quinta-feira, 5 de julho de 2012

DEUS É NOSSO REFUGIO NA PROVAÇÃO


A palavra que irá nos guiar nesta manhã está no evangelho de São João: “Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”. (Jo 16, 32-33).
Deus não nos deixa enganados, no mundo teremos aflições, tribulações, mas é preciso ter coragem, pois Ele venceu o mundo. Enquanto caminharmos nesta terra, iremos caminhar com provações, isto é real, e Jesus deixa claro que para que permaneçamos fiéis, até o fim. A primeira coisa que precisamos entender é que não estamos sozinhos, Cristo passou pela solidão, dor, calvário, mas ficou firme, unido ao Senhor, Jesus tinha certeza que o Pai estava com Ele.
Diga: Deus está comigo! Em todos os momentos, nas aflições, sofrimentos, Ele não me deixa só.
Amados, Cristo nos ensinou que não estamos sozinhos, e esta certeza precisa fazer parte da nossa vida, pois se alimentarmos está esperança – o Pai está comigo, venceremos as aflições, e jamais iremos abandoná-lo os projetos de Deus para nossa vida. Na tribulação temos o Deus justo, soberano, poderoso, ao nosso lado, Ele mesmo nos restaura, alimenta, cuida de nós, e jamais nos abandona. Nunca estaremos sozinhos, Ele sempre estará conosco. 
“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28, 20) Esta é a certeza de nossa fé! Se olharmos para a vida de Jó, encontramos um grande exemplo daquele que foi provado ao extremo, foi levado ao auge do desespero, da dor, mas confiou em Deus inteiramente. 
Posso testemunhar que o meu relacionamento com Deus é feito na maioria das vezes pelo silêncio de Deus, mas isso não me faz desistir, pois tenho fé que o Senhor está comigo. Além das minhas sensibilidades, emoções, está a fé na presença, na companhia de Jesus em minha vida. Irmãos, não abandone a Deus na ausência dos sentimentos. 
Digo a você mãe que tem um filho nas drogas, ou em outro sofrimento, tenha fé, não desista, saiba que o Senhor tem visto cada uma de suas lágrimas, recorde-se de Santa Mônica, ela não desistiu do seu filho, e teve fé que o Senhor poderia mudar aquela situação de pecado no qual, Santo Agostinho estava inserido. 
Como vimos no livro Fortes na Tribulação, padre Fabrício nos ensina que a paz que o Senhor nos dar é silenciosa, e consequência da fé. Então não desista, assuma o seu sofrimento como caminho de santificação, nos não somos masoquistas, não gostamos de sofrer, mas precisamos ser fortes, para viver cada dor, na certeza que pela cruz, alcançaremos, no céu o alívio no Senhor. Cada vez será mais difícil ser cristão, podemos ver a crescente do materialismo, consumismo, relativismo, imoralidades, quer seja nas novelas, nas músicas, nos relacionamentos, na política, nas leis, enfim, o inimigo sabe que lhe falta pouco tempo. 
Então meu irmão enquanto cresce o afastamento de Deus, nós precisamos ficar firmes, como afirmou o beato João Paulo II este milênio é o tempo dos mártires. Você sabia que nunca houve tantos mártires na história da Igreja como agora? E o que dar força a estes homens, a não ser a certeza na presença de Deus. Não tenha medo, Ele nos sustentara te sustentar caso permaneça com o Senhor até o fim. A palavra de Deus nos fala que Ele nos dará a coroa, após vencermos São Paulo nos ensina que: "Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou. Tenho certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potências, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus, que está no Cristo Jesus, nosso Senhor". (Rm 8, 37-39) 
Irmãos não podemos fugir, esconder dos problemas, quem vive assim não consegue vencer as tribulações, encontramos um relato assim no livre de Gêneses: “Quando ouviram o ruído do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, o homem e a mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim”. (Gn 3,8)
Quem se esconde jamais consegue ver a luz, o esconderijo é o lugar do imaturo na fé, o Senhor queria ser amigo de Adão e Eva, mas eles preferiram se esconder do Senhor, e ficaram privados de ver a luz, a esperança. O esconderijo é sempre um risco, quem assim vive corre o risco de viver uma vida de depressão, vazia, sem sentido. 
Adão e Eva se esconderam, mas nossa missão tem que ser a outra, ou seja, buscar o refúgio no Senhor, principalmente nos momentos de escuridão, de prova. O refúgio é o lugar dos vencedores, dos fortes na tribulação. 
Vamos aprender com Jesus:
“Chegaram a uma propriedade chamada Getsêmani. Jesus disse aos discípulos: “Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir pavor e angústia. Jesus, então, lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai”! Jesus foi um pouco mais adiante, caiu por terra e orava para que aquela hora, se fosse possível, passasse dele. Ele dizia: “Abbá! Pai! tudo é possível para ti. Afasta de mim este cálice! Mas seja feito não o que eu quero, porém o que tu queres”. Quando voltou, encontrou os discípulos dormindo. Então disse a Pedro: “Simão, estás dormindo? Não foste capaz de ficar vigiando uma só hora? Vigiai e orai, para não cairdes em tentação! O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Jesus afastou-se outra vez e orou, repetindo as mesmas palavras. Voltou novamente e encontrou-os dormindo, pois seus olhos estavam pesados de sono. E eles não sabiam o que responder. Ao voltar pela terceira vez, ele lhes disse: “Ainda dormis e descansais? Basta! Chegou a hora! Vede, o Filho do Homem está sendo entregue às mãos dos pecadores. Levantai-vos! Vamos! Aquele que vai me entregar está chegando”. (Mc 14, 32-42) 
Jesus se escondeu? Não, Ele se refugiou no Senhor! É bonito perceber que nesta oração o Senhor cai por terra, e se prostra, buscando refúgio no Senhor, entregando tudo, sua confiança total no Pai, se colocando a inteira disposição para realizar não a sua vontade, mas a o Senhor. 
Então o que você escolhe: Esconderijo ou Refúgio? O esconderijo é o lugar daqueles que desistem dos fracos, já o refúgio é o local dos fortes, daqueles que sabem que sua segurança é o Senhor. São Máximo nos ensina que só configurando a vontade humana com a divina, e assim, oferecendo um sim a Deus, é que o homem será verdadeiramente livre. 
Meu irmão, somente no refúgio a Deus encontraremos nossa felicidade, pois há uma vontade de Deus para nós, e está precisa se torna cada vez mais a referência para nós, conforme afirma o papa Bento XVI, a terra se torna céu na medida que a vontade de Deus acontece. Ora, não nos resta outra coisa a não ser assumirmos que o Senhor está conosco, nosso lugar é o céu, e para isso, precisamos sem medo confiar que Ele está conosco, pois o Senhor é o nosso refúgio, e mesmo na dor, seremos fortalecidos. 
A vontade de Deus é capaz de realizar o céu aqui na terra. Se até agora você estava no esconderijo, saia, e entre no refúgio, pois com certeza você será forte na tribulação.
Coragem, Ele está conosco, até o fim! com Ele a tribulação
Padre Roger Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário