU AGIR REVELA A QUEM SIRVO

Precisamos colocar Jesus no centro da nossa vida. Nos tempo que estamos eu ouso dizer que só quem tem Jesus no centro será capaz de aguentar até o fim.

O Meu agir revela a quem sirvo. Ao vê este tema eu lembrei do Jovem rico do evangelho. 

Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.” São Mateus, 19 

Quantos de nós estamos na Igreja, vamos a missa, a grupo, temos uma vida de oração, mas Jesus disse aquele jovem se você quiser ser perfeito, vende tudo e segue-me! O agir daquele jovem rico revelou aquele que ele servia. Aquele jovem estava apegado ao dinheiro, jovens sarados o nosso coração precisa está ancorado em Deus. 

Qualquer apego que não seja Deus, nos impede de ser livre para o Senhor. 

Aquele jovem servia a outro Senhor. E a Sagrada escritura nos diz: “é impossível servir a dois senhores.” Então temos que fazer uma escolha. A quem você quer servir? 

Muitos de nós achamos que para sermos santos precisamos deixar o mundo. Mas são João da Cruz nos ensina que só chegamos a santidade quando vencemos 3 inimigos, primeiro o mundo, segundo o demônio e terceiro a si mesmo, a nossa carne. 

São João nos dá conselhos, ou seja aramar para combater esses inimigos. 

A ninguém devemos prender o coração. São João não é contra o amar, mas sim apego, não apegue as pessoas. Porque quanto mais você se as pessoas, mas você se apega ao mundo. Apegue-se só a Jesus Cristo. 

Jesus não está pedindo para nós deixarmos de amar, o amor que Jesus nos pede para amar nos deixa livres, em Deus nós amamos melhor. A Palavra de Deus é muita clara para nós, a segunda cautela que São João da Cruz irá nos dizer é que não podemos nos apegar aos bens materiais.

A conversão precisa fazer com que a nos desapeguemos dos nossos bens. As vezes, você já tem o que você precisa, o seu guarda-roupa já tem roupas suficientes para você, mas você quer viver na moda. Mas eu lhes digo: a pobreza é para todos nós
Para ser santo, você precisa dar tudo o que você tem! Terceira cautela contra o mundo, falar dos outros, amados irmãos e irmãs, este é um grande pecado, falamos mais da vida do outro do que da nossa. 

O julgamento, é a praga que pode destruir o seu grupo; a fofoca, a crítica pode destruir qualquer obra de Deus. O demônio cativa a fofoca! Se alguém pensa em ser de Deus e não tem freios na língua, é vã a religião. 

O demônio não vai chegar até nós com chifres; tem coisas que nos parecem tão boas. O demônio não joga água fria e nem quente, ele só está te cozinhando. O demônio vem disfarçado em anjo de luz. A primeira cautela contra o demônio: obediência. Obediência significa ouvir a voz de Deus, não pense você que Ele vai chegar até você e vai te dizer as coisas que você deve ou não fazer. A voz de Deus está na sua Igreja. 

Deus quer que obedeçamos a Ele por meio de mediações. Nós só estamos livres da obediência quando esta nos pedir para fazer coisas que ferem a nossa. 

Terceira cautela sobre o demônio: Só pode obedecer quem é humilde. O demônio não consegue obedecer porque ele é orgulhoso. Nada o demônio pode contra uma alma humilde. Podemos nos lembrar de São Francisco de Assis um homem humilde, que o demônio não conseguiu tocar. 

A força para vencer o pecado está em Deus. Só através da graça de Deus você pode ser santo. A santidade não depende da tua força, mas da força de Deus.

São João  da Cruz diz que só poso ser santo se relacionar com as pessoas, e principalmente com aquelas que temos mais dificuldades. O amor de Deus necessariamente precisa passar pelo amor do outro.Você precisa amar.
Frei Gilson 
Carmelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário