quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A visão religiosa limitada e ingênua muitas vezes julgou a depressão como algo diabólico ou ainda a falta de Deus na vida das pessoas. Eu não sou perito no assunto. Apenas, um filho de Deus compadecido de ver tantas pessoas sofrendo deste mal que tira alegria ou a falta de sentido na vida das pessoas. Eu não julgo ninguém e nem acuso a fraqueza de nenhum ser humano. Quero ser uma mão de consolo, presença e motivação na vida de quem quer seja acreditando sempre na força da superação.

O fato é que depressão entra na vida de pastores, padres, freiras, médicos, psicólogos, pais e mães de familia, jovens e até de nossas amáveis crianças. E cada um tem seus motivos e historia pessoal, sem precisar necessariamente apontar que seja esta ou aquela causa coletiva. Eu prefiro olhar nos olhos de cada pessoa e apenas e acolher cada um na sua pobreza e no seu sofrimento.

Eu acredito que não julgar, nem condenar e nem colocar um fardo de opressão nas costas das alguém, ajudam muito mais a aliviar o sofrimento das pessoas, do que procurar soluções magicas e faceis. Alias, ninguém resolve a vida de ninguem de uma forma miraculosa e rapida. Existem momentos que são toques de cura e de alivio na vida de qualquer ser humano. Mas, o fato é todos nós precisamos uns dos outros a vida inteira. E verdade que cada um se esforça para caminhar com suas proprias pernas para agilizar a vida e fazer ela acontecer. Mas, ninguém neste mundo pode aprender a caminhar a sozinho e não existe nenhuma pessoa que em alguma etapa da vida, ainda que seja no ocaso dos dias, que não precise de alguém para continuar de pé.

Eu não conheço mesmo todas e as diversas causas que leva o ser humano as varias depressões da vida. Eu queria apenas, me propor a esforçar me para não ser causa de julgo e opressão na vida de ninguém e sobretudo a não julgar ninguém com minha visão limitada e pequena da vida. Eu queria contribuir com minha prece, com minha solidariedade, com minha presença amiga e fraterna a quem sofre de qualquer maneira em busca de sentido para sua vida.

Quando eu precisei aprender a andar, mamãe me pegava no colo, depois me segurou pelas mãos. Eu ia engatilhando, dando os primeiros passos e depois caindo e levantando eu aprendi a andar. Eu ando hoje com minhas próprias pernas para todo lado. Mas, no caminho da vida eu estou aprendendo a andar todos os dias. As vezes por orgulho de não saber pedi ajuda eu caio e me machuco. Muitas vezes, também não sei a quem pedi ajuda, porque as pessoas andam muito ocupadas com sua própria vida. Mas, uma convicção eu tenho, o ser humano sempre vai precisar um do outro. Então, eu quero ser uma mão estendida para ajudar,aliviar, confortar , consolar, direcionar e apontar a direção. Eu não queria que minhas mãos fossem usadas para bater, ferir, machucar, acusar, apontar o dedo, ou ainda fechada e indiferente para o dor e sofrimento de ninguém. Eu quero também estender minhas para pedi ajudar, consolo, direção, paciência e presença fraterna e amiga para que eu possa continuar a caminhar pelas estradas da vida.

Mesmo que eu não entenda e nem compreenda a sua dor, eu queria ser uma presença amiga naquilo que te faz sofrer.Eu não tenho respostas e nem soluções para muitas realidades, mas eu queria ser presença onde mais existe ausência de respostas e soluções. A presença pode não ser a resposta que voce precise, mas o consolo que voce necessite. 


Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário