quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CARIDADE; MISTURADO AMOR DIVINO COM O HIMANO

Há amor em você! Esse amor se chama caridade. O inimigo estraga tudo e acaba caricaturando o que há de mais lindo. Isso foi uma profanação que ele fez.

Hoje, caridade significa dar esmola, doar algumas coisas, muitas vezes, sem compromisso; tanto assim que se diz por aí: “Eu não quero saber de caridade; se você quiser me dar alguma coisa, me dê, mas não quero saber de caridade”. Muitos pobres dizem isso. Por quê? Porque a palavra “caridade” se tornou uma caricatura. Mascaridade vem de cáritas e esta vem de caris. Caris deu a palavracarisma.

A verdadeira caridade é a união do amor divino com o amor humano. Deus lhe deu amor. No começo da criação, o amor era puro, como a nascente de água que sai da serra. O seu amor era amor de Deus. Depois, veio o pecado original e envenenou a fonte, o amor se misturou com sensualidade, com sexualidade, egoísmo, ganância e cobiça.

Quando veio no poder do Espírito Santo, Jesus deu a esse amor o nome de caridade. É um dom, um presente. É o próprio Espírito Santo amando e misturando em você o amor divino com o amor humano. Isso é caridade!

O Senhor quer nos batizar nesse amor para que, daqui para a frente, a nossa sensibilidade tire de dentro de nós o amor verdadeiro e o coloque para fora, um amor que é doação, serviço e entrega. Amor que, muitas vezes, é sacrifício, doação, é esquecer-se de si, perder por causa dos outros. Amor que, muitas vezes, é perdão, desculpa, suporte, doação

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário