quarta-feira, 11 de junho de 2014

A GRAÇA DE PENTECOSTES



O "batismo no Espírito Santo" é experiência concreta da "graça de Pentecostes" na qual a ação do Espírito Santo torna-se realidade experimentada na vida do indivíduo e da comunidade de fé.
A experiência do "batismo no Espírito Santo" é a "percepção" incontestável e às vezes avassaladora da amorosa proximidade de Deus proclamada na mensagem da Igreja e encontrada no ato individual de fé. 
É um limiar de vida espiritual que atravessamos, trazendo confiança no Pai e o desejo de estar aberto ao ensinamento do Espírito Santo.
Aprofunda constantemente nossa fé, desse modo confirmando nosso conhecimento de "realidades que não se vêem" (Hb 11,1) e tornando possível a percepção da presença efetiva de Deus.
Essa percepção experiencial revela Deus em Seu cuidado amoroso e paternal. Essa revelação de Deus atrai, abre novas categorias de pensamento, revela novos propósitos e desejos, esclarece a importância da Vontade divina, bem como da pecaminosidade humana e da necessidade de arrependimento.
Essa experiência assemelha-se à de S. João da Cruz, quando ele afirma:
"Não chegará à perfeita compreensão disso, penso eu, quem não o houver experimentado.
Só a alma que o experimenta, vendo que lhe fica por entender aquilo que tão altamente sente, chama-lhe 'um não sei o quê'.
E, se o não compreende, muito menos o sabe dizer, embora, como explicamos, bem o saiba sentir".
Com freqüência acompanhada do dom das línguas ("glossolalia") (cf. 1Cor 14), essa experiência é, às vezes, também acompanhada de lágrimas.
É experiência que não exclui as emoções humanas na descoberta da bondade e da misericórdia divinas.
É experiência espiritual de sede, que encontra satisfação na única fonte interior verdadeira, um rio imenso que jorra pacificamente no qual podemos submergir (cf. Jo 7,37s).
Para muitos participantes da Renovação, esses e outros efeitos empíricos do dom do Espírito Santo podem ser especificamente datados.
Ligam-se a um acontecimento experimentado como intervenção intelectual e emocionalmente localizada.
O "derramamento do Espírito Santo", é introdução decisiva a uma renovada percepção e a um novo entendimento da presença e da ação de Deus na vida pessoal e no mundo.
É, em suma, a redescoberta experiencial, na fé, de que Jesus é Senhor pelo poder do Espírito para a glória do Pai.
Enraizado na graça batismal, o "batismo no Espírito" é essencialmente a experiência da renovada comunhão com as Pessoas divinas.
É abertura e manifestação da vida trinitária nos que foram batizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário