sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SÓ EM DEUS PODEREMOS AMAR

É lindo este sentimento de amor, mas precisa ser purificado”, disse o Papa Bento XVI a um casal que o procurou para conversar sobre casamento.

Você é casado? Quando você se casou, você se casou “para sempre!”. Mas sabemos que isso é difícil. Nós estamos, hoje, vivendo em uma sociedade em que tudo é descartável, tudo que diz respeito à nossa sociedade é jogado fora. Quando precisamos falar com alguém que mora longe, nós utilizamos os meios de comunicação; as coisas estão práticas. Tudo isso é bom, porém, precisamos viver tudo de forma correta.

Hoje é importante retomar ao dia em que você disse o “sim”. Você que namora precisa refletir sobre o casamento.

Você sabe quem é o Amor? Deus! O amor não possui uma receita, como se você fosse fazer um bolo; o amor é infinito como Deus! Existem vários estudos para esse sentimento que passa por quatro peneiras: o amor fiel, livre, total e fecundo. Você que está em um relacionamento precisa ser livre. No amor total não dá para estar com uma pessoa e com outra ao mesmo tempo. Cristão que é cristão escolhe apenas uma pessoa!

O amor é livre, é total! Somos inteiramente da pessoa que escolhemos para viver ao nosso lado. Se você quer viver o "para sempre", você precisa ser justo desde o início do seu namoro. O amor fiel precisa ser treinado no namoro.

O namoro precisa ser um relacionamento fecundo; o casal precisa ser e representar o amor de Deus para seus filhos. Este processo precisa começar desde o período do namoro. Quando esse relacionamento [namoro] começa, tudo é muito lindo, no entanto, chega uma hora em que você descobre os defeitos da outra pessoa, mas estes devem ser purificados. Existem muitos sentimentos no namoro que não representam o amor, como o medo, o ciúme, a inveja... Quanto mais puro o ouro, tanto mais caro ele é! Assim também é o amor.

Primeiro, o namoro se inicia com a paixão, depois passa pela razão e, em seguida, pela decisão. Todos nós nascemos para nos casar, para sermos pais [exceto os celibatários e os religiosos]; contudo, nem todos têm vocação para assumir isso. Somos chamados, vocacionados por Deus, para levar os nossos parceiros para o céu.

O seu casamento e o seu namoro o estão ajudando a levar essa pessoa para o céu? O seu olhar e seu corpo revelam se você está bem ou não; existem muitas coisas que precisam ser mudadas em nós. Quanto mais puro o amor, maior ele o é! O modo de se vestir também é um gesto de pureza, você precisa pensar muito na roupa que você vai usar, a sua vestimenta pode dizer muitas coisas; assim como o seu modo de falar. Qual o tipo de conversa você tem, mulher? Como você se comporta? Tudo isso, se não for adequado, é um modo de você tirar de si mesma a sua pureza.

Jovens e mulheres cristãs, vocês precisam fazer a mortificação, que é um processo de purificação. Os homens precisam se libertar dos hábitos maus que têm; precisam jogar fora aquelas revistas pornográficas e mudar o olhar. Quem lhes dá a decisão para conseguir isso é Deus, por isso lutem!

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos" (Efésios 5, 1-3)
Somos chamados à santidade; nós precisamos acordar! Se você não tem filhos e quer formar uma família, precisa dar o exemplo desde já. A juventude do Brasil precisa acordar e formar famílias novas; e isso começa no namoro. Se não houver a purificação no amor que você sente, este sentimento não será para sempre. O amor purificado constrói o outro. Para chegar lá na frente, tem que começar desde agora a purificação.

É um desafio, uma luta, mas vale a pena você dizer que você ama; mas não ofereça somente o seu corpo. Ofereça a sua alma, os seus sentimentos; ofereça aquilo que você pode dar agora. Todos os dias precisamos lutar para que este amor seja purificado.

Não desista! Queira um verdadeiro amor, que venha do coração de Deus!
Fernanda Soares 
Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário