quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A PAZ ESTEJA CONVOSCO

Meus irmãos, a passagem bíblica de hoje começa em um ambiente bem complicado. O evangelista João usa expressões que mostram uma situação bem pesada. Ao anoitecer daquele dia, na hora das trevas, os discípulos estavam reunidos com as portas fechadas. Estavam trancados, isolados, com medo dos judeus.

Talvez, hoje, você esteja se sentindo da mesma forma: triste, enfermo na alma, vivendo situações complicadas, cansado e desanimado para rezar, com medo, em um dia de trevas. 

Mas eis que Deus, em Sua bondade, toma a iniciativa e apresenta-se aos discípulos. Jesus entra e coloca-se no meio deles dizendo: "A paz esteja com vocês". Quando Ele fala isso, não é como nós quando desejamos a paz para cumprimentar alguém. Aqui, o Senhor está derramando sobre os discípulos o Seu shalom, a Sua paz. O Catecismo da Igreja Católica vem nos falar sobre essa paz no número 2304-2305: “O respeito e o desenvolvimento da vida humana exigem a paz, que não é somente a ausência de guerra e não se limita a garantir o equilíbrio das forças adversas. A paz não pode ser obtida na terra sem a salvaguarda dos bens das pessoas, sem a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito pela dignidade das pessoas e dos povos, a prática assídua da fraternidade. É a ‘tranquilidade da ordem’, ‘obra da justiça’ e ‘efeito da caridade’. A paz terrestre é imagem e fruto da paz de Cristo, o ‘Príncipe da paz’ messiânica.”

O Senhor se apresenta aos discípulos amedrontados para lhes desejar a paz messiânica, que é plenitude de vida, na qual o seu oposto é o vazio. Ele vem para tirar de todos o vazio.

Se hoje você acordou com um vazio no coração, o jeito de preenchê-lo é com a paz de Deus. O seu coração não pode ficar nesse vazio, porque, senão, o inimigo vem e o enche com tudo que não presta.

Muitas pessoas estão preenchendo o vazio da sua alma com aquilo que não presta. Mas Deus está lhe dizendo: “A minha paz esteja convosco, a minha plenitude preenche o vazio de vocês.”

Depois que o Senhor falou isso aos discípulos, aquele ambiente mudou. Eles se alegraram por ver Jesus e ali já não existia mais medo, mas missão. “Então, os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles: ‘A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês’. Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: ‘Recebam o Espírito Santo’.”

Só Deus pode preencher o vazio de nosso coração. Mas, se não clamamos por essa paz, o encardido vem para nos oferecer o que não presta. E quanto mais preenchemos o nosso vazio com o que não presta, mais ficamos vazios.

Você que hoje se sente vazio e ainda não fez a experiência com o Senhor ressuscitado, deve ser dependente d’Ele para sentir essa paz. Diga: “Eu preciso da Sua paz e da Sua presença. Tudo o que eu tenho é graças ao Senhor”. 

Esses discípulos não tinham nada além de portas trancadas e medo, e o Senhor os visitou e levou a eles a paz para preencher o coração de cada um. Agora, eles eram homens com vontade de evangelizar.

Vamos pedir o Espírito Santo na nossa vida e essa paz que não é ausência de guerra e de conflito. Podemos até viver muitas coisas ruins, mas com a paz de Deus, pois agora sabemos que a nossa dependência d’Ele é o que nos traz o Seu socorro. 

Para terminar, quero ler o que Santa Faustina fala no número 1134: “O Senhor derramou na minha alma uma paz tão profunda, que nada a poderá perturbar. Apesar de tudo o que está ocorrendo em minha volta, não perco a tranquilidade nem sequer por um momento. Ainda que o mundo todo desmoronasse, nem isso conseguiria perturbar a profundidade do meu íntimo recolhimento onde Deus repousa. Todos os acontecimentos e as mais diversas coisas que sucedem, jazem a Seus pés.”

É o que eu desejo a vocês que estão vivendo momentos de dor, tribulação e vazio. Só Deus pode preencher o vazio do seu coração, porque para Ele não existem portas fechadas.

Que diante da dor, da tribulação e do sofrimento você repita o que disse Santa Faustina, para assim ter uma alma com a plenitude da paz de Deus que preenche a sua alma. Repita comigo: “Todos os acontecimentos e as mais diversas coisas se encontram sobre Seus pés.” Amém.

Alexandre Oliveira
Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário