terça-feira, 13 de maio de 2014

COMO SERVIR A MARIA

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus. (Atos dos Apóstolos 1, 14)
Escutamos muito a expressão “esperar no Senhor”, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que é só entregar tudo a Deus e pronto? Não! A espera em Deus não é morna, preguiçosa, paradona, não significa simplesmente esperar que Deus faça tudo, pelo contrário: a espera em Deus é ativa, exige de nós um grande movimento de oração e conversão.
Muitos pensam que uma vida entregue a Deus isenta o sujeito da tomada de decisão, mas é exatamente o contrário: assumir a vontade de Deus exige de nós uma decisão. Até para esperar em Deus, precisamos decidir esperar. Desta decisão, virão ainda muitas outras, como, por exemplo, decidir que esta espera não irá interferir no meu serviço, na minha caminhada, mas será para mim motivo de conversão, de mais intimidade com Deus.
Para que nossa espera seja fecunda, precisamos entregar a Deus nossa situação, permanecermos em oração e, pacientemente, seguirmos em frente. A oração aguça nossos ouvidos para a voz a Deus e nos deixa atentos para percebermos Deus falando conosco também no nosso dia a dia. Vale lembrar que muitas vezes não vamos entender imediatamente o que Deus nos fala, o discernimento nem sempre é um processo rápido.
As Sagradas Escrituras nos mostram que Maria nem sempre compreendia tudo. Quando ela e José reencontraram Jesus no templo, Ele falou falou-lhes algumas palavras “mas eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer” (Lc 2, 50), em seguida lemos “sua mãe conservava no coração todas essas coisas”. É assim que Maria bem nos ensina a acolher mesmo sem entender, a escutar e meditarmos sobre aquilo que Deus nos fala, ou seja, nos ensina a esperar em Deus.
Então, tenhamos paciência, irmãos. Já dizia Santa Teresa de Jesus que esta virtude tudo alcança. Esperemos na confiança de Deus sempre quer o melhor para nós, algo que ultrapassa nossa ideia daquilo que seria o melhor. Tenhamos a certeza de que, esperando em Deus, tudo quanto nos acontecer, mesmo que não seja o que gostaríamos, será para que ganhemos o maior de todos os bens: a salvação eterna.
Andréa Veras
Comunidade Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário