quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ADMITA SUA VERDADE

 
Jesus quer nos instruir a partir desta Sua Palavra no Evangelho de São João: "Eu sou a luz do mundo. Aquele que vem em meu seguimento não andará nas trevas; ele terá a luz que conduz à vida" (Jo 8,12b).
"Eu sou a luz do mundo". A luz existe justamente para iluminar. A frase seguinte vem explicitar que tipo de luz é esta: "Aquele que vem em meu seguimento não andará nas trevas; ele terá a luz que conduz à vida".
Preste atenção: o pecado trouxe a você uma escuridão interior. A escuridão não está somente fora, no mundo, ela está, antes de tudo, dentro de você. Quando Jesus penetra e se faz luz em você, tudo começa a clarear. Na luz de Cristo você vê a luz, é iluminado, e acontece aquilo que o próprio Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres".
Veja o que nos conta São João:
Ao falar assim, muitos creram n'Ele. Jesus disse, pois, aos judeus que haviam acreditado n'Ele: "Se permaneceis na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres" (Jo 8, 30-32).
sso fala justamente de seu interior. Conhecerá a sua verdade, aquilo que você é e tem de bom. E há muita coisa boa dentro de você! Mas conhecerá também aquilo que há de mau. Quando conhecer a verdade, quando se abrir a ela e olhá-la de frente, ela [verdade] o libertará.
É nesse sentido que Jesus diz: "Eu sou a luz". Você precisa dessa luz porque o pecado original o leva a não querer ver sua realidade. O que aconteceu com Adão e Eva, nossos primeiros pais, logo depois que pecaram? Foram buscar folhas e se cobriram com elas porque não queriam ser vistos por Deus nem ver a si mesmos. O pecado também coloca em você essas "folhas". Ele procura ocultar a verdade.
Mas não adianta querer se esconder: Jesus é perdão. Onde Ele entra, o perdão entra. Onde o Senhor penetra, ali penetra a Salvação. Mas se você se esconde Jesus não o atinge. O pecado original procura fazer isso. É uma força infeliz que procura imunizá-lo e esconder sua própria verdade. Muitas vezes, você sente até remorso por causa dos erros que cometeu, mas não se abre para o perdão. No fundo, não quer admitir a verdade que está em você: dolorosa, pois mostra os seus pecados, as suas fragilidades.
No entanto, essa abertura é necessária, pois é pela verdade que somos libertos. Jesus é perdão. Jesus é luz. Quando você se abre para a luz e aceita a verdade sobre si mesmo, aceita seu pecado, sua fraqueza, sua necessidade de salvação e deixa o Senhor entrar, Ele já entra com perdão, porque Ele é perdão, já vem com salvação, porque Ele é Salvação, e sua libertação acontece.
Então o que fazer? Abrir-se. Acolhê-Lo. Aceitar a verdade como ela é e, nela, encontrar Jesus, a Salvação.
Jesus quer que você compreenda que o início de sua transformação está aí. Depois, ela vai se fazendo a cada passo. É preciso uma longa transformação. Sua transformação não acontece de uma vez por todas: ela é um caminho. Por isso, sempre terá de admitir a verdade sobre si mesmo, o quanto ainda falta para ser transformado, o quanto ainda precisa ser salvo, perdoado e mudado.
Quando você aceita a verdade tal qual ela é, a salvação vai acontecendo. Quanto mais você vai caminhando na luz, tanto mais vai se transformando e se santificando.
Jesus é a luz da vida. Você precisa dessa luz.

Padre Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário