sábado, 21 de setembro de 2013

CRIEMOS INTIMIDADES COM A PALAVRA DE DEUS

Leia a Bíblia todos os dias. No entanto, não basta apenas lê-la, a receita é também escrever.

Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias, sem exceção. Leia-a quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, nós o tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa, e nos tempos em que vivemos, isso é premente.

Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente, diariamente, o seu espírito com a Palavra de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia: se você não conseguir lê-la durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!
Tem gente que não consegue dormir sem tomar banho; essas pessoas se viram e se reviram na cama sem dormir. Que nós sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra.

Não se trata, entretanto, de simplesmente lê-la; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. É até bom ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma ora outra. Isso ajuda: ponha trechos em destaque, diferencie.

Utilize sinais que tenham sentido para você, faça anotações, não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. Você vai ficar com a Bíblia bem marcada; vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar por elas. Além disso, facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.

Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Senhor, que fala a você.

Trata-se de um diálogo: você escuta, acolhe, sente-se tocado, sensibiliza-se e responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também.

O principal interesse de Deus não é tanto fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instrui-lo, conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta, mantenha-se numa atitude de expectativa. 

Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário